“RED” é uma websérie LGBTQ+ protagonizada pela atriz Ana Paula Lima, que já realizou algumas participações na TV em programas como “Malhação”, “Caras e Bocas” e os “Os Dez Mandamentos”, e também encenou na minissérie norueguesa da Netflix “Lilyhammer” e “Preamar“, da HBO.
Ao lado de Lima está a atriz e escritora sorocabana Luciana Bollina que ganhou o prêmio de Melhor Atriz Dramática, na Rio WebFest, pela sua personagem Mel em “RED”.
O LesB Out! teve a oportunidade de conversar com as atrizes sobre os seus papéis na produção e o que podemos esperar para o casal Meliz na atual temporada.
LesB Out!: A Mel passou por um momento muito delicado e difícil no fim da terceira temporada, como isso vai afetá-la nesta quarta etapa?
Luciana Bollina: Então… A Mel ainda vai carregar uma angústia intensa na quarta temporada e alguns fantasmas do passado também vão aparecer para causar mais conflitos internos em ambas as personagens.
LO: Liz teve um breve encontro com Henrique no fim da terceira temporada e ele sempre teve dificuldades para aceitar o fim do casamento com a Mel. Eles irão se encontrar novamente? Henrique vai trazer algum conflito para o relacionamento de Mel e Liz?
Ana Paula Lima: Espero que não (risos). Acho que o Henrique precisa de um ano sabático para se recuperar de tantas perdas e se reinventar.
LO: A sua personagem já citou a não aceitação da mãe quanto a sua sexualidade e no primeiro episódio da atual temporada ela aparece para visitá-la. Iremos ver mais sobre a relação das duas neste novo ciclo? Como as opiniões dela influenciam a vida da Mel?
LB: Sim, iremos ver mais da mãe da Mel. Ela influencia bastante na culpa que a Mel sente por ser do jeito que é. No fundo eu sinto que ela queria muito ser respeitada pela mãe, mas nunca se sentiu respeitada e sempre desafiada. A Mel finge que não se importa, mas se machuca quando sente que sua mãe fica tentando mudá-la.
LO: Foi apresentado, nas temporadas anteriores, a dependência química da Liz, o que já chegou a afetar o relacionamento dela com a Mel. Como ela lidará com isso na quarta temporada?
APL: Nessa temporada ela está mais consciente, repensando-se em diversos aspectos e isso reflete na sua relação com as drogas.
LO: Para vocês qual é o maior desafio em interpretar cada personagem?
LB: Justamente essa angústia profunda que ela carrega por não se sentir encaixada. Na interpretação não posso carregar na tinta triste, porque a Mel é carismática e doce, por isso ganhou o coração da Liz. Então eu empresto para Mel um sentimento meu, de quando me sinto sem lugar no mundo e tudo para de fazer sentido. A vida segue, mas ela tem sempre alguma coisa no fundo. Esse mistério e tristeza dela são desafiadores para mim.
APL: O lado introspectivo da Liz é algo que me instiga. Muito da sua personalidade se revela através do olhar e pensamentos, sem a verbalização, isso é desafiador e estimulante.
LO: A representatividade LGTQ+ na mídia é muito importante para a comunidade LGBTQ+ e ajuda muitos jovens a se identificarem e se sentirem válidos. Como é, para vocês, como atrizes, viverem personagens como Liz e Mel?
LB: Olha, eu amo. Eu me sinto muito orgulhosa e honrada por estar levantando essa bandeira e amo as nossas #redlovers. Transformei-me muito como artista e como pessoa depois de “RED”. Minha comunicação com as fãs é direta e eu realmente torço por cada uma delas.
APL: Sinto orgulho por contar essa história que inspira e acolhe devido a sua representatividade. Acredito no amor, na igualdade, no direito de cada um ser o que é e quiser, ser humano é feito para brilhar e ser feliz. A Liz ampliou meu olhar, compartilhei de tantas histórias de coragem, resistência, que elas me transformaram por osmose. Essa evolução constante é essencial a todos nós.
LO: O que você pode nos contar sobre a jornada das personagens nesta quarta temporada?
LB: Posso contar que ela vai entrar de cabeça na relação com a Liz e que nem tudo será transparente entre elas.
APL: Vemos ela vulnerável, desmistificando alguns padrões de comportamento e adorei embarcar nessa com ela.
“RED” está atualmente na quarta temporada e todos os episódios podem ser conferidos na plataforma de vídeo Vimeo.