Ficha Técnica
Livro: Arlindo
Autora: Ilustralu (Luiza de Souza)
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 200
Ano de Lançamento: 2021
“Tudo que a gente tem é a gente, Lindo.
A gente não tá errado em existir!
A gente não devia viver com medo de gostar de ninguém, nem de ser a gente mesmo.”
“Arlindo” é um quadrinho, escrito por Luiza de Souza, mais conhecida na internet como Ilustralu. Lançada pela Editora Seguinte este ano, a HQ foi inicialmente publicada como webcomic semanal e alcançou inúmeros fãs que se apaixonaram pela simplicidade e delicadeza da história de Arlindo.
Review | A Roda do Tempo – Primeira Temporada
Ambientada no início dos anos 2000, em que Lan Houses, MSN e videolocadoras ainda eram uma realidade, conhecemos Arlindo, um adolescente cheio de sonhos que vive no interior do Rio Grande do Norte. Enquanto tenta encontrar seu lugar no mundo, ele aluga filmes todo sábado com as amigas, é apaixonado pela dupla Sandy e Junior (sucesso na época) e ainda ajuda sua mãe a fazer doces para vender.
Apesar de todo seu esforço, muita gente não aceita Arlindo do jeito que ele é. Fofocas na vizinha e até mesmo seu pai ser homofóbico, o faz a todo momento lutar para ser quem é e principalmente se entender como um garoto gay. Dessa forma, em cada conflito familiar ou traço feito por Luiza de Sousa, é possível perceber que Arlindo carrega consigo um sentimento muito comum por pessoas LGBTQIA+: o preço da perfeição para compensar algo.
Enquanto o adolescente luta contra seus próprios demônios, ainda existe duas personagens secundárias que foram muito bem exploradas na história: Lis e Mari. À medida que Arlindo desenvolve sentimentos pelo seu novo amigo de escola, ambas as personagens vivem suas próprias histórias, e esse desenvolvimento das duas e descobertas só tornam a narrativa ainda mais fabulosa. A autora soube guiar a narrativa de forma que todos os personagens, principais e secundários, tivessem espaço e relevância na trama.
Review | Motherland: Fort Salem – Segunda Temporada
Um ponto a destacar da HQ são as cores vibrantes que destacam perfeitamente a mensagem que a história quer passar: sobre amizade, amor, família e, principalmente, sobre não estar sozinho no mundo. Além disso, “Arlindo” apresenta personagens cativantes e uma trama encantadora sobre aceitação de si, mesmo em um ambiente hostil que não te deixa florescer.
Ademais, vale ressaltar que os traços e as expressões dos personagens são bem críveis e existe uma importância da música para a construção do cenário. As letras das músicas de Sandy e Júnior aparecem inúmeras vezes para demostrar os sentimentos de Arlindo, da mesma forma que canções de Pitty exprimem a emoção e envolvem o leitor quando se trata do relacionamento secundário entre Lis e Mari.
A verdade é que Luiza de Souza criou uma história melancólica e, ao mesmo tempo, deliciosa de se acompanhar. Na mesma proporção que você se apaixona pela história de Arlindo e Lis, você consegue sentir cada tristeza que, às vezes, acontece na vida dos dois. É triste perceber que Arlindo não consegue ser ele mesmo pelo medo da rejeição e mais doloroso ainda o fato dele não conseguir se afastar do que o faz sofrer, porque é seu pai, e não é o tipo de amor que simplesmente deixa de existir.
LesB Indica | Ligadas pelo Desejo – filme com mulheres LGBTQIA+ criminosas
“Arlindo” é uma HQ que apresenta uma história carregada de sentimento que te faz apaixonar por toda atmosfera criada e te faz ansiar por mais. É uma leitura para guardar no bolso e carregar consigo, pois ela sempre te fará lembrar que você não está sozinho, porque, assim como Arlindo tem sua tia Amanda (que é lésbica) como acalento, você encontrará alguém que vai te amar do jeitinho que você é.
Obs.: livro cedido pelo Grupo Companhia das Letras para resenha.
Se você deseja adquirir este livro, compre pelo nosso link da Amazon, pois assim você ajuda a manter o site no ar! Só clicar na imagem abaixo 😉