“Harlem”, lançamento de 2021, do Amazon Prime Video, é uma série de comédia norte-americana criada e produzida por Tracy Oliver (“Viagem das Garotas”). De acordo com a escritora, a produção tem o propósito de apresentar um novo olhar sobre histórias de amizades feminina com mulheres negras atuando.
LesB Indica | Coisas de Garotas – longa-metragem sobre incertezas, decepções e amizade
Dessa forma, a série acompanha a vida de quatro mulheres, na casa dos trinta anos, que se conheceram na época em que frequentavam a Universidade de Nova York. Atualmente, elas moram no bairro Harlem, e tentam equilibrar suas vidas amorosas e profissionais.
Camile (Meagan Good) é uma professora de antropologia que ainda não superou seu ex-namorado Ian (Tyler Lepley); Quinn (Grace Byers) é uma designer de moda que sempre fracassa em seus romances e sofre a pressão dos pais constantemente; Angie (Shoniqua Shandai) é uma cantora ousada e boêmia que tem problemas financeiros, e mora com a amiga (Quinn); e por último tem Tye (Jerrie Johnson), uma empresária bem-sucedida que criou um aplicativo de relacionamentos queer para pessoas negras.
Benedetta e Juana Inés – o resgate da história das mulheres sáficas
Cada personagem da série encara suas dificuldades e possuem personalidades bem demarcadas, e apesar da produção, muitas vezes, girar em torno da Camile e deixar as outras personagens de lado, vale cada segundo do seu tempo. Juntas debatem sobre suas vidas e principalmente, sobre o que é ser negra na sociedade, porém sem perder o tom divertido e leve, além de discutirem sobre feminismo e negritude.
Tye é uma mulher lésbica que, apesar de ter um aplicativo de encontros, tem dificuldades de se envolver seriamente com outras mulheres. Além disso, tem um passado misterioso e desenvolve um relacionamento breve com uma mulher branca, no qual ela não acredita que irá para frente devido as suas diferenças raciais. Ademais, outra personagem do núcleo principal começa a se interessar por outra mulher, fazendo-a questionar a sua sexualidade.
A produção possui dez episódios de aproximadamente trinta minutos e é indicada a qualquer pessoa que curte um bom romance, drama e bons debates sobre a vida. Sem esquecer que seu tema principal é discutir sobre a cultura negra norte-americana e as vivências de jovens mulheres de trinta e poucos anos que ainda estão procurando seu caminho.
Resenha | Camille & Camila: amor entre meninas – você vai querer saber mais
“Harlem” está disponível no serviço de streaming do Amazon Prime Video.