Ficha Técnica
Livro: Meu lugar ao sol
Autora: Leah Johnson
Editora: Alt
Número de Páginas: 304
Ano de Lançamento: 2022
“Amar não é algo que você faz porque acha que é a coisa certa. Você faz porque tudo que temos é nosso coração.”
O romance “Meu lugar ao sol”, publicado este ano pela Editora Alt, conta a história de duas adolescentes que se conhecem em um Festival que muda suas vidas para sempre. O livro é escrito pela autora best-seller Leah Johnson, conhecida no Brasil pela obra “Espere até me ver de coroa”, lançado em 2020 pela mesma editora.
A história se passa no Festival de Música Farmland, onde os destinos das duas personagens principais se cruzam por causa das dificuldades de Olivia em montar uma barraca. Olivia é especialista em namoros e se existisse um ranking de quem mais sofre desilusões amorosas, com certeza, ela estaria em primeiro lugar.
Após mais um término desastroso, Olivia convence a sua melhor amiga, Imani, a passarem um final de semana inteiro longe de romances e dedicado completamente a amizade das duas, com a regra absoluta de “nada de paqueras”. Dessa forma, juntas caminham para o Festival no intuito de virar a página.
LesB Cast | Temporada 2 Episódio 06 – a representatividade na Marvel: “Multiverso da Loucura”
Do outro lado, existe a Toni. Ela está prestes a começar na faculdade e seguir os passos da sua mãe para se tornar uma advogada: a última coisa no mundo que quer se tornar. Ainda em luto pela perda do pai, ela decide ir ao Festival com seu amigo Peter, na esperança de que o lugar mude o ritmo da sua própria vida como mudou a vida do seu pai anos atrás.
Desde criança, ela participava do Festival com seu pai todo ano. Neste ano, sem ele, Toni tem o objetivo de se inscrever no concurso Golden Apple, em que músicos amadores tem a oportunidade de cantar diante das maiores atrações do Festival. E ela acredita que se ganhar o concurso, conseguirá algumas respostas. É a partir disso que seu destino se cruza com Olivia.
No primeiro dia do Festival, Toni se depara com Olivia tendo dificuldades em montar sua barraca, e apesar de ser introspectiva, se encanta com a personalidade agitada de Olivia. Por um acaso da vida (ou não risos), Toni perde as inscrições do concurso individual e quase desiste, porém Olivia surge com a brilhante ideia delas fazerem um acordo de negócios: ela participa do concurso de banda com Toni e em troca, Toni precisa ajudá-la na caça ao tesouro do evento, já que a mesma conhece o Festival tão bem.
“É difícil reconhecer um momento histórico quando você está nele, mas posso sentir isso agora. Esse é um show que vai ficar para a história. Um show que vai ficar conhecido como uma Verdade sobre o poder da música ao vivo de nos ajudar a passar por qualquer coisa que nos desafie.”
“Meu lugar ao sol” apresenta um clichê perfeito: duas garotas que precisam uma da outra para conquistar os seus objetivos. Uma está atrás de respostas quanto ao seu futuro, enquanto a outra necessita encontrar coragem para ser tudo aquilo que precisa.
Resenha | Sua Alteza Real – uma história clichê para aquecer o coração
A proposta do livro de Leah Johnson é realmente interessante, além do local em que a história é ambientada ser eletrizante. Todo o ritmo do festival, das músicas e das corridas pelos prêmios são cativantes, como também as personagens principais são encantadoras ao seu modo.
Toni é uma personagem que conquista já nas primeiras páginas. Ela é amorosa, corajosa e persistente, e mesmo com todo o luto e drama ao redor dela, ela consegue cativar o leitor. Olivia, por outro lado, é mais difícil de convencer. Porém, a ideia da autora de apresentar uma personagem imperfeita, que erra constantemente, e foge do padrão de certinha, é realmente fora da caixa. Então, após algumas páginas de entendimento quanto as motivações da personagem, ela, com certeza, te fisgará também.
O único defeito de “Meu Lugar ao Sol” é a forma como a história se encerra. O final é corrido e pode abrir margem para comentários negativos, tendo em vista que todos os problemas se resolvem muito rápido. É compreensível que o objetivo da narrativa era o romance, contudo, os dramas e resoluções focam nas últimas 50 páginas, tornando a experiência com a trama menos perfeita.
Entretanto, Leah Johnson apresenta uma narrativa e personagens principais que encantam de forma individual e conjunta, levando em consideração que a história se passa em apenas três dias. O casal é fofo e é ainda mais encantador acompanhar a evolução do relacionamento das duas.
Resenha | Última parada – um romance que ultrapassa as barreiras do tempo
Um outro ponto a se destacar do livro é a forma respeitosa com que a autora retrata certos assuntos como violação de privacidade, ataques de pânicos, consentimento e culpabilização da vítima. Definitivamente, “Meu lugar ao sol” possui uma mensagem essencial e oportuna, e com certeza merece sua atenção.
Obs.: livro cedido pelo Globo Livros para resenha.
Se você deseja adquirir este livro, compre pelo nosso link da Amazon, pois assim você ajuda a manter o site no ar! Só clicar na imagem abaixo 😉