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Sete peças teatrais com personagens femininas LGBTQIA+ que você precisa conhecer

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Hoje listaremos oito peças teatrais entre farsas, comédias, dramas e musicais com personagens LGBTQIA+ que vocês precisam assistir. Afinal, quem não gosta de ir ao teatro e ver o rumo de novas histórias ao vivo e a cores?

“A Mancha Roxa”

Com linguagem crua e direta, criada na década de 80, com uma temática muito atual. “A Mancha Roxa” conta a história da AIDS dentro do sistema penitenciário Brasileiro e a indiferença do Estado com a saúde pública de mulheres presas. A narrativa mostra seis mulheres encarceradas, cada uma com vivências diferentes, que se relacionam entre si e se descobrem com a “a mancha roxa” (representando um dos sintomas da AIDS).

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“Rent”

“Rent” é um musical que revolucionou a Broadway. Criado por Jonathan Larson, a produção retrata os anos 80 de Nova York e as dificuldades de amigos em sobreviver na parte periférica da cidade. Abordando questões que marcaram a época como desemprego, uso de drogas, homosexualidade, libertação sexual e a AIDS. Dentro da narrativa temos a excêntrica Maureen e Joanne como um casal e pode ter certeza que risadas não faltam nas cenas dessas duas. Válido destacar que a peça venceu o Tony Awards como Melhor Musical em 1996.

“A cor púrpura”

A história retrata os 40 anos de vida de Celie, uma mulher afro-americana sobrevivente do abuso e intolerância de seu pai. É uma saga familiar que mostrar uma mulher que, através do amor, encontra forças para triunfar e descobrir a sua voz no mundo, em busca do seu sonho de um dia reencontrar a sua irmã na África. 

Existe um romance sáfico, entretanto, algumas versões antigas da peça e do próprio filme acabam não o retratando da forma que deveria, pois para a sociedade é um imenso tabu a história de duas mulheres negras que se amam. Ou seja, a invisibilidade da mulher negra e LGBTQIA+. Na versão que esteve em cartaz no ano passado em São Paulo e no Rio de Janeiro, é explorado mais esse amor que no livro é retratado.

“Viúva, porém honesta”

Peça teatral de Nelson Rodrigues, a produção é uma farsa, onde o tempo todo o espectador assiste um espetáculo que brinca com o tempo, com diversos flashbacks do passado. 

Neste é contada a história do Dr. J.B. Albuquerque, diretor de um dos jornais mais influentes do país, que tenta convencer a sua filha viúva a deixar a viuvísse e voltar a viver como uma mulher desimpedida, por ter apenas 15 anos de idade. Uma narrativa com falas e reviravoltas extremamente cômicas, até porque descobrimos uma verdade sobre o falecido e que a viuvinha tinha um caso com sua melhor amiga.

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“Prom”

“Prom” é uma peça da Broadway inspirado em uma história real, contando a trama de uma jovem que foi impedida de participar do baile de formatura da escola, porque queria levar sua namorada como acompanhante. Uma produção com diversas reviravoltas e que retrata o ensino médio estadunidense e o preconceito da cidade pequena. 

“L O Musical”

Este musical esteve em cartaz no Brasil no ano de 2015, foi dirigido e escrito por Sérgio Maggio e protagonizado por mulheres negras. A peça celebra o amor entre mulheres ao som de vozes femininas da MPB. Com grandes canções que embalam o romance entre mulheres, a história retrata pautas como a liberdade, o desejo, os afetos e a identidade humana, criando uma reflexão sobre as delícias e conflitos do amor sáfico. 

“Cinco Julias”

Peça criada por Matheus Souza, inspirada em um livro e que entrou em cartaz no ano de 2016, a narrativa retrata as vivências de cinco mulheres com o mesmo nome, Júlia. Ao longo da produção, essas mulheres tentam fugir dos seus segredos após hackers invadirem as principais redes sociais do mundo. Em meio à fuga das “Cinco Júlias”, duas delas acabam se apaixonando perdidamente e ligando suas histórias em uma única.

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E aí, gostaram das sugestões? Garanto que pelo menos uma peça chamará sua atenção.

Viviane Marques é paulistana, formada em marketing e amante da arte. Atualmente estuda teatro para formação e é bailarina por paixão. Vive em constante desconstrução e escrever é uma forma de sobreviver ao dia a dia e as constantes mudanças no mundo.

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Cinema

Crítica | Brenda Lee e o Palácio das Princesas – um musical bibliográfico que vale a pena

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“Brenda Lee e o Palácio das Princesas” é um musical bibliográfico que conta a história da ativista transgênero, Brenda Lee. O filme é uma peça teatral, que foi adaptada para o audiovisual, e carrega muito das duas linguagens, mesmo com muitos diálogos a narrativa, não fica cansativo, já que intercala com músicas cantadas pelas próprias atrizes.

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O longa é gravado em uma espécie de galpão, que é dividido em cenários pequenos e com poucos objetos cenográficos, brincando com a imaginação dos espectadores. O cenário onde acontecem a maioria dos momentos musicais do filme, por exemplo, é feito com uma cortina de franjas que reflete a cor das luzes que estão sendo usadas na cena e isso faz a magia dessas cenas acontecer. 

Sobre a fotografia, é interessante perceber que vemos câmera fixa nos momentos de entrevista com a Brenda Lee, remetendo a linguagem documental, já em outros, temos a câmera bem solta acompanhando o andar das personagens, principalmente nas cenas musicais. As músicas de “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” são um espetáculo à parte, sendo muito bem interpretadas pelas atrizes e com boas composições que compõem a narrativa. 

O longa tem três diretores diferentes, Zé Henrique de Paula, como diretor geral da obra; Laerte Késsimos, como direção audiovisual; e Fernanda Maia, como direção musical. Possuir três diretores em uma mesma obra, mesmo que em áreas diferentes, é um grande desafio, mas os três trabalharam bem juntos e conseguiram imprimir todas as linguagens que se propuseram a usar.

Brenda Lee foi uma figura real e muito importante durante a pandemia de HIV/Aids aqui no Brasil, inaugurando o Palácio das Princesas, a primeira casa de acolhimento para pessoas soro positivo na década de 80. Esse filme é uma grande homenagem a sua história e luta.

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Cinema

Crítica | Morte Morte Morte – terror e comédia em uma narrativa cativante e desafiadora

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“Morte Morte Morte” (“Bodies Bodies Bodies”) é um filme que mescla os gêneros de terror e comédia, provocando tensão nos espectadores e risadas genuínas. Após um período afastada de seus amigos, Sophie (Amandla Stenberg) decide que ir à festa que estão organizando durante um furacão é uma boa oportunidade para se reaproximar e entender como está sua relação com a própria família. Quando a noite cai e o tédio começa a aparecer, Sophie propõe que joguem um jogo chamado Bodies Bodies Bodies.

Dirigido pela cineasta holandesa Halina Reijn, também responsável por “Instinto” (2019), e produzido pela A24, conhecida por filmes como “Pearl” e “Midsommar” o filme conta com as atrizes Amandla Stenberg e Maria Bakalova, interpretando Bee, namorada de Sophie. Além disso, o comediante Pete Davison também participa, interpretando David, um dos amigos de Sophie.

O roteiro segue uma narrativa cíclica, acompanhando a dinâmica do jogo Bodies Bodies Bodies, no qual os personagens encontram um corpo, gritam e começam a discutir sobre quem é o assassino. Utilizando áudios do TikTok e algumas discussões triviais, mas que são extremamente importantes para os personagens, o roteiro satiriza a geração Z, trazendo o tom cômico do filme. É um roteiro simples, mas eficaz.

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Com uma fotografia intrigante que utiliza lanternas, celulares e pulseiras neon como métodos de iluminação, o filme se torna ainda mais misterioso, deixando boa parte do que é visto na tela em completa escuridão. Para além da iluminação, uma cena que chamou bastante a atenção é aquela que ocorre dentro do carro, em que a câmera fica fixa no meio dos personagens e gira para mostrar a reação de cada um diante dos acontecimentos.

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Em “Morte Morte Morte”, Sophie é lésbica. No entanto, esse não é o ponto central da personagem. Ela é lésbica, está ciente disso, tem uma namorada e se sente confortável com sua identidade. A trama de Sophie e seus problemas não têm relação direta com sua sexualidade, e é muito interessante assistir a narrativas com jovens adultas sáficas em que o foco principal da trama não seja sua autodescoberta. São narrativas que mostram que temos uma vida para além de nossa sexualidade ou identidade de gênero.

O filme está disponível na plataforma de streaming da HBO Max.

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Cinema

Crítica | Crush: Amor Colorido – uma comédia romântica que aquece o coração

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“Crush: Amor Colorido” é um filme de comédia romântica adolescente com gostinho de sessão da tarde. Nele acompanhamos Paige (Rowan Blanchard), uma adolescente lésbica que está tentando entrar para uma faculdade de artes. Entre amizades, desenhos e um crush enorme na garota popular da escola, Paige é obrigada a entrar para o time de atletismo e procurar quem é o artista cheio de trocadilhos que está pintando murais pela escola e pendurando suas artes por aí. Durante essa procura, Paige não só vai encontrar o amor, mas também uma nova forma de se expressar através da arte.

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Dirigido por Sammi Cohen e estrelado por Rowan Blanchard, Auli’i Carvalho e Isabella Ferreira, a obra está cheia de clichês da adolescência que a maioria de nós vivemos, as paixões platônicas, a falta de habilidade nos flertes e muitos gay panics. O filme foi lançado em 2022 pelo streaming Hulu e aqui no Brasil está disponível no Star+

“Crush: Amor Colorido” é um filme levinho, que acontece em um mundo utópico onde não existe homofobia e nenhum tipo de preconceito. A relação da Paige com os amigos e a mãe é cheia de amor e apoio, tanto que durante a produção, o melhor amigo dela apoia que ela converse com a paixão platônica dela e até a ajuda a dar o primeiro beijo. É lindo ver que Paige tem todo o apoio e afeto vindos da mãe. A relação das duas durante a trama é bem construída e gera muitas cenas cômicas com a mãe da Paige sendo a favor de que a filha tenha uma vida sexual ativa e protegida.

Tecnicamente, o filme não tem inovações, mas sendo uma produção direcionada ao público adolescente, não é isso que estamos procurando ao escolher assisti-lo. Com uma narrativa que conversa muito com desenhos, grafites e expressões artísticas, a direção soube dosar os momentos onde essas intervenções entrariam. 

Algumas das cenas que merecem sua atenção são as de passagem de tempo, que mesmo reciclando o que já foi feito antes, tem um Q de diferente. E principalmente, a cena de investigação na primeira festa, que tem uma montagem incrível que dá um ritmo diferente ao filme e flui junto com a narrativa.

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“Crush: Amor Colorido” é leve e dá para assistir quando estiver triste, feliz, quiser companhia para o almoço ou quiser assistir a uma comédia romântica fofinha. Um filme que, após os créditos, vai deixar você com o coração quentinho.

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Bombando