“As Telefonistas” (originalmente “Las Chicas Del Cable”) é uma série espanhola, original da Netflix. A produção acompanha a história de quatro mulheres que trabalham na central de uma grande companhia telefônica, entre as décadas de 1920 e 1930, em Madri.
LesB Indica | The First Girl I Loved – longa-metragem sobre autodescoberta e primeiras vezes
Com mulheres fortes protagonizando, a produção retrata as alegrias e angústias de quatro personalidades completamente distintas na luta de terem suas vozes ouvidas. Lidia Aguilar (Blanca Suárez) é misteriosa e vive cheia de mentiras para esconder seu passado obscuro; Carlota Rodriguez (Ana Fernández) é uma mulher que luta pela sua independência; Ángeles Vidal (Maggie Civantos) vive oprimida no seu casamento; e Marga Suárez (Nadia de Santiago) é uma jovem doce e inocente do interior que quer tentar a vida na cidade grande.
A personagem de Fernández é uma mulher vinda de família rica com pais conservadores, então, quando conhece Sara Millán (Ana Polvorosa) desenvolve um sentimento inesperado. Carlota e Sara protagonizam um relacionamento que é responsável por colocar em pauta temas relacionados ao amor livre e não monogâmico, e causam muita confusão em Madri na luta pelos direitos das mulheres.
El Contacto Cero – websérie espanhola que aborda as consequências de um término intenso
Na época, a homossexualidade é tratada como doença, tanto que a personagem de Polvorosa é internada em uma clínica psiquiátrica quando começa a reviver suas verdadeiras vontades, que na infância foram oprimidas pelo seu pai. Nessa busca, ela começa a entender um pouco mais de si e se reconhece/identifica como Óscar Ruiz, um homem trans.
“As Telefonistas”, além de destacar momentos importantes da história, como a evolução da telecomunicação, apresenta temas relacionadas ao feminismo, aborto, homossexualidade, violência doméstica, crime organizado, saúde mental, identidades de gênero e muitos outros, que podem facilmente ser observadas no contexto de 2021.
GLAAD Media Awards 2021 – os vencedores, perdedores e os destaques da premiação
A relação de amizade construída entre as personagens principais, como também o figurino impecável do final dos anos 1920, consegue conquistar o espectador. Apesar da série apresentar clichês e alguns triângulos amorosos cansativos, a produção entrega um enredo que te proporcionará um misto de emoções. São muitos episódios, com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, e caso você piscar, provavelmente vai perder algo muito importante. Mas, é uma trama que te fará sorrir, chorar ou os dois ao mesmo tempo.
“As Telefonistas” está disponível na Netflix e possui cinco temporadas (a quinta é dividida em duas partes).