“Steven Universo” é um desenho animado que acompanha a vida do personagem que dá nome ao programa: Steven Universo (Zach Callison). Ele é uma criança que herdou de sua mãe uma pedra mágica que o transforma quase em um super-herói, pois ele precisa proteger o mundo. A animação apresenta o menino ao lado de seu pai, Greg (Tom Scharpling), e de suas protetoras e amigas Garnet (Estelle), Ametista (Michaela Dietz) e Pérola (Deedee Magno Hall) (as Crystal Gems). Juntos eles são uma equipe mágica e poderosa, capaz de deter as maiores e mais perigosas ameaças.
A animação retrata ao espectador a história entre passado, presente e futuro de Steven e de Beach City, cidade onde ele vive. A história das Crystal Gems na Terra acontece por causa de uma tentativa de colonização malsucedida. As Gems se apaixonaram pela Terra e fizeram dela um lar, e Rose (Susan Egan), mãe de Steven, se apaixonou por Greg e resolveu levar a gravidez do menino até o fim, criando uma família e uma criança meio humana e meio Gem.
Aos poucos, o desenho nos apresenta aos personagens com mais profundidade e, de forma sensível, “Steven Universo” mostra que Garnet é uma fusão de duas Gems, Rubi (Charlyne Yi) e Safira (Erica Luttrell), que se amavam tanto a ponto de fundirem em perfeita harmonia. Essa relação é mostrada e confirmada como uma relação sáfica entre duas mulheres, duas Gems com personalidades distintas e felizes unidas em uma só.
Pro Mundo (Out!) | Kate Whistler – uma personagem que você precisa conhecer
Criada por Rebecca Sugar, uma pessoa LGBTQIA+, a animação trata de forma sensível e significativa essa temática. Esse desenho traz uma história cativante, Steven e as Cristal Gems levam o espectador a viajar por um mundo mágico, complexo e cheio de esperança, além de constantemente apresentar, através das Gems, relações de diversidade e aceitação, em sua forma mais ampla nos episódios.
Esta é uma produção que vale a pena ser assistida, afinal, além de toda a narrativa mágica com questões reflexivas importantes, temos poucos desenhos animados que trazem representatividade LGBTQIA+ e, se tratando de representatividade sáfica, esse número diminui mais ainda. É, também, uma boa oportunidade de levar a discussão sobre diversidade, aceitação e respeito para o público mais jovem.
“Steven Universo” pode ser assistido no Brasil pelo canal de streaming HBO Max. Lá também tem o spin-off da animação chamado “Steven Universo: Futuro” e o filme “Steven Universo: O Filme”.