Hoje listaremos oito peças teatrais entre farsas, comédias, dramas e musicais com personagens LGBTQIA+ que vocês precisam assistir. Afinal, quem não gosta de ir ao teatro e ver o rumo de novas histórias ao vivo e a cores?
“A Mancha Roxa”
Com linguagem crua e direta, criada na década de 80, com uma temática muito atual. “A Mancha Roxa” conta a história da AIDS dentro do sistema penitenciário Brasileiro e a indiferença do Estado com a saúde pública de mulheres presas. A narrativa mostra seis mulheres encarceradas, cada uma com vivências diferentes, que se relacionam entre si e se descobrem com a “a mancha roxa” (representando um dos sintomas da AIDS).
Resenha | A construção de mim mesma: uma história de transição de gênero – uma autobiografia profunda e delicada
“Rent”
“Rent” é um musical que revolucionou a Broadway. Criado por Jonathan Larson, a produção retrata os anos 80 de Nova York e as dificuldades de amigos em sobreviver na parte periférica da cidade. Abordando questões que marcaram a época como desemprego, uso de drogas, homosexualidade, libertação sexual e a AIDS. Dentro da narrativa temos a excêntrica Maureen e Joanne como um casal e pode ter certeza que risadas não faltam nas cenas dessas duas. Válido destacar que a peça venceu o Tony Awards como Melhor Musical em 1996.
“A cor púrpura”
A história retrata os 40 anos de vida de Celie, uma mulher afro-americana sobrevivente do abuso e intolerância de seu pai. É uma saga familiar que mostrar uma mulher que, através do amor, encontra forças para triunfar e descobrir a sua voz no mundo, em busca do seu sonho de um dia reencontrar a sua irmã na África.
Existe um romance sáfico, entretanto, algumas versões antigas da peça e do próprio filme acabam não o retratando da forma que deveria, pois para a sociedade é um imenso tabu a história de duas mulheres negras que se amam. Ou seja, a invisibilidade da mulher negra e LGBTQIA+. Na versão que esteve em cartaz no ano passado em São Paulo e no Rio de Janeiro, é explorado mais esse amor que no livro é retratado.
“Viúva, porém honesta”
Peça teatral de Nelson Rodrigues, a produção é uma farsa, onde o tempo todo o espectador assiste um espetáculo que brinca com o tempo, com diversos flashbacks do passado.
Neste é contada a história do Dr. J.B. Albuquerque, diretor de um dos jornais mais influentes do país, que tenta convencer a sua filha viúva a deixar a viuvísse e voltar a viver como uma mulher desimpedida, por ter apenas 15 anos de idade. Uma narrativa com falas e reviravoltas extremamente cômicas, até porque descobrimos uma verdade sobre o falecido e que a viuvinha tinha um caso com sua melhor amiga.
LesB Indica | Coisas de Garotas – longa-metragem sobre incertezas, decepções e amizade
“Prom”
“Prom” é uma peça da Broadway inspirado em uma história real, contando a trama de uma jovem que foi impedida de participar do baile de formatura da escola, porque queria levar sua namorada como acompanhante. Uma produção com diversas reviravoltas e que retrata o ensino médio estadunidense e o preconceito da cidade pequena.
“L O Musical”
Este musical esteve em cartaz no Brasil no ano de 2015, foi dirigido e escrito por Sérgio Maggio e protagonizado por mulheres negras. A peça celebra o amor entre mulheres ao som de vozes femininas da MPB. Com grandes canções que embalam o romance entre mulheres, a história retrata pautas como a liberdade, o desejo, os afetos e a identidade humana, criando uma reflexão sobre as delícias e conflitos do amor sáfico.
“Cinco Julias”
Peça criada por Matheus Souza, inspirada em um livro e que entrou em cartaz no ano de 2016, a narrativa retrata as vivências de cinco mulheres com o mesmo nome, Júlia. Ao longo da produção, essas mulheres tentam fugir dos seus segredos após hackers invadirem as principais redes sociais do mundo. Em meio à fuga das “Cinco Júlias”, duas delas acabam se apaixonando perdidamente e ligando suas histórias em uma única.
Pro Mundo (Out!) | Poussey Washington – uma história para sempre recordar
E aí, gostaram das sugestões? Garanto que pelo menos uma peça chamará sua atenção.