Resenha | Antes que você diga sim – um clichê para aquecer o coração

Ficha Técnica
Livro: Antes que você diga sim
Autora: Clare Lidon
Editora: Bookmarks
Número de páginas: 283
Ano de Lançamento: 2020


Logo que li a sinopse de “Antes que você diga sim”, não consegui não conectá-lo a Imagine Eu & Você. Isso devido ao fato de que, no livro de Clare Lindon, Abby Porter está preste a se casar com um homem que ela considera perfeito, mas seu mundo vira de cabeça para baixo quando conhece Jordan Cohen, sua dama de honra profissional, que foi contratada para ajudar Abby a resolver tudo em relação ao casamento.

Resenha | Amora – obra mostra como o amor entre mulheres está nos detalhes

É inevitável não relacionar as duas histórias, mas neste livro, diferente do filme, tudo se passa antes do casamento. Quando Abby está completamente sobrecarregada com todos os preparativos, e sua madrinha e melhor amiga não a está ajudando em nada, pois acaba de levar um fora de sua namorada, seu noivo Marcos então propõe a contratação de Jordan para ajudar com os preparativos para a cerimônia, para que assim Abby possa relaxar um pouco. 

É muito interessante acompanhar como a relação entre Abby e Jordan vai se desenrolando ao longo de “Antes que você diga sim”, desde o início é possível perceber que Abby não está casando com Marcos porque está completamente apaixonada por ele, ou qualquer coisa do tipo, na verdade se trata mais de algo que ela precisa fazer. Abby já tem 36 anos, ela quer ter filhos e um família, e Marcos parece ser o par ideal, um homem com quem ela se sente confortável e segura, de boa família e quem poderá lhe proporcionar segurança financeira.

As Five – série brasileira que merece toda sua atenção

Então, desde o início de “Antes que você diga sim“, parece que Abby trata o casamento mais como um negócio que ela precisa fazer, mas, após conhecer Jordan, as coisas vão ficando cada vez mais confusas para a noiva, elas passam bastante tempo juntas para se conhecer, o que é necessário para que possam criar uma história falsa que justifique uma completa estranha como sua madrinha de casamento. Mas esses encontros e essas conversas mostram o quanto Abby não tem certeza em relação ao seu casamento, e quanto mais se conhecem e mais próximas se tornam, mais a presença de Jordan na vida da noiva traz à tona suas insatisfações em sua relação com o noivo. 

Preciso dizer que Jordan é incrível, impossível não se apaixonar pela personagem, parece uma daquelas mulheres que tem tudo sob controle, capaz de resolver todos os seus problemas em algumas horas, também é charmosa e gentil. O que torna muito compreensível que Abby assim que pôs os olhos na mulher não queria saber de outras coisa, mas brincadeiras à parte, por mais que seja evidente qual o problema da trama, ao longo de “Antes que você diga sim” senti que a autora não nos conduziria para um grande clímax.

LesB Indica | Lírios D’Água – narrativa explora a construção da imagem do adolescente

Isso porque a narrativa vai deixando evidente o interesse das partes, e por mais que as personagens tentem se segurar e não se envolver, cada novo capítulo mostrava o quanto a noiva estava cada vez menos interessada em prosseguir com seu casamento, e mais apaixonada por sua madrinha contratada. Portanto, não havia uma grande dúvida sobre com quem ela ficaria no fim, e quando o momento finalmente chegou, não havia um grande clímax formado, não havia espaço para uma grande revelação de quem era o par escolhido. 

Ainda assim, “Antes que você diga sim” é um clichê que precisa ser lido, é envolvente e encantador, com um ritmo rápido que nos faz querer devorar a história em uma lida só, e com um final que nos deixa com  sensação de aconchego.

Pollyelly Beatriz Florêncio

É estudante de Direito, a doida das séries policiais e de serial killers. Apaixonada por ficção cientifica e tudo relacionado ao espaço. Uma geminiana viciada em conversas regadas a vinho.

Deixe uma resposta