Control – websérie polonesa que vale a pena ser conferida

Muitos de nós já passamos pela experiência de reencontrar pela primeira vez, após o termino, o ex ou a ex. É estranho encontrar alguém com quem você compartilhou diversas histórias e sentimentos, e perceber que vocês não têm a mesma ligação, até um abraço que antes era algo tão comum, se torna estranho. Por outro lado, o reencontro traz à tona sentimentos familiares, afinal aquele indivíduo te conheceu profundamente. É desta experiência que se trata a websérie “Control”.

Especial | Oito autores que valem a pena conhecer durante a quarentena

A websérie nasce após o sucesso do curta-metragem de mesmo nome. Escrito e dirigido pela polonesa Natasza Parzymies, “Control” é uma história de amor ambientada em uma verificação de segurança do aeroporto. O curta de dois minutos ultrapassou mais de oito milhões de visualizações no Youtube, fazendo com que a diretora percebe-se que havia muito mais a ser explorado daquelas personagem, e assim o curta se torna uma produção para a web.

Em seis episódios somos levados a conhecer a história de Natalia (Ada Chlebicka) e Majka (Ewelina Pankowska). Natalia é segurança no aeroporto de sua cidade, e seu trabalho faz ela reencontrar Majka. A personagem de Ewelina, ao passar pela área de segurança precisa ser revistada, é então que Natalia surge para cumprir sua função. A situação gera um desconforto não apenas nas personagens, mas em nós que assistimos a cena. Apesar de agirem como estranhas, é visível que aquelas mulheres possuem ou possuíram uma grande intimidade, e aquele reencontro produz diversos sentimentos.

 

Para entender o que se passa com Natalie e Majka, a série nos apresenta diversos flashbacks ao longo da temporada. Este recurso é utilizado para nos mostrar como elas se conheceram, como eram as coisas enquanto estavam juntas, o que as separou. Sim, no início da série elas não estão mais juntas, mas será que até o fim da temporada o romance será reatado?

Resenha | O suave tom do abismo (absorção) – uma história para além do amor

A produção polonesa se assemelha a outros enredos já conhecidos e muito utilizados em filmes e séries LGBTQIA+: personagem “A” namora com o personagem “C”, mas percebe que está apaixonada pela personagem “B”, e assim inicia-se os conflitos internos e as dúvidas para saber quem é e com quem quer estar. Apesar deste plot bastante desgastado, a websérie é maravilhosa, principalmente por causa de dois fatores: o visual, que é muito agradável, e a química entre as protagonistas.

Apesar do final da temporada não ter agradado a todos, a finalização foi coerente para a história e as atitudes daquelas personagens. A série tem seus altos e baixos, mas acredito vale muito a pena conferir, principalmente por ser tratar de uma produção que foi desenvolvida num contexto e país tão diferente do nosso.

LesB Indica | Girltrash: All Night Long – longa-metragem trash LGBTQIA+ para divertir

Boa notícia: temos legenda em português!

Assistam ao trailer:

Lua Barros

Lua Barros

Libriana pertencente a casa de Corvinal, minhas três paixões são: vampiras, bruxas e lgbeteres.

Um comentário em “Control – websérie polonesa que vale a pena ser conferida

  • 19 de maio de 2020 em 20:32
    Permalink

    Gostei bastante dessa série, não assistia uma série tão boa desde Anyone But Me

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *