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LesB Indica | Bessie – longa-metragem sobre a Imperatriz do Blues

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Nesse filme biográfico, a história da cantora de blues Bessie Smith é contada, a partir do início da sua carreira.

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Bessie (Queen Latifah) está começando a cantar, mas ainda não aprendeu a encantar o público. Trabalhava para uma companhia de teatro, queria cantar, mas não tinha a “cor certa”, segundo os dirigentes da companhia. Ela era uma negra de pele bem escura e para fazer sucesso, supostamente, era melhor que fossem mulheres negras de pele clara ou lighskin – era feito até um “teste do saco de papel”, caso fosse mais escura que o saco, não teria chance no palco.  Ela e seu irmão, Clarence (Tory Kittles), saem da companhia e vão em busca das próprias coisas. Ele era um dos que mais acreditavam e incentivavam o talento de Bessie.

Isso tudo até conhecer a já aclamada Ma Rainey (Mo’Nique), cantora de Blues já consagrada e que virou uma mentora para Bessie. Ma ensina para Bessie todos os truques e a ajuda a ganhar confiança para enfrentar o público e conhecer a si mesma. Dado momento, Ma Rainey e Bessie chegam a se vestir com roupas masculinas e vão a um bar, jogar e flertar com outras mulheres. Porém, as coisas mudam quando Bessie atinge um público maior que o de Ma, as duas rompem e Bessie começa a crescer por sua conta com a ajuda de seu irmão, principalmente, além de seus amantes.

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A vida amorosa dela era agitada. A cantora, conhecidamente bissexual, teve vários relacionamentos com homens e com mulheres ao longo da vida. No longa-metragem, é retratado três deles: Lucille (Tika Sumpter), ou Lucy como era conhecida, acompanha Bessie em todos os lugares, Jack Gee (Michael Kenneth Williams), que foi seu marido/empresário por muitos anos e Richard (Mike Epps), que foi seu contrabandista de bebidas (o filme se passa durante os anos da Lei Seca nos EUA).

Bessie, ao romper com Ma e conquistar público, passa a ser conhecida como a Imperatriz do Blues e com a ajuda de Jack, consegue seu primeiro contrato com a Columbia Records e toda sua vida muda.

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A história contada na produção acompanha toda a escalada de sucesso dela e sua vida pessoal. O longa saiu pela HBO, em 2015, e no ano seguinte se tornou o filme mais assistido na HBO de todos os tempos, além de ter recebido quatro Emmys, dentre eles o de Melhor Filme para TV. O roteiro foi idealizado em 1972, Queen Latifah fez o teste para interpretar em 1992, porém somente em 2009 a história começou a tomar forma com a ajuda da própria Latifah e da diretora Dee Rees, também conhecida por Pariah.

“Bessie” está disponível na HBO Max.

França, 25 anos, fã incondicional de Grey’s Anatomy. Mora em SP mas ama viajar. Viciada em livros de fantasia e romances policiais, espera um dia poder ter tempo de colocar a suas leituras e séries em dia.

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Crítica | Por Trás da Inocência – longa-metragem com potencial não explorado

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“Por Trás da Inocência” é um filme de 2021 que conta a história de Mary Morrison (Kristin Davis), uma famosa escritora de suspense, se preparando para embarcar em uma nova obra, a autora decide contratar uma babá para ajudar nos cuidados com as crianças.

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No entanto, a trama sinistra do livro começa a se misturar com a realidade. Mary seria vítima de uma perigosa intrusa, ou estaria imaginando as ameaças? Conforme o livro da escritora se desenvolve, a vida dos familiares é colocada em risco.

Quando assistimos a candidata a babá Grace (Greer Grammer) entrar pela porta, ela faz uma cara de psicopata à câmera. Clássico. E em uma de suas primeiras frases, a garota comportada até demais afirma: “Eu sou um pouco obsessiva”. E é neste momento que já conseguimos pensar no que vem pela frente.

O que mais incomoda nessa personagem é que ela foi fetichizada desde o início de “Por Trás da Inocência”. Ela parece ser constantemente usada para justificar a “nova” atração de Mary por mulheres, que até então nunca tinha acontecido. É como se Mary tivesse sido privada de todos os seus desejos e somente com a chegada dela tudo emergisse.

Soa familiar para vocês?

LesB Cast | Temporada 2 Episódio 02 – The Wilds e teorias para a segunda temporada

A diretora e roteirista Anna Elizabeth James tem a mão leve para a condução das cenas. Talvez ela tema que suas simbologias não sejam claras o bastante, ou duvide da capacidade de compreensão do espectador. De qualquer modo, ressalta suas intenções ao limite do absurdo: o erotismo entre as duas mulheres se confirma por uma sucessão vertiginosa de fusões, sobreposições, câmeras lentas e imagens deslizando por todos os lados, sem saber onde parar.

A escritora bebe uísque e fuma charutos o dia inteiro (é preciso colocar um objeto fálico na boca, claro), enquanto a funcionária mostra os seios, segura facas de maneira sensual e acidentalmente entra no quarto da patroa sem bater na porta. “Por trás da inocência” se torna um herdeiro direto da estética soft porn da televisão aberta por suas simplicidades e exageros. Ou seja, típico filme feito para agradar homens.

Este é o clássico filme sáfico que poderia ser muito bom, mas foi apenas mediano. Infelizmente, o longa só nos mostra mais uma vez o quanto ainda temos um longo caminho pela frente nessa indústria.

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“Por trás da inocência” está disponível para assistir na Netflix.

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LesB Cast | Temporada 2 Episódio 02 – The Wilds e teorias para a segunda temporada

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Fala LesBiCats, o LesB Cast está de volta com um novo episódio. Desta vez, vamos conversar sobre a série do Prime Video “The Wilds”, que retorna dia 6 de maio, o desenvolvimento das personagens ao longo da primeira temporada e PRINCIPALMENTE, o que esperamos do segundo ano da produção. Estão preparadas para nossas teorias?

Nesta edição contamos com a presença da nossa apresentadora Grasielly Sousa, nossa editora-chefe Karolen Passos, nossa diretora de arte Bruna Fentanes e nossa colaboradora França Louise. E aí, vamos conversar sobre “The Wilds”?

Se você gostar do nosso podcast, quiser fazer uma pergunta ou sugerir uma pauta, envie-nos uma DM em nossas redes sociais ou um e-mail para podcast@lesbout.com.br 😉

Créditos:

Lembrando que nosso podcast pode ser escutado nas principais plataformas como: Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e Google Podcasts.

Espero que gostem. Até a próxima!

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LesB Saúde | A descoberta tardia da sexualidade

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Com a evolução de se ter a cultura sáfica (sáfica aqui carrega o sentido de mulheres que se relacionam com outras mulheres) sendo representada em produções artísticas e na mídia como livros, filmes e séries, se observarmos bem, nesses espaços o tema, na maioria das vezes, vem sendo abordado com a descoberta da sexualidade durante a adolescência. E sim, é importante ter essas produções voltadas para a identificação do público juvenil, entretanto, também se faz importante discutir sobre as possibilidades dessa descoberta em outras fases da vida, esse texto tem a intenção de refletir sobre isso.

Diante das outras possibilidades da descoberta, podemos usar como exemplo o recente casal Gabilana (Gabriela e Ilana) que vem sendo bastante falado; as personagens são interpretadas por Natália Lage e Mariana Lima na novela “Um Lugar ao Sol”, da Rede Globo. Casal esse que conseguiu ficar junto na trama só depois de 20 anos após se conhecerem, depois dos desencontros da vida. Durante o desenvolvimento da história das duas podemos perceber como elas lidaram com a heterossexualidade compulsória, o medo do julgamento e de se permitirem vivenciar quem são de verdade.

Pro Mundo (Out!) | Um pouco sobre Ilana Prates de “Um Lugar ao Sol”

Devemos considerar também que, para além de toda a invisibilidade percebida na mídia, o nosso dia a dia também faz parte desse processo de reconhecimento. Estamos atentas para conhecermos e conversarmos com mulheres que vivem essa realidade depois de certa idade, sendo esta uma idade que a sociedade julga como “errada” para descobrir a sua sexualidade. Portanto, o que essas mulheres sentem depois que percebem que estão nessa situação?

A experiência de mulheres que passam por essa descoberta “tardia” não envolve só a descoberta em si, mas devemos olhar também para outras complexidades que vêm com isso, como o sentimento de invalidação da sua sexualidade, além do possível sofrimento causado depois de anos experienciando o que as impedem de viver plenamente o que sentem.

Review | Heartstopper – Primeira Temporada

A representação da mídia traz aqui um papel importante, já que provavelmente mulheres dessas vivências passam pelo questionamento “não existem pessoas como eu?” e indagações semelhantes. A sensação de reconhecimento, além da troca com outras mulheres que passam pelo mesmo, pode importar e fazer a diferença na vida de quem é atravessada por essas questões.

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Bombando