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Cinema

Dia das Namoradas | Cinco filmes para assistir com a crush

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Dia das Namoradas chegando e nada melhor do que um filmezinho para curtir esse dia abraçado com um amorzinho, não é mesmo? Apesar de muitas produções com casais sáficos serem carregadas de drama, e muitas vezes sem final feliz, essa realidade vem mudando e cada vez mais conseguimos conquistar nossos queridos clichês que passamos anos vendo apenas representados por casais heteronormativos.

Dito isso, para comemorar esse dia 12 de junho, o LesB Out! separou uma lista especial com cinco longas de distintos gêneros, mas que trazem romance e é claro, final feliz! Entre clássicos e filmes perdidos nos catálogos dos serviços de streaming, agora é só separar a pipoca, escolher o filme e curtir o domingo com a crush.

Confira a lista:

1. Livrando a Cara (2004)

Antes de embarcar na Netflix com o filme “Você Nem Imagina”, Alice Wu nos entregou uma das melhores comédias românticas dos anos 2000. “Livrando a Cara” (“Saving Face”) tem todos os elementos que amamos em um longa-metragem desse sub-gênero, com seus clichês e tudo mais, mas trazendo um elemento cultural de uma tradicional família chinesa e os conflitos gerados a partir disso. A produção acompanha uma chinesa-americana lésbica (Michelle Krusiec) e a sua mãe (Joan Chen), as duas vivendo relações amorosas escondidas, por receio de enfrentar as expectativas culturais. Além do romance, “Livrando a Cara” também entrega uma excelente história de relação mãe-filha.

Disponível para aluguel no iTunes/Apple.

LesB Cast | EXTRATO DA SEMANA #1

2. La llamada (2017) 

Agora saindo um pouco da caixinha da comédia romântica, “La llamada” entrega comédia, romance, mas vai muito além. O filme acompanha duas adolescentes rebeldes e apaixonadas por música eletrônica em um acampamento católico chefiado por freiras. Um encontro divino faz com que elas mudem suas visões sobre a vida, amor e liberdade. Baseado em uma peça de teatro, o longa musical é um verdadeiro achado no catálogo da Netflix. Com um humor bastante peculiar, é preciso abrir a cabeça e embarcar na loucura proposta, mas a partir do momento que você aceita, não tem como não se envolver com a narrativa e as personagens.

Disponível na Netflix.

3. Meus Encontros com Amber (2020)

Voltando para as histórias fofinhas e cheio de amor, “Meus Encontros com Amber” (“Dating Amber”) é um daqueles filmes que veio para aquecer nossos corações. Na história, acompanhamos Eddie (Fionn O’Shea) e Amber (Lola Petticrew), dois adolescentes que resolvem fingir um namoro para evitar as especulações sobre suas sexualidades. Para fãs de “Derry Girls”, essa é uma ótima pedida. O longa tem como foco principal a amizade entre um menino gay e uma menina lésbica, e é impossível não se apaixonar pelos dois, contudo, também temos os dois explorando suas próprias vidas, romance e tudo isso com uma grande sutileza e cheio de coração.

Disponível na HBO Max.

4. Rua do Medo (2021) 

Se você é como eu e ama um bom filme de terror, um slasherzinho cheio de sangue, tenho não apenas um, mas três longas para o seu domingo. A trilogia “Rua do Medo” (“Fear Street“) foi um dos maiores acontecimentos de 2021 e não foi por acaso. Baseado nos livros de R.L. Stine, a produção acompanha um grupo de adolescentes que descobre que os terríveis acontecimentos que vem aterrorizando por gerações a cidade onde moram estão todos conectados, e eles são o próximo alvo. Com cada filme passando em um ano diferente, a trama é guiada pelo amor do casal Deena (Kiana Madeira) e Sam (Olivia Scott Welch) e spoiler: aqui nenhuma gay morre! E ainda temos final feliz!

Disponível na Netflix.

5. D.E.B.S. (2004)

Espero do fundo do meu coração que você, cara leitora, já tenha assistido “D.E.B.S.” pelo menos uma vez na vida. Ainda não assistiu? Pois pode parar agora mesmo já que acabei de escolher o filme que você vai conferir este domingo com a mozão. Não é por menos que esse é um dos maiores clássicos da história do cinema queer. A comédia de ação acompanha um grupo de adolescentes especiais que são treinadas para lutar contra o crime e devem enfrentar a maior vilã de todos os tempos: Lucy Diamond (Jordana Brewster). Angela Robinson sempre entrega o que as gays querem e tudo começou aqui, com o curta de “D.E.B.S.”, que, posteriormente, deu origem ao longa. Este é um verdadeiro comfort movie, com a proposta de ser uma sátira de produções de espionagem e ação, a trama consegue entregar um dos casais mais icônicos dos anos 2000 e merece ser visto várias vezes.

Disponível para aluguel e compra no Youtube/Google.

Revista LesB Out!


E aí, vocês vão conferir alguma dessas produções com a crush? Ou já tem alguma outra em mente? Conta para gente!

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Cinema

America Chavez – existe esperança para a representatividade da personagem?

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No início do mês de maio, o Universo Cinematográfico da Marvel lançou sua primeira grande estreia para a fase quatro, o filme “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”. Uma produção que, por um lado trouxe personagens já muito conhecidos e amados no universo como o próprio Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e a Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), e por outro apresentou uma nova e importante personagem, a America Chavez (Xochitl Gomez).

LesB Cast | Temporada 2 Episódio 06 – a representatividade na Marvel: “Multiverso da Loucura”

A apresentação da America trouxe grandes expectativas principalmente para o público LGBTQIA+. Sendo uma personagem conhecida pela sua forte representatividade nos quadrinhos, esperava-se que pelo menos alguma parte da sexualidade dela fosse explorada na produção, mesmo que não fosse profundamente, já que é um longa de estreia e de apresentação de America.

Infelizmente, não foi isso o que aconteceu, apesar de ter um excelente tempo de tela, conseguindo conquistar quem não a conhecia e a contemplar a parte do público que já tinha afeto pela personagem, a Marvel decidiu não explorar nenhum aspecto da sexualidade dela a não ser uma bandeira de arco-íris em seu casaco e rápidas menções sobre suas duas mães.

Quando existe a desculpa perfeita para não abordar questões LGBTQIA+

Apesar de America ter sido uma importante adição para o universo, a escolha de uma atriz adolescente, e traçar a história da personagem como uma criança, foi uma oportunidade de não precisar entrar no assunto sexualidade em momento algum.

Em uma primeira análise, se pode pensar que talvez não fosse necessário abordar esse assunto no filme “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, porém existem dois pontos a se discutir: o primeiro é que ser lésbica é parte do que faz a America Chavez ser a America Chavez.

Ela é uma personagem construída, nos quadrinhos, em mais de um pilar no que diz respeito a representatividade. Ela se orgulha muito de sua descendência latina e de sua sexualidade. Não falar ou não deixar explícito nenhum desses dois pontos fundamentais, cria uma lacuna na construção de história dela, já que é uma parte muito importante de quem a personagem é.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas e a representatividade nas animações

Outro ponto é justamente essa discussão da não necessidade de explicitar. Deixar claro que a personagem não é heterossexual é mais do que um rótulo. No momento em que estamos vivendo, e isso não só no Brasil, marcar presença é de suma importância.

O mundo das superaventuras sempre foi extremamente problemático em relação a representatividade, seja em questão de gênero, raça ou sexualidade, e, em um momento em que a sociedade começa a impor mudanças necessárias, voltar atrás é perigoso, além de significar um retrocesso para o público, principalmente o público de mulheres LGBTQIA+, no caso da America Chavez.

Será que ainda há esperança para a America?

A resposta é simples: precisa ter. A America tem um grande percurso pela frente no Universo Cinematográfico da Marvel e juntando isso as promessas recentes feitas pelos Estúdios Disney em relação a representatividade LGBTQIA+, Chavez precisa ser desenvolvida e conhecida no cinema enquanto uma personagem lésbica. De certa forma, seria/será um momento revolucionário, pois, apesar de termos super-heroínas no cinema que são canonicamente LGBTQIA+, como a Valquíria (Tessa Thompson) na Marvel, e a Mulher-Maravilha (Lynda Carter/Gal Gadot) na DC, ainda não temos isso dito explicitamente.

Além disso, a personagem pode ser uma espécie de porta de entrada para que outras personagens sejam melhor desenvolvidas em relação a sexualidade, já que, America chegou no universo das superaventuras já conhecida como lésbica, como é uma personagem recente, ela não sofreu com a fase da censura nos quadrinhos e pôde ser desenvolvida da forma que foi escrita para ser. Dito isso, é possível que a aceitação por parte do público seja mais positiva podendo abrir um importante espaço.

Crítica | Lightyear – animação cativante com personagem sáfica

Portanto, é relevante que a discussão sobre a ocupação de espaços não seja encerrada e nem deixada para depois. São anos de universos de superaventuras construídas no cinema sem uma verdadeira representatividade, é exaustivo assistir os filmes feitos e universos inteiros sendo criados para um certo público e consequentemente excluindo outros. Então, falar de inclusão LGBTQIA+ é falar sobre ocupação e marcação de território em todos os universos existentes.


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Cinema

Crítica | Lightyear – animação cativante com personagem sáfica

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Após quatro filmes de sucesso da franquia “Toy Story”, a Disney-Pixar decidiu expandir o universo da animação com o lançamento de “Lightyear”. Como uma forma de demonstrar que o mundo dos brinquedos não terminou com o último longa-metragem lançado em 2019, a nova produção traz um conceito especial para quem se propõe a assistir, contando a história do Buzz Lightyear (Marcos Mion), um personagem conhecido há um bom tempo pelo público que cresceu no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

LesB Cast | Temporada 2 Episódio 01 – As polêmicas envolvendo a Disney, “Don’t Say Gay” e as personagens que “perdemos”

Com direção de Angus MacLAne e roteiro dele com Pete Docter, a história inicia colocando o espectador no lugar de Andy, personagem principal de “Toy Story”, e traz à tona alguns sentimentos especiais, principalmente para quem construiu uma relação afetiva com a franquia. E, apesar do “clichê Disney” sobre amizade e perdão, a narrativa consegue entreter quem assiste e seguir um roteiro bem construído trazendo claras referências, como por exemplo, a explicação da icônica frase de Buzz “ao infinito e além”.

Apesar de Buzz não ser um personagem novo, só é possível conhecê-lo melhor agora. O longa conta que Lightyear, um experiente patrulheiro espacial, comete um erro em uma de suas missões, comprometendo a segurança de toda a sua equipe e fazendo com que todos fiquem presos em um planeta hostil. Com o intuito de consertar o próprio erro, Buzz começa uma jornada de viagem espacial tentando voltar no tempo para impedir que aquilo acontecesse. Infelizmente, a cada viagem que ele faz de quatro minutos, se passam anos no planeta, e com isso as pessoas estão vivendo suas vidas e sendo felizes, enquanto ele ficou preso em um looping de culpa.

Um dos pontos altos de “Lightyear” são os debates relacionados a ciência e a ficção científica, como a exploração espacial, a viagem no tempo e o dilema “cientista bom” versus “cientista mau” muito bem retratada em uma batalha no final do longa.

Buzz é o personagem principal, mas não é o único a ter destaque no filme. Depois das polêmicas recentes em que a Disney teria cortado uma cena da personagem sáfica, a produção apresenta Alisha Hawthorne (Adriana Pissardini), melhor amiga de Buzz que trabalha junto com ele em todas as missões espaciais.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas e a representatividade nas animações

O relacionamento de Alisha com sua esposa é mostrado de forma clara durante o filme. É possível acompanhar a formação de sua família com um filho e futuramente com uma neta. Alisha é uma grande adição no que diz respeito as animações cinematográficas, mas um ponto negativo em relação a construção da personagem é a sua curta presença física no filme, apesar de ser constantemente lembrada e citada.

Ainda que seja uma grande novidade a relação e o afeto entre duas mulheres ser mostrado de forma clara em um filme da Disney no cinema, ainda é problemático que só tenha sido possível acompanhar a personagem através dos olhos de Buzz e por um curto tempo de tela.

Personagens como Izzy (Flora Paulita), neta de Alisha, chama a atenção por sua personalidade forte e grande resiliência, se tornando a melhor amiga e companheira de viagem de Buzz, assim como sua avó foi um dia. Além dela, o longa também apresenta Mo e Darby (Lúcia Helena) que são ótimos amigos e o alívio cômico da trama, algo que funcionou, afinal, a dinâmica dos dois personagens consegue arrancar boas risadas do espectador.

Um grande destaque vai para Sox (César Marchetti), o gato robô que foi dado a Buzz por Alisha. Além de ser um ótimo companheiro de apoio emocional, é um personagem divertido que rouba a cena por diversas vezes.

A ambientação do filme, na maior parte do tempo variando entre o espaço e um planeta hostil, causa a sensação de estar descobrindo um universo novo junto com os personagens. As cenas de batalha foram bem construídas, com uma animação bonita e clara, possibilitando que o público visse efeitos visuais bem construídos.

LesB Cast | EXTRATO DA SEMANA #1

“Lightyear” é uma animação que cumpre aquilo que se propôs: transformar os telespectadores em Andy. Quem assiste consegue entender o motivo pelo qual o menino era tão fã do personagem que tinha um carinho enorme pelo boneco, além de fazer com que o público se torne tão fã do Buzz quanto o Andy. Com isso, a primeira tentativa da Disney em trazer um grande spin-off de uma franquia já consagrada foi bem-sucedida, abrindo espaço para que a fórmula seja repetida. O longa estreia dia 16 de junho nos cinemas.


Obs.: O filme possui duas cenas pós-crédito bem divertidas.


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LesB Nota
  • Direção
  • Roteiro
  • Personagens
5

Sinopse

Uma aventura de ficção científica, “Lightyear” acompanha o lendário patrulheiro espacial após ser abandonado no planeta hostil a 4,2 milhões de anos-luz da Terra, T’Kani Prime, ao lado de sua comandante e sua equipe. Enquanto Buzz tenta encontrar um caminho de volta para casa através do espaço e tempo, um grupo de recrutas ambiciosos e o encantador gato-robô de companhia, Sox, se juntam ao herói. Para complicar a situação, Zurg, uma presença imponente, e seu exército de robôs impiedosos chegam no planeta com um compromisso misterioso.

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Cinema

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas e a representatividade nas animações

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O universo cinematográfico das animações tem ganhado um importante espaço na vida dos espectadores há mais ou menos 20 anos. Com lançamentos de filmes que fazem com que as pessoas reflitam sobre questões morais e éticas, além de histórias que mexem com temáticas sensíveis como família e amizade, as animações têm sido debatidas constantemente. Apesar de ser uma produção que tenha crianças/infâncias como público-alvo, têm chamado atenção de adultos tanto quanto pelas crianças, justamente pelos significados de fundo que trazem para os telespectadores.

Representatividade Lésbica nos desenhos animados: onde está?

Um filme de animação atrai o público da mesma maneira que qualquer outra produção: através das representatividades. Sendo assim, um longa, série, desenho conseguem prender à atenção do espectador por muitas vezes retratando personagens ou situações conhecidas pelo mundo real. As pessoas conseguem se apegar mais ou estabelecer uma relação de afeto gerando debates a partir do ponto em que o público se identifica ou identifica situações vividas ali na tela.

A representatividade através de “migalhas”

Se, de acordo com Moscovici (2015), as representações sociais são específicas da sociedade em que elas se inserem, a pergunta que permanece em aberta é por que a representatividade LGBTQIA+ é tão rara e velada em animações, ou quando se trata de personagens de filmes de grande público? A sociedade em que essas novas produções estão inseridas e estão sendo reproduzidas pede por respeito e representação em amplas questões, mas pelo que parece ainda é muito difícil contemplar isso sem ser em forma do que chamamos de “migalhas”.

Tomamos como exemplo o longa-metragem da Sony Animation, distribuído pela Netflix, “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”, lançado em 2021 no Brasil, que conta a história de Katie (Abbi Jacobson) e sua família lutando contra androides ao mesmo tempo em que lutam com seus próprios problemas familiares.

Revista LesB Out!

A personagem principal (Katie) é queer e durante uma hora e cinquenta minutos de narrativa o único indício da sexualidade da personagem é um broche com a bandeira do arco-íris que ela usa em seu casaco. Nos últimos minutos da animação, é o único momento em que a personagem fala abertamente sobre a possível namorada.

A produção foi vendida e debatida como o primeiro longa de animação de grande estúdio a trazer uma personagem abertamente queer em uma produção para a família, mas a questão que fica após assistir é até que ponto essa abertura realmente existe?

A sexualidade é parte integrante da vida das pessoas e para conquistar mais espaço de respeito e até mesmo ocupar espaços fisicamente, é preciso que este seja um tema abordado durante a construção de vida dos personagens. Não é exatamente construir uma personagem somente a partir da sua sexualidade, mas sim mostrar isso como parte da vida dela.

Ganhos e perdas para a comunidade LGBTQIA+ nas animações recentes

“A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” poderia ter sido um ganho muito grande para o público LGBTQIA+ se não fosse essa representatividade mínima. Em uma época em que existem produções como “A Casa Coruja”, “Steven Universo” e “The Loud House”, em que há uma clara menção e construção no que diz respeito a sexualidade das personagens sáficas, a animação da Netflix entra como uma perda.

É preciso que os estúdios se reinventem nas questões de representar personagens LGBTQIA+, ou pelo menos, estudem sobre o assunto. Um romance ou a construção de um casal nem sempre encaixa no enredo, porém, falar sobre personagens LGBTQIA+ precisa fazer parte da construção tanto quanto falar sobre personagens heterossexuais, já que estamos em uma sociedade em que coexistimos.

Pro Mundo (Out!) | Luz Noceda – a primeira protagonista LGBTQIA+ em um desenho da Disney Channel

Quando não se fala ou acredita que não é necessário que esses personagens ocupem espaços nos filmes de grande público e nas animações, isso se reflete na sociedade criando um ciclo homofóbico em que se acredita que pessoas LGBTQIA+ existem em quantidade e espaços limitados.


Referência: MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11. ed. Rio de Janeiro. Vozes. 2015.

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