O painel da Marvel no Hall H da San Diego Comic Con deste ano foi repleto de novidades para os fãs da produtora. Tivemos anúncio de novas séries como “Wanda Vision” e “Loki” e novos filmes como “Eternals“, “Blade” e “Thor: Love and Thunder” que irá contar com o retorno da atriz Natalie Portman ao UCM, não somente no papel já conhecido de Jane Foster, mas como a Poderosa Thor. Sim! Isso vai mesmo acontecer. Então aqui vão algumas informações que você precisa saber sobre a personagem.

Antes de falarmos sobre como a Jane Foster conseguiu assumir o manto de Thor, vamos falar sobre como o o antigo Thor se tornou indigno de empunhar o Mjolnir. Esse evento aconteceu na minissérie “The Unworthy Thor“, lançada em 2014. Essa história trazia Nick Fury, agora com os poderes de Vigia que, durante uma batalha contra o antigo Thor, sussurrou em seu ouvido que o vilão Gorr, que acreditava que os deuses são criaturas egoístas que só se importam consigo mesmas, estava certo fazendo com que o filho de Odin passasse a duvidar do papel dos deuses para com a humanidade e de si mesmo, tornando-se indigno de levantar o martelo.
O Mjolnir permaneceu abandonado na lua após a batalha, e de lá procurou telepaticamente por sua nova dona, Jane Foster, considerada digna devido ao seu altruísmo e a sua dedicação em salvar vidas como médica. Quando ela finalmente cedeu ao chamado, pediu para que Heimdall a levasse até o local e, ao chegar lá e pegar o martelo, Jane absorveu os poderes de Thor.
/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/64787496/jf19.0.jpg?w=740&ssl=1)
Mesmo lutando contra um câncer terminal, Jane foi uma deusa do trovão tão poderosa quanto Odinson, até mesmo mais do que ele, já que conseguia se conectar e libertar a entidade que vivia dentro do martelo, a Mãe dos Trovões e empunhou o Mjolnir melhor até mesmo do que o seu antigo dono. Jane lutou contra fortes oponentes em seu tempo como Thor, entre eles o próprio Odin, Loki e vilões como Malekith e os Gigantes de Gelo.
Porém, por conta de sua doença, toda vez que ela usava o poder do trovão, todo o progresso de sua quimioterapia era completamente deletado já que a transformação mágica removia todas as toxinas de seu corpo com isso eliminando todo o medicamento. Quanto mais Jane se transformava mais o seu câncer crescia, chegando a atingir o estágio quatro.
/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/64793314/Screen_Shot_2019_07_22_at_10.01.16_AM.0.png?w=740&ssl=1)
A chegada de Jane Foster em Asgard coincidiu também com um momento complicado para o reino, já que o elfo negro Malekith estava organizando seus exércitos para um ataque fulminante aos Dez Reinos eclodindo assim a Guerra dos Reinos.
Jane foi muito criticada quando assumiu o poder de Thor, sendo chamada de farsante por quase todos, mas isso nunca a impediu de lutar, e, se transformando pela última vez, a Poderosa Thor conseguiu derrotar as forças do mal, mas acabou morrendo logo após a batalha nos braços de Odinson.

Ao morrer, Odinson a levou até Valhalla para que junto de Odin pudesse revive-la, contudo ao final da Guerra dos Reinos, todas as Valquírias foram assassinadas e nenhum morto poderia mais ser levado a Valhalla. Porém o espírito de Brunnhilde e das Valquírias questionaram Jane se ela gostaria de uma uma segunda chance e, com isso, ela se tornou então uma nova Valquíria.
Como já era de se imaginar, quando a Marvel anunciou que a próxima pessoa a assumir o manto de Thor seria uma mulher, em 2014, alguns fãs do herói reclamaram e exigiram que as HQs retornassem a abordar o “verdadeiro Thor”. Contudo, os quadrinhos da Poderosa Thor tiveram um sucesso de venda ainda maior que as do Thor na época e foram publicados por cerca de quatro anos, se tornando um sucesso e até mesmo concorresse ao prêmio Eisner, o mais importante no universo dos quadrinhos.

Taika Waititi, que fez um trabalho incrível em “Thor: Ragnarok“, tem uma ótima personagem em mãos para poder trabalhar e uma atriz que poderá fazer jus a importância que a Poderosa Thor teve nas páginas coloridas da Marvel. Estamos ansiosas pelo resultado.