Resenha | Rádio Silêncio – uma história intensa e dolorosa

Ficha Técnica
Livro: Rádio Silêncio
Autora: Alice Oseman
Editora: Rocco
Número de Páginas: 447
Ano de Lançamento: 2019


“Olá. 

Espero que alguém esteja ouvindo. 

Estou enviando esse sinal via rádio […] num pedido sombrio e desesperado de socorro”

Em Rádio Silêncio”, segundo livro da escritora britânica Alice Oseman a ser publicado no Brasil, o leitor se depara com a melancólica história de amizade entre Frances Janvier e Aled Last, duas almas solitárias que encontram uma na outra a resistência necessária para suportar o peso da vida.

Pro Mundo (Out) | Harper Caldwell e a hora certa de sair do armário

Nas palavras da própria Frances, ela é inteligente. Seu objetivo? Estudar em Cambridge, conseguir um bom emprego, ganhar muito dinheiro e ser feliz, exatamente nessa ordem. Para isso, no ensino médio, tornou-se uma máquina de estudo, inclusive, representante de turma, um adicional importantíssimo ao seu currículo estudantil. Mas nem só de estudos se sustenta um coração triste. Apaixonada por um podcast chamado Universe City, Frances guarda em segredo sua fonte de sustentação para os dias soturnos (e os nem tão soturnos assim), a história de Rádio, um aluno detetive, que tenta escapar de uma universidade cheia de monstros.

“— Já tenho os principais pontos resolvidos. Sou inteligente, vou fazer faculdade, blá-blá-blá, notas, sucesso, felicidade. Estou bem. Às vezes, eu tinha a impressão de que só falava daquilo. Afinal, ser inteligente era minha principal fonte de autoestima. Sou uma pessoa muito triste, em todos os sentidos da palavra, mas pelo menos faria faculdade.” 

Mas tudo muda quando a voz misteriosa por trás de Rádio a convida, através do Twitter, a desenhar artes para o podcast. Sem conhecer o autor (mas não por muito tempo), Frances aceita o convite e passa a trabalhar no podcast. Era de se esperar que a relação de proximidade com o autor/narrador de Universe City, levasse Frances a descobrir sua identidade, mas é num momento de bebedeira, com os amigos superficiais e o tímido vizinho, que ela descobre sem querer que Aled Last, que mora na casa em frente, é o criador da série.

Review | Who We Are – Primeira Temporada

A partir daí, os protagonistas de Rádio Silêncio”, esses dois jovens solitários e esquisitos, encontram um no outro a possibilidade de serem eles mesmos e passam a iluminar as vidas um do outro. Mas em meio a relacionamentos familiares abusivos e à possibilidade da aproximação com Frances tornar pública a identidade de Aled como criador de Universe City, ela também esconde que pode ter sido a razão para que a irmã de seu melhor amigo (e sua antiga paixão) tenha ido embora da cidade para sempre. 

Aled Last já é conhecido entre os leitores da escritora britânica, por ser um dos personagens recorrentes da série de graphic novels Heartstopper”. Alice Oseman é também autora de Um Ano Solitário”. Em Rádio Silêncio”, ela nos entrega uma história intensa e dolorosa, que aborda temas profundos como depressão, suicídio, maternidade abusiva, solidão, bissexualidade, assexualidade e, claro, a importância das amizades, no enfrentamento das pedras no meio do caminho (como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade).  

Shirley Pinheiro

Caririense com orgulho, é graduanda em Letras pela Universidade Regional do Cariri, mas "com diploma de sofrer de outra universidade". É amante de séries, livros, música e poesia. E o que lhe dá prazer é estudar literatura nordestina, ouvindo Belchior e tomando um delicioso suco de manga.

Deixe uma resposta