Com um elenco de peso, muita Vanusa e uma fotografia incrível, “Manhãs de Setembro”, nova produção nacional do Prime Video, foge do óbvio com uma narrativa envolvente e que abraça a realidade de grande parte dos brasileiros.
Review | Station 19 – Quarta temporada
Logo na primeira cena vemos Cassandra (Liniker) trabalhando como motogirl de aplicativo de entrega. Percebemos ali que a personagem odeia o que faz, ter que lidar com clientes sem educação e passar o dia no trânsito rodando a cidade de São Paulo inteira, porém, assim como muitos, é o jeito que ela encontrou de conseguir dinheiro para se sustentar e começar a viver seu sonho: morar sozinha em uma quitinete no Centro.
Além disso, ela vive seu outro sonho, o de ser cantora, se apresentando, durante a noite, em um bar. Sua grande inspiração é Vanusa, que é apresentada como a consciência de Cassandra através da voz de Elisa Lucinda. Neste sentido, a série também serve como uma grande homenagem à cantora que morreu no final de 2020.
Depois de muito batalhar para se tornar presente na sociedade como uma mulher trans, negra e pobre, Cassandra se tornou uma pessoa muito protetora de suas coisas. Ela também tem muitas barreiras para se relacionar com seu namorado, Ivaldo (Thomas Aquino), tanto sentimentais, por medo de se machucar, quanto logísticas, pois ele é casado. Ainda assim, a personagem parece finalmente estar satisfeita com sua vida.
LesB Indica | The Other Love Story – websérie indiana relevante para o público LGBTQIA+
Tudo isso muda quando Leide (Karine Teles), uma ex-conhecida de Cassandra de antes da transição, bate em sua porta com um menino (Gustavo Coelho), alegando que ele é seu filho. Após o primeiro momento de choque, ela diz que não quer nenhum tipo de contato com a criança e os manda embora. Para ela, esse filho vai destruir tudo aquilo que ela conquistou até agora.
É então que a trama começa a abordar outro tema importante: Leide e Gersinho, o menino, moram dentro de um carro e vendem salgadinho na rua. A mulher se desdobra para tentar vaga em algum albergue, conseguir um emprego fixo e dar uma vida minimamente normal para seu filho, que mesmo vivendo em condições muito precárias, se destaca na escola.
A partir disso, acompanhamos o processo de Cassandra em aceitar Gersinho em sua vida. Não é um processo fácil, o menino se sente, muitas vezes, completamente rejeitado e tenta ao máximo se aproximar da mulher enquanto tem que lidar com sua mãe causando problemas na vida dos dois. No topo disso, também há uma questão muito importante: o apagamento de Cassandra como mulher com a constate tentativa de Gersinho chamá-la de pai, ou de Leide, falando de seu passado.
LesB Indica | For The People – uma boa aposta para quem ama séries de advogados
“Manhãs de Setembro” tem apenas cinco episódios de 30 minutos, que são mais do que suficiente para construir uma narrativa envolvente e completa, sem furos e elementos pouco desenvolvidos. A série também faz um ótimo trabalho em dar voz às histórias de pessoas consideradas invisíveis pela sociedade, apesar de estarem presentes em todos os lugares.
A primeira temporada estreou no dia 25 de junho e está disponível no Prime Video.