Literatura
Resenha | As guerrilheiras – feminismos e lesbianidades

LesB Nota
Sinopse
Ativamente envolvida com as revoltas de estudantes e trabalhadores em Maio de 1968, Monique Wittig foi uma das primeiras teóricas e ativistas do novo movimento feminista. O romance As guerrilheiras é um de seus trabalhos mais influentes e um dos textos feministas mais lidos do século XX. Desde que existem homens e eles pensam, cada um deles escreveu a história em sua linguagem: no masculino. “Se as palavras qualificadas são de gêneros diferentes, o adjetivo se usa no plural masculino” (Grévisse). As guerrilheiras trata do ataque à linguagem e a corpos masculinos por uma tribo de mulheres. Dentre as armas mais poderosas usadas em sua investida contra os costumes literários e linguísticos da ordem patriarcal está o riso. Neste romance publicado pela primeira vez em 1969, Wittig anima uma sociedade lésbica que convida todas as mulheres a se unir à sua luta e à sua comunidade. As guerrilheiras é um romance inovador sobre a criação e a manutenção da liberdade. Grande parte de sua energia emana do enaltecimento do corpo feminino como fonte de invenção literária. “Elas dizem: a partir de agora, recuso-me a falar essa linguagem, recuso-me a murmurar como eles as palavras de falta, falta de pênis falta de dinheiro falta de signo falta de nome”.
Literatura
Resenha | Uma Taça Para Duas – Um livro para ser lido “como quem morre” de amores
Literatura
Stupid Wife: Lembre-se de nós – da fanfic à reconstrução do amor
Literatura
Resenha | Pink Lemonade – o reencontro entre o amor e a música

Sinopse
Uma roqueira com tendências punk e uma pianista clássica se apaixonam ao serem selecionadas para formar o que viria a ser uma das maiores bandas de todos os tempos. Mas o sucesso anda de mãos dadas com o desastre e o fim precoce da banda, assim como do romance, é um mistério para todos.
PJ e Jenna mal se falaram no período em que a Pink Lemonade esteve em hiato, mas agora elas estão presas na mesma casa, tendo que conviver uma com a outra e com um passado mal resolvido.
A única coisa que elas concordam é que o comeback da banda é, sem dúvidas, a pior ideia de todas.
-
LesB Cast4 semanas ago
LesB Cast | Temporada 4 Episódio 03 – Nossos pitacos sobre a quarta temporada de “Hacks”
-
LesB Cast2 meses ago
LesB Cast | Temporada 4 Episódio 02 – Nossos pitacos sobre a segunda temporada de “The Last Of Us”
-
LesB Cast3 meses ago
LesB Cast | Temporada 4 Episódio 01 – Nossos pitacos sobre a terceira temporada de “Yellowjackets”
-
Colunas3 meses ago
Pro Mundo (Out!) | Hen Wilson – a força, o coração e a resistência em 9-1-1