A trama de “Marte Um” tem início logo após a vitória de Jair Bolsonaro na corrida pela presidência do país, em 2018. Nesta realidade tão dura, o jovem Deivinho (Cícero Lucas), caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar Marte. A mãe, Tércia (Rejane Faria), diarista que sofre para encontrar novos trabalhos, acredita estar sofrendo de uma maldição na qual tudo dá errado para ela.
Drama dos mais simples, o longa comove sem exageros, mostrando a evolução na jornada dos Martins dentro de sua própria e comum realidade. Enquanto a eleição de Bolsonaro parecia resgatar a esperança de parcela da população, a realidade da família Martins mostra que pouco mudou para os menos favorecidos.
Eunice (Camilla Damião), irmã mais velha de Deivinho, reluta em contar à família sobre o namoro com outra mulher, ao mesmo tempo em que sonha em comprar uma cobertura que, em sua própria visão, seria exagerada até para uma pessoa com condições financeiras.
LesB Indica | Pivoting – produção cativante e divertida
O filme toca em assuntos sensíveis do dia a dia – especialmente quando se trata do relacionamento de Eunice e Joana (Ana Hilário). O roteiro faz críticas sociais muito pertinentes se tratando desse casal. Até a homofobia é mostrada de uma forma mais ‘aproximada’ da realidade. Eunice carrega a seriedade consciente dos desafios de ser uma jovem negra hifenizada, mas que é também corajosa. Para ela, ser lésbica é sonhar por autonomia, inclusive financeira, é se casar e deixar de compartilhar beliche e confidências com Deivinho.
A mensagem que fica de “Marte Um” é que a família pode ser ponto de partida para seguir acreditando em seus sonhos, mesmo quando a vida impõe dificuldades que parecem quase impossíveis de ultrapassar. E que você pode amar quem quiser, independente do que os outros pensem ou falem.
Mesmo que não figure entre os cinco títulos escolhidos para brigar pela estatueta do Oscar, “Marte Um” já fez história como o primeiro filme brasileiro dirigido e estrelado por artistas negros a ser selecionado para a disputa. O longa está disponível em todos os cinemas do Brasil e também para locação nas plataformas de streaming Apple TV, Google Play e Youtube.