Ficha Técnica
Livro: Agora que ele se foi
Autora: Elizabeth Acevedo
Editora: Nacional
Número de páginas: 296
Ano de Lançamento: 2021
“Quem diria que a morte deveria ser tão educada?”
O livro “Agora que ele se foi” foi inspirado no acidente aéreo do voo 587 que aconteceu nos Estados Unidos, em 2001, matando todos os passageiros a bordo e mais cinco pessoas em solo. Já na história contada por Elizabeth Acevedo, o leitor conhece as perspectivas de duas meninas, em duas famílias, em dois países diferentes, sobre o trágico acidente de avião que não deixou sobreviventes.
No Diário (Out!) | O bicho que pica
As jovens protagonistas são Camino e Yahaira, duas meninas de quase 17 anos que tem suas vidas cruzadas por essa tragédia que de alguma forma uniu o céu e o mar. Camino mora na República Dominicana, sua mãe morreu fazem alguns anos e seu pai quase nunca está presente fisicamente, apesar de estar constantemente fazendo morada no coração da menina e de todos do barrio onde ela vive.
Yahaira é estadunidense, apesar do coração gritar que sua origem de verdade está fora dos EUA, ela nasceu e cresceu naquele país. Mora com a mãe e o pai a maior parte do tempo, namora a Dre, uma garota que adora plantas e por causa disso sempre tem os pés no chão ao contrário dela.
Tudo que separa essas duas jovens é um oceano e um avião, mas elas não sabem disso. A queda, em que estava um homem de meia idade, nascido na República Dominicana que ora estava nos Estados Unidos “trabalhando”, ora estava em outra parte do mundo também “trabalhando”, une essas duas histórias.
A autora traz uma narrativa poética a história antes e após o cruzamento das vidas dessas duas meninas, cada uma com seus próprios capítulos e suas particularidades. Enquanto lemos, é possível perceber sob o ponto de vista de qual das jovens é aquela parte, sem mesmo precisar ver o nome do capítulo.
Fala Potcha – websérie brasileira que encanta com sua autenticidade
Acevedo, enquanto estadunidense-domicana, fez questão que o livro estivesse repleto de referências a República Dominicana. Evidencia a religião, os costumes e consegue despertar a imaginação do leitor o suficiente para que se possa construir um bairro inteiro quando Camino está contando sobre seus dias com Tía. Por outro lado, deixa bem claro o que é viver em uma ilha que é explorada pelos países mais ricos, principalmente pelos Estados Unidos.
No que diz respeito a Yahaira, é possível sentir durante a leitura o quanto ela sabe que não pertence aos Estados Unidos. Sua criação e toda sua construção de cultura está completamente imersa na República Dominicana, mesmo que sua mãe se recuse a deixá-la pisar naquela ilha.
A autora traz para a história uma relação clara entre os Estados Unidos e a República Dominicana, e bota como palco principal sentimentos como a saudade, a ausência, o luto e a mentira. Assim, Acevedo desperta no leitor uma empatia com as personagens, a narrativa poética, de certa forma, ajudando a aproximar.
“Agora que ele se foi” também traz outro ponto importante, desta vez na vida de Yahaira. O fato dela namorar outra menina e isso ser tratado de forma natural. A própria personagem conta que ela nunca precisou se assumir, sua mãe apenas sabia.
Por outro lado, ficou faltando um pouco mais de profundidade na história de vida dela. Enquanto o leitor consegue mergulhar na vida de Camino, se identificar com seus anseios, medos e alegrias, no caso de Yahaira ficou superficial, como se a personagem fosse superficial.
Resenha | À Primeira Vista – um romance para se apaixonar
“Agora que ele se foi” é um livro de leitura fácil, apesar de ser repleto de sentimentos intensos ao longo da narrativa e tem como público-alvo os adolescentes, porém, as reflexões que a autora provoca rompem com essa fronteira de públicos, e vale a pena ser lido com atenção para se sentir imerso na história.
Se você deseja adquirir este livro, compre pelo nosso link da Amazon, pois assim você ajuda a manter o site no ar! Só clicar na imagem abaixo 😉
Livro Físico
E-book