O dia 25 de maio foi instituído como o Dia do Orgulho Nerd e não é de hoje que nós, mulheres, somos constantemente oprimidas neste universo. Não importa se você é gamer ou fã de quadrinhos, em algum momento você será questionada sobre suas habilidades e conhecimentos. Pensando nisso, nós fizemos uma pequena lista de personagens femininas nerds e LGBTQ+, que através de suas histórias nos dão forças para continuar enfrentando esses vilões.
Willow Rosenberg (Alyson Hanningan) – “Buffy, a Caça-Vampiros”
Willow (Alyson Hanningan) é uma das principais personagens de “Buffy, a Caça-Vampiros” e é apresentada como uma tímida nerd interessada em tecnologia e computação. Ao passar dos episódios, Willow descobre que possui talentos para a magia e se torna uma grande bruxa capaz de realizar enormes feitos a pessoas a sua volta e até mesmo ao redor do mundo. Em 2007, o site AOL a nomeou uma das maiores bruxas da história da televisão, ficando atrás de Samantha Stephens (Elizabeth Montgomery), “A Feiticeira”.
Review | Legends of Tomorrow – Episódio 4.08
Por ser brilhante, Willow é aceita em Havard, Oxford e Yale, mas decide permanecer em Sunnydale para ajudar a amiga, Buffy (Sarah Michelle Gellar). Episódio a episódio, ela mergulha nos livros de feitiços e se torna uma das bruxas mais poderosas, inclusive, foi capaz de despertar diversas caçadoras de vampiros no fim da série.
Laura Hollis (Elise Bauman) – “Carmilla”
Dona de expressões como “Holy Hufflepuff!”, Laura Hollis (Elise Bauman), da websérie “Carmilla”, é uma grande fã de “Doctor Who”, que entre as maratonas de séries consegue se meter em confusões apocalípticas que deixam a namorada Carmilla (Natasha Negovanlis) realmente preocupada.
Filha de um pai super protetor, Laura é aluna da Universidade de Silas e que a partir do sumiço da colega de quarto, decide ir em busca de pistas para encontrá-la. Ela junta todo o conhecimento que adquiriu assistindo “Veronica Mars”, e dirige-se em achar algum rastro que a leve até o paradeiro de Betty (Grace Glowicki). Por fim, ela acaba encontrando deuses, vampiros, virgens sendo sacrificadas e o amor de sua vida, Carmilla.
Cosima Niehaus (Tatiana Maslany) – “Orphan Black”
Cosima Niehaus (Tatiana Maslany) é baseada na consultora de ciências da série “Orphan Black”, Cosima Herter. Além de compartilharem o mesmo nome, elas também possuem em comum o amor pela ciência. Apesar de amar o que faz, a doutoranda abandona o curso em Biologia Experimental Evolucionária do Desenvolvimento para ajudar as sestras.
Na Estante | Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas
Entre tapas e beijos com a Dra. Delphine Cormier (Evelyne Brochu) e as experiências no laboratório, Cosima sempre arruma um tempo para jogar RPG com seu amigo Scott (Josh Vokey). Além disso, ela passa a maior parte do tempo em um laboratório super secreto embaixo de uma loja de HQs, tudo isto para encontrar a cura para a doença que afeta a ela e aos demais clones. Mas que no fim, deixa de ser um problema, porque finalmente ela termina seu dever de casa e encontra uma maneira de salvar as Ledas e a si mesma.
Lauren Lewis (Zoie Palmer) – “Lost Girl”
Temos aqui outra cientista que dedicou sua vida a ciência. Ao invés de clones, Dra. Lauren Lewis (Zoie Palmer) estuda a biologia dos Faes, seres sobrenaturais que existem secretamente no mundo dos homens. E é devido aos conhecimentos sobre tais seres, que ela encontra Bo Dennis (Anna Silk). Desde então, Lauren ajuda Bo a compreender melhor sua natureza através de estudos práticos que envolvem flertes e beijos.
Nomi Marks (Jamie Clayton) – “Sense8”
Nomi Marks (Jaime Clayton) é uma ativista política e hacker que dedica sua vida a lutar contra aqueles que negam e inviabilizam sua existência. Integrante do cluster mais topper deste planetinha, ela utiliza as habilidades como hacker para ajudar os sensates a completar os planos para fugir dos Whispers (Terrence Mann). Além dos talentos para computação, Nomi também tem discursos que nos emocionam. Como esquecer quando ela disse ao Lito (Miguel Ángel Silvestre) a frase: “A verdadeira violência, a violência que percebi que era imperdoável, é a violência que cometemos contra nós mesmos, quando temos medo de ser quem realmente somos.”
Pro Mundo (Out!) | Ana e Vitoria é o espelho dos relacionamentos atuais
Além das personagens acima, existem outras nerds que amamos como Elena Alavarez (Isabella Gomez) de “One Day at a Time”, Root (Amy Acker) de “Person of Interest”, Waverly Earp (Dominique Provost-Chalkley) de “Wynonna Earp”, Amy (Rita Volk) de “Faking It”… Ah! Contem aí com qual ou quais personagens vocês se identificam. Eu sou algo entre Laura Hollis e Elena Avarez, e vocês?