Carnaval é conhecido como a época mais “animada” do ano e como o Brasil é conhecido por essa festa tão linda, diversa e colorida, vamos listar cinco bloquinhos LGBTQ+ que arrasam, misturando glitter com resistência pelas ruas do país, porque a gente sabe que as vezes é mais seguro pular essa festa perto dos nossos.
RIO DE JANEIRO – Toco-Xona por Roberta Valentim
Com mais de 13 anos de história, o “Toco-Xona” é o primeiro bloco no Rio de Janeiro criado por mulheres lésbicas e representa a resistência e o empoderamento da comunidade LGBTQ+, criando um espaço seguro, diverso e vibrante. O cortejo, que acontece no domingo (23) de carnaval, promete levar mais de 15 mil pessoas as ruas.
RECIFE – Eu Acho é Pouco por Maria Izabelly Lopes
Bloco declaradamente esquerdista, o “Eu Acho é Pouco” foi fundado em 1976 por um grupo de amigos com alvo certo: a ditadura militar, massa né? É um dos blocos mais populares da cidade de Olinda.
Curiosidade: com o resultado das eleições de 2018, eleitores pró-Bolsonaro fizeram uma tentativa de boicote ao bloco, mas que não resultou em nada mais nada menos, uma coisa que pernambucano adora: MEMES. No final, o bloco desfilou pelas ladeiras de Olinda mais lotado do que nunca. Ninguém soltou a mão de ninguém nesse bloquinho.
BELO HORIZONTE – Garotas Solteiras por Roberta Valentim
Talvez um dos blocos que mais tenha crescido no Carnaval de BH e Inspirado na diva-mor Beyoncé, e batizado com uma elaborada tradução do seu hit “Single Ladies (Put A Ring On It)”, o “Garotas Solteiras” junta a música pop com a malemolência do carnaval, para fazer o chão tremer e mostrar que a rua é lugar de brilhar! Do pop ao funk, das novinhas às já consagradas, das nacionais às gringas: nosso bloco é dedicado às divas, seja qual for o estilo.
E esse ano o cortejo já esta marcado para a segunda, 24. Não Perca!
SÃO PAULO – Sai, Hétero Mimimi! por Melissa Marques
O bloco, que acontece na segunda de carnaval (24), nasceu em 2016 e foi um grande sucesso entre o público já em sua primeira edição. O nome “Sai, Hétero Mimimi” foi criado para deixar claro que é um evento para todos, desde que não haja nenhum tipo de preconceito.
A concentração começa ao 12h na rua Augusta e a programação conta com muito funk, pop e axé, sendo um dos blocos mais diversos para quem quer se divertir sem medo nesse carnaval.
SALVADOR – O Vale por Roberta Valentim
Comandado por Aline Rosa, o bloco que tem o nome baseado no próximo single da artista e aposta para o Carnaval, “Vale Tropical”, desfila no dia 22 de fevereiro, sábado de carnaval, no circuito Barra-Ondina, em Salvador.
Agora é só se planejar, e ir curtir essa festa que já é sinônimo de cor e alegria, do lado mais colorido da força! Aproveitem, mas não deixem de se hidratar hein 😉