Sabemos que na internet, com o crescimento das plataformas de streaming e outros serviços, somos a todo tempo bombardeados com diversos conteúdos audiovisuais. Por vezes podendo ficar perdidos com tamanha variedade. Pensando nisso, a matéria de hoje traz cinco dicas de curtas-metragens com protagonismo feminino LGBTQIA+ que você precisa assistir. Confira abaixo produções que podem ser acessadas de forma gratuita na plataforma do YouTube.
Resenha | Enquanto eu não te encontro – uma narrativa marcada pela cor-local
DUBLE
O curta-metragem brasileiro, dirigido por Fernanda Reis, tem como protagonistas Alessandra (Aterna Pessoa) e Paula (Naiany Agarb), duas mulheres que trabalham para um aplicativo de serviços de dublês, que tem como objetivo oferecer funcionários que vão à encontros como substitutos dos contratantes. Ambas foram chamadas a representar um casal que estava passando por um divórcio conturbado. Enquanto isso, as dublês também passam por momentos difíceis devido a um relacionamento que tiveram. A produção tem um roteiro interessante e criativo, e pode ser conferida no canal Amena.
Felícia 2
A obra é a segunda parte de uma produção lançada há dois anos, que acompanha Felícia (Marina Pizatto), uma advogada que antes vivia em um relacionamento hétero e com uma rotina de muito foco no trabalho. Uns anos atrás se envolveu pela primeira vez com uma mulher, Marina (Bruna Kirsten), que mostrou um mundo para além do que vivia anteriormente. O relacionamento delas não durou muito, mas foi suficiente para consolidar uma união bacana e saudável entre as duas. Agora, nessa nova fase, ela se encontra com Sandra (Janaína Barbosa), também advogada. Quando iniciam a relação, a protagonista se questiona quais são seus objetivos de vida e o que realmente importa para ela. O desenrolar dessa trama encantadora você confere no canal Suprema Filmes.
MARCH
Com a mesma diretora da websérie “ANNE+”, Valéria Bisscheroux, a obra foi feita em 48 horas e exibido no Pink Film Days 2018. O curta-metragem holandês conta a história de Flo (Eline van Gils) e Daan (Myrthe Huber), que estão em um relacionamento e iniciam um questionamento: e se você não pudesse mais sair de casa? O contexto do curta lembra isolamento social, assim como nesta realidade pandêmica, mesmo sendo lançado em 2018. O filme explora cenas bastante detalhadas e intimistas, de forma romântica e rápida, evidencia a rotina de ambas e o desejo de ter uma próxima da outra. Você pode encontrar a produção, de forma gratuita, no canal ANNE+.
Pose e seu legado para as produções LGBTQIA+
TAMAGOTCHI
O curta-metragem traz Laura (Íris Faria) como protagonista, uma jovem que, em meio a uma ansiedade provocada pelas redes sociais, resolve abandonar o ambiente virtual e se dedicar a olhar para seu entorno de forma mais proveitosa, enxergar as coisas simples da vida. Neste momento de detox das redes, conhece Agatha (Ana Girardello), e a conexão com o real que tanto queria, acontece, contudo, ocorre algo que atrapalha este momento mágico. O curta tem um enredo interessante e vale a pena conferir, além de retratar um assunto relevante, a ansiedade e seus efeitos. A obra, também dirigido por Fernanda Reis, está disponível no canal Amena e você pode assistir o desfecho dessa história por lá.
Cordão
A mais recente produção da Suprema Filmes conta a história de Carla (Ana Paula Assmann) e Letícia (Talyta da Rosa), que se conheceram pela Internet e desenvolveram uma relação de muito carinho. Carla está grávida e escondeu esse fato durante meses da companheira. A trama traz um questionamento aos espectadores: será que tudo pode mudar quando Letícia descobrir a verdade? Para saber a resposta dessa trama, é só conferir o curta-metragem no canal da produtora.
Pro Mundo (Out!) | Celia St. James uma mulher à frente do seu tempo
E vocês, já assistiram algum desses curtas? Conta para gente! 😉