Ficha Técnica
Livro: Lumberjanes Volume 1: Cuidado com o Sagrado Gatinho
Roteiro: ND Stevenson e Grace Ellis
Desenhos: Gus Allen
Tradução: Érico Assis
Editora: Devir
Número de Páginas: 128
Ano de Lançamento: 2016
“Lumberjanes” surgiu de uma ideia da Boom! Studios de criar algo voltado para o público infanto-juvenil feminino, protagonizado por meninas e com mulheres por trás da produção. Com uma super equipe formada por ND Stevenson, Shannon Watters, Grace Ellis e Gus Allen, essas personagens tomaram vida e o que inicialmente era para ser uma HQ limitada, com apenas oito volumes, cresceu e ficou ativa por anos, encerrando seu ciclo em 2020, depois de 75 volumes e alguns especiais.
Cinco quadrinhos com personagens femininas LGBTQIA+
A história acompanha cinco amigas: Jo, April, Mal, Molly e Ripley durante o verão no acampamento da senhorita Qiunzela Thiskwin Penniquiqul Thistle Crumpet para meninas da pesada. Um acampamento longe de ser normal, onde as amigas acabam caindo em uma aventura sobrenatural com raposas com três olhos, cavernas secretas e muitos mistérios.
Neste primeiro volume, que é um compilado com as quatro primeiras edições do quadrinho, o foco é criar uma ambientação do acampamento e apresentar o grupo principal formado pelas cinco personagens. Somos jogados nessa aventura enquanto descobrimos um pouco mais sobre cada uma, suas principais características, personalidade e habilidades.
Regado com muita aventura e fantasia, “Lumberjanes” tem como ponto principal a amizade das cincos meninas da cabana Roanoke. Um dos grandes trunfos do quadrinho é apresentar essa união feminina, sabendo misturar com elementos que vão chamar a atenção de qualquer criança, mas que também tem um impacto forte para públicos de outras idades. É muito fácil se apegar as personagens já nas primeiras páginas da história, créditos para o roteiro, que consegue facilmente nos envolver e fazer com que a gente consiga se sentir tão próximo delas e dentro daquele universo criado no acampamento.
Um outro ponto positivo e que ajuda bastante nessa aproximação é que temos rostos e corpos distintos, cada uma muito diferente da outra, com criações, origens, comportamentos, modos de vestir diferentes. Isso também se aplica nas suas habilidades e inseguranças; cada membro da cabana Roanoke é parte fundamental para formar esse grupo, cada uma trazendo algo para acrescentar nas aventuras. Isso é apresentado de forma orgânica, em que cada habilidade é fundamental para seguir em frente: como a inteligência e pensamento lógico da Jo, a força física da April, o conhecimento histórico e de quebra-cabeças de Molly, os planos da Mal e a energia de Ripley.
Resenha | Arlindo – HQ é um acalento para a comunidade LGBTQIA+
Com poucas páginas, esse primeiro volume traz uma leitura rápida, leve e agradável, com uma trama simples, misturando aventura e humor afiado, funcionando para todas as idades, tanto adultos quanto crianças. Entretanto, é necessário lembrar que este é um quadrinho voltado para o público infanto-juvenil, e ele entrega isso de forma que, apesar do claro tom mais infantil da história, não traz algo bobo. “Lumberjanes” consegue tratar seu público alvo com dignidade, estimulando a criatividade e curiosidade, fazendo com que o leitor queira fazer parte daquela aventura desenhada em suas 128 páginas.
Um elemento apresentado na edição brasileira da HQ são as observações das mulheres citadas. Por muitos momentos, as personagens falam de grandes mulheres da história em exclamações, como “Pela nossa Joan Jett!”. E na edição brasileira existe um asteriscos em todos esses nomes com informações rápidas sobre aquela pessoa. Algo simples, mas que agrega muito valor para o quadrinho e aumenta a função de estimular a curiosidade de quem lê, que vai querer saber ainda mais sobre aquelas personalidades.
“Lumberjanes” também se destaca por trazer um casal LGBTQIA+ em um quadrinho voltado para um público infantil. Já nesse primeiro volume conseguimos acompanhar o casal formado por Mal e Molly, apesar desse primeiro momento não ter nada que diga diretamente sobre o relacionamento amoroso das personagens, já é perceptível que existe uma relação além da amizade entre as duas. E tudo é tratado com naturalidade, assim como demais temas abordados ao longo da história.
Heartstopper – uma obra sensível e essencial para jovens adolescentes
Mal e Molly estão sempre grudadas, de mãos dadas, com pequenas trocas de carinho e bastante contato físico. O crush na juventude é muito bem representado em ambos os lados desse casal, com momentos fofos e de um cuidado especial entre elas. Apesar da proximidade de todas e a importância da amizade entre elas, o roteiro e, principalmente, as imagens fazem questão de deixar claro uma proteção extra entre Mal e Molly.
Com personagens cativantes, em uma história divertida e uma leitura agradável, “Lumberjanes” é um quadrinho que merece ser lido. Até o momento, a Devir lançou quatro volumes, com o quinto previsto para chegar ainda esse mês.
Se você deseja adquirir este livro, compre pelo nosso link da Amazon, pois assim você ajuda a manter o site no ar! Só clicar na imagem abaixo 😉