Ficha Técnica
Livro: Luzes do Norte
Autora: Giulianna Domingues
Editora: Galera
Número de Páginas: 303
Ano de Lançamento: 2022
Com a publicação de “Luzes do Norte”, Giulianna Domingues estreia na literatura em grande estilo. Uma obra de fantasia e mistério, repleta de romances, intrigas e dos clichês que a gente já está acostumada. No entanto, embora a narrativa seja fluida e bem descrita, a história contém alguns furos que podem confundir a leitora.
“Luzes do Norte” é narrado em terceira pessoa e protagonizado por Dimitria Coromandel, a garota de 21 anos que já é considerada a melhor caçadora do Cantão da Romândia. É por esta razão que Bóris van Vintermer, uma figura importante da região, a contrata para capturar um urso que vinha tirando seu sossego. Diante do sucesso da Caçadora, o homem lhe encarrega de mais uma função: proteger sua filha mais velha, Aurora Van Vintermer.
Resenha | Robin – uma narrativa intrigante repleta de conteúdo
Aurora é encantadora. Delicadeza e força reunidas em uma só mulher, por isso e pelo dinheiro e poder que um casamento com ela traria ao felizardo que conseguisse sua mão, a jovem é a mais cobiçada na cidade de Nurensalem. Mas estas não são as razões pelas quais Igor Coromandel diz ser apaixonado pela moça, segundo ele, Aurora é o amor de sua vida, muito embora os dois tenham trocado raras palavras.
O irmão mais novo de Demi, um mago em ascensão, é responsável por encantar as armas da caçadora e vê no novo emprego de sua irmã, a oportunidade perfeita para se aproximar de sua amada. Igor, então, encarrega Demi de falar sobre suas virtudes para Aurora. Mas ele não contava com a abrupta paixão que a caçadora sentiria por sua protegida.
“Mas não foi nas qualidades de Igor que seu pensamento se demorou durante a volta para casa, e sim em como os olhos de Aurora brilharam ao encontrar os seus, e nas tardes que elas passariam juntas muito em breve”.
Em meio à toda a culpa que Demi sente por estar traindo o irmão e os conflitos em entender sua atração por Aurora, as crianças de Nurensalem aparecem mortas de maneira brutal e misteriosa. Cabe à caçadora descobrir quem ou o que está matando as crianças da região.
LesB Indica | Orange is The New Black – uma comédia dramática original Netflix
O cenário de “Luzes do Norte” se destaca pela beleza, reforçado pela narração de Giulianna Domingues, que é de tirar o fôlego:
“As luzes eram um presságio de magia, e, mesmo que não soubesse fazer um feitiço para salvar sua vida, Dimitria sentia sua energia fluindo em suas veias.
[…] Ela não conseguia desgrudar os olhos do céu. Vinte e dois anos em Nurensalem e ela ainda era fascinada pela aurora boreal.”
Mas o encanto causado pela obra, não o livra da percepção de algumas problemáticas na linha do tempo que poderiam ter sido facilmente evitadas com uma simples revisão pela equipe da autora, como por exemplo a idade de Igor Coromandel, que nas primeiras páginas do livro é apresentado como o irmão mais novo de Demi, os dois com “apenas um ano de diferença, mas Igor sempre seria o caçulinha”, no entanto, no decorrer da história, Dimitria narra as tragédias que aconteceram quando os dois eram crianças descrevendo o irmão como um bebê na época, o que pode ser facilmente justificado pela ideia da protagonista ser uma irmã extremamente coruja e superprotetora. Mas a confusão se confirma no conto que precede a história, que, enquanto Demi tem oito anos, Igor tem quatro e a “seriedade de um senhor de 80”.
Modern Love e a representatividade LGBTQIA+ na adolescência
No mais, a obra tem características típicas de um autor de primeira viagem, cuja escrita, embora muito boa, pode se desenvolver com a prática. E, se até aqui você não está convencida a ler o livro, que a capa lhe convença, pois esta é uma obra de arte, o complemento perfeito para ilustrar o romance entre Aurora e Dimitria, e entre a leitora e o livro. Uma história para lembrar que o céu, de todas, é a melhor fonte de inspiração, esteja ele ensolarado, estrelado, nublado ou tingido pelas “luzes do norte”.
Se você deseja adquirir este livro, compre pelo nosso link da Amazon, pois assim você ajuda a manter o site no ar! Só clicar na imagem abaixo 😉