Depois de passar por diversos festivais pelo mundo, “Os Primeiros Soldados” chega na próxima quinta-feira (07) aos cinemas nacionais. Com direção e roteiro assinados por Rodrigo de Oliveira, o longa traz um olhar diferente para a história do estouro da epidemia do HIV no Brasil.
Ambientado no começo dos anos 1980 em Vitória, no Espírito Santo, a produção acompanha Suzano (Johnny Massaro), um jovem biólogo que volta do exterior para a sua terra natal, e enquanto tenta se reencontrar naquele local e com a sua irmã e sobrinho, ele precisa lidar também com as mudanças no corpo causadas por uma doença (até então) desconhecida.
“Os Primeiros Soldados” mostra um recorte da realidade do início da epidemia do HIV no Brasil com uma abordagem peculiar. Com uma estrutura narrativa que quebra a linha cronológica dos acontecimentos, o longa cria uma atmosfera envolvente, trazendo a carga dramática desse período, entretanto, não de forma direta, mas sim quase poética, delicada, com o foco nas pessoas e nos detalhes.
Johnny Massaro como Suzano
Esse olhar sensível tem muito mérito da direção de Rodrigo de Oliveira, o sentimento que ele quer transmitir pela lente da câmera transborda nas cenas, enfatizado com a maestria das atuações. É necessário destacar o elenco do filme, que carrega momentos densos e sutis com toda a intensidade necessária. Johnny Massaro, que é o fio condutor da história, e Renata Carvalho, que interpreta uma performer transgênero, se sobressaem sempre que estão em tela. Os personagens com energias completamente diferentes, mas que se completam.
Retratando um momento em que a doença ainda era desconhecida, a narrativa por muito tempo escolhe não abordar o tema de forma direta, e assim como os personagens, vamos caminhando cegas nessa descoberta, acompanhando as mudanças corporais, as exaltações e o desespero. A atmosfera criada, usando a analogia dos soldados de guerra com as pessoas batalhando contra a doença, mexe com o telespectador, trazendo uma inquietude a todo mundo, esperando pelo momento em que tudo vai desmoronar.
E quando a ruptura chega, nos guiando para o ato final de “Os Primeiros Soldados”, vem com ela uma sensação de estranheza, mas que facilmente é desfeita a partir do momento em que o trio principal ganha o centro da cena e traz alguns dos momentos mais conturbados do filme. A virada traz uma mudança não apenas no tom do longa, mas também na estética, acertando mais uma vez na forma de abordar esse recorte da vida dos personagens.
Renata Carvalho no papel de Rose
Principalmente pelo acerto no tom dos atores e da direção, a história deveria se aproveitar mais desses personagens criados e explorar mais cada um deles. Existe uma força muito grande no trio formato por Suzano, Humberto (Vitor Camilo) e Rose (Carvalho), mas o destaque fica mesmo para Suzano, enquanto os outros permanecem em segundo plano. Apesar disso, todos os momentos em que Renata Carvalho está em cena, ela cresce de forma que toma o filme para si. E exatamente por isso deixa a sensação de que gostaríamos de ver ainda mais de sua personagem. Com o final do filme, o sentimento é de que Rose ainda tinha muito mais para entregar.
Outro personagem que tem certo destaque é Muriel (Alex Bonini), sobrinho de Suzano. E, por muitas vezes, esse destaque soa estranho, deslocado do resto da narrativa, mas, ao mesmo tempo, a sua presença traz um sentimento de esperança, de que é possível envelhecer e sonhar com um futuro. Apesar do tema denso e melancólico, sua presença é uma pequena luz no fim do túnel, uma luz necessária para que possamos seguir em frente.
Jornalista nascida no Rio de Janeiro e atualmente morando em Fortaleza. Cresceu assistindo filmes da Sessão da Tarde, Dragon Ball e Xena: A Princesa Guerreira. Constantemente falando coisas aleatórias sobre cinema, televisão e música.
“Brenda Lee e o Palácio das Princesas” é um musical bibliográfico que conta a história da ativista transgênero, Brenda Lee. O filme é uma peça teatral, que foi adaptada para o audiovisual, e carrega muito das duas linguagens, mesmo com muitos diálogos a narrativa, não fica cansativo, já que intercala com músicas cantadas pelas próprias atrizes.
O longa é gravado em uma espécie de galpão, que é dividido em cenários pequenos e com poucos objetos cenográficos, brincando com a imaginação dos espectadores. O cenário onde acontecem a maioria dos momentos musicais do filme, por exemplo, é feito com uma cortina de franjas que reflete a cor das luzes que estão sendo usadas na cena e isso faz a magia dessas cenas acontecer.
Sobre a fotografia, é interessante perceber que vemos câmera fixa nos momentos de entrevista com a Brenda Lee, remetendo a linguagem documental, já em outros, temos a câmera bem solta acompanhando o andar das personagens, principalmente nas cenas musicais. As músicas de “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” são um espetáculo à parte, sendo muito bem interpretadas pelas atrizes e com boas composições que compõem a narrativa.
O longa tem três diretores diferentes, Zé Henrique de Paula, como diretor geral da obra; Laerte Késsimos, como direção audiovisual; e Fernanda Maia, como direção musical. Possuir três diretores em uma mesma obra, mesmo que em áreas diferentes, é um grande desafio, mas os três trabalharam bem juntos e conseguiram imprimir todas as linguagens que se propuseram a usar.
Brenda Lee foi uma figura real e muito importante durante a pandemia de HIV/Aids aqui no Brasil, inaugurando o Palácio das Princesas, a primeira casa de acolhimento para pessoas soro positivo na década de 80. Esse filme é uma grande homenagem a sua história e luta.
“Morte Morte Morte” (“Bodies Bodies Bodies”) é um filme que mescla os gêneros de terror e comédia, provocando tensão nos espectadores e risadas genuínas. Após um período afastada de seus amigos, Sophie (Amandla Stenberg) decide que ir à festa que estão organizando durante um furacão é uma boa oportunidade para se reaproximar e entender como está sua relação com a própria família. Quando a noite cai e o tédio começa a aparecer, Sophie propõe que joguem um jogo chamado Bodies Bodies Bodies.
Dirigido pela cineasta holandesa Halina Reijn, também responsável por “Instinto” (2019), e produzido pela A24, conhecida por filmes como “Pearl” e “Midsommar” o filme conta com as atrizes Amandla Stenberg e Maria Bakalova, interpretando Bee, namorada de Sophie. Além disso, o comediante Pete Davison também participa, interpretando David, um dos amigos de Sophie.
O roteiro segue uma narrativa cíclica, acompanhando a dinâmica do jogo Bodies Bodies Bodies, no qual os personagens encontram um corpo, gritam e começam a discutir sobre quem é o assassino. Utilizando áudios do TikTok e algumas discussões triviais, mas que são extremamente importantes para os personagens, o roteiro satiriza a geração Z, trazendo o tom cômico do filme. É um roteiro simples, mas eficaz.
Com uma fotografia intrigante que utiliza lanternas, celulares e pulseiras neon como métodos de iluminação, o filme se torna ainda mais misterioso, deixando boa parte do que é visto na tela em completa escuridão. Para além da iluminação, uma cena que chamou bastante a atenção é aquela que ocorre dentro do carro, em que a câmera fica fixa no meio dos personagens e gira para mostrar a reação de cada um diante dos acontecimentos.
Em “Morte Morte Morte”, Sophie é lésbica. No entanto, esse não é o ponto central da personagem. Ela é lésbica, está ciente disso, tem uma namorada e se sente confortável com sua identidade. A trama de Sophie e seus problemas não têm relação direta com sua sexualidade, e é muito interessante assistir a narrativas com jovens adultas sáficas em que o foco principal da trama não seja sua autodescoberta. São narrativas que mostram que temos uma vida para além de nossa sexualidade ou identidade de gênero.
O filme está disponível na plataforma de streaming da HBO Max.
“Crush: Amor Colorido” é um filme de comédia romântica adolescente com gostinho de sessão da tarde. Nele acompanhamos Paige (Rowan Blanchard), uma adolescente lésbica que está tentando entrar para uma faculdade de artes. Entre amizades, desenhos e um crush enorme na garota popular da escola, Paige é obrigada a entrar para o time de atletismo e procurar quem é o artista cheio de trocadilhos que está pintando murais pela escola e pendurando suas artes por aí. Durante essa procura, Paige não só vai encontrar o amor, mas também uma nova forma de se expressar através da arte.
Dirigido por Sammi Cohen e estrelado por Rowan Blanchard, Auli’i Carvalho e Isabella Ferreira, a obra está cheia de clichês da adolescência que a maioria de nós vivemos, as paixões platônicas, a falta de habilidade nos flertes e muitos gay panics. O filme foi lançado em 2022 pelo streaming Hulu e aqui no Brasil está disponível no Star+.
“Crush: Amor Colorido” é um filme levinho, que acontece em um mundo utópico onde não existe homofobia e nenhum tipo de preconceito. A relação da Paige com os amigos e a mãe é cheia de amor e apoio, tanto que durante a produção, o melhor amigo dela apoia que ela converse com a paixão platônica dela e até a ajuda a dar o primeiro beijo. É lindo ver que Paige tem todo o apoio e afeto vindos da mãe. A relação das duas durante a trama é bem construída e gera muitas cenas cômicas com a mãe da Paige sendo a favor de que a filha tenha uma vida sexual ativa e protegida.
Tecnicamente, o filme não tem inovações, mas sendo uma produção direcionada ao público adolescente, não é isso que estamos procurando ao escolher assisti-lo. Com uma narrativa que conversa muito com desenhos, grafites e expressões artísticas, a direção soube dosar os momentos onde essas intervenções entrariam.
Algumas das cenas que merecem sua atenção são as de passagem de tempo, que mesmo reciclando o que já foi feito antes, tem um Q de diferente. E principalmente, a cena de investigação na primeira festa, que tem uma montagem incrível que dá um ritmo diferente ao filme e flui junto com a narrativa.
“Crush: Amor Colorido” é leve e dá para assistir quando estiver triste, feliz, quiser companhia para o almoço ou quiser assistir a uma comédia romântica fofinha. Um filme que, após os créditos, vai deixar você com o coração quentinho.