Resenha | Daqui a Cinco Anos – onde você se vê daqui a cinco anos?

Ficha Técnica
Livro: Daqui a Cinco Anos
Autor: Rebecca Serle
Editora: Paralela
Número de Páginas: 291
Ano de Lançamento: 2020


Minha primeira experiência com Rebecca Serle foi através de “Tocando as Estrelas” (2015), livro que deu origem a série “Famous in Love” (2017). Este ano, a autora voltou com uma publicação no Brasil, por meio da editora Paralela, com o título “Daqui a Cinco Anos”, uma obra um tanto quanto surpreendente.

Resenha | A garota do aplicativo: quando rola uma química sem se ver…

O nome da personagem principal é Dannie Kolan, ela acredita que números são importantes e tem a vida toda completamente programada do que pretende conquistar nos próximos cinco anos (e talvez até mais). Formada em advocacia, acaba de arrasar na entrevista do seu emprego dos sonhos e tem certeza que seu namorado David vai pedi-la em casamento.

“Quem determina com o que estamos lidando somos nós”

Na noite de seu noivado, ela está radiante com a certeza de que todos os seus planos estão no caminho certo. Porém, no mesmo dia, ela dorme e quando acorda está em uma realidade completamente diferente, com outro anel de noivado no dedo, um apartamento desconhecido e um homem que nunca viu na vida. E a única coisa que Dannie sabe é a data que a televisão mostra – 15 de dezembro -, cinco anos no futuro.

Codinome Villanelle x Killing Eve: diferenças entre o livro e a série

Depois de certo tempo neste cenário, Dannie acorda de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido e tentando se convencer que tudo não passou de um sonho. O que ela não esperava é que, quatro anos e meio depois, reencontraria o homem que viu naquela noite, e ele é nada mais, nada menos, que o novo namorado de sua melhor amiga, Bella.

De início, você espera que “Daqui a Cinco Anos” seja uma obra divertida, bem na vibe do filme “De repente 30”, porém se torna muito mais que isso, ao incluir drama, autodescoberta e perspectivas sobre o amor em seu enredo. Não é exatamente uma narrativa feliz, mas a escrita da autora é fluida e cuidadosa com o desenvolvimento de seus personagens, sem deixar nenhuma brecha, (a única coisa que incomodou foi o fato de Bella ter afirmado não ser hétero, mas nunca ter citado o nome de nenhuma mulher que já tenha se envolvido, seja casualmente ou não, porque deixar que sua funcionária te beije não se enquadra no meu conceito de LGBTQIA+, mas ok).

Review | Magenta – Segunda Temporada

Apesar de ter entregado um final amarradinho, algumas ações, se prestar bastante atenção, podem se tornar um tanto previsíveis. A história construída por Rebecca Serle consegue ser surpreendente em muitos pontos, mas a sinopse não condiz totalmente com a sua narrativa, porque este livro não se trata de um romance, mas sim sobre a amizade e amor entre duas mulheres: Dannie e Bella.

“Porque força é isso – correr riscos, sair do caminho predeterminado, tomar decisões baseadas não em fatos, mas em sentimentos. E isso me doí. É como se houvesse um tornado devastando minha alma.”

De modo geral, não é uma obra espetacular, ao mesmo tempo que vale a pena pela relação entre as duas amigas e as teorias que podem ser levantadas ao longo da narrativa. Não espere uma história de amor água com açúcar, porque você com certeza irá se decepcionar, isto aqui é sobre lealdade, amizade, e sem dúvidas, as perspectivas que temos do futuro.


Obs.: livro cedido pelo Grupo Companhia das Letras para resenha. “Daqui a Cinco Anos” será publicado em e-book no dia 29/06.

Bruna Fentanes

Bruna Fentanes

Bruna Fentanes, estudante de jornalismo e designer. Baiana e nordestina com muito orgulho. Amante dos livros de amor, mas sempre vai adorar os dramas que a vida lhe dá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *