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LesB Indica | Vita e Virginia – um romance nas entrelinhas

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Para as amantes de literatura, ou de filmes de época, “Vita e Virginia” pode ser seu próximo queridinho. O longa é baseado em uma peça teatral de mesmo nome que retrata o amor secreto entre as escritoras Vita Sackville-West (Gemma Arterton) e Virginia Wolf (Elizabeth Debick), um dos romances mais curiosos do século XX, a partir das cartas trocadas pelas mesmas.

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O filme nos mostra desde o primeiro encontro das mulheres até a despedida de sua relação amorosa. Logo no início, somos introduzidos ao estilo de vida de ambas e de seus respectivos esposos, entendendo assim que nenhuma das duas possuía um casamento convencional e que elas, junto de seu ciclo social, faziam parte do grupo de artistas boêmios mal vistos pela sociedade da época. Vita era conhecida por viver em um relacionamento aberto com seu marido, Harold Nicholson (Rupert Penry-Jones), e por seus envolvimentos sáficos, enquanto Virginia e Leonard Woolf (Peter Ferdinando) causavam estranhamento nas pessoas por possuírem um casamento totalmente platônico.

Ao decorrer da trama, podemos observar a relação das duas se transformar, e todos os efeitos causados em Virginia por conta de tal aproximação. A mulher sempre foi uma pessoa introvertida, não se preocupando muito com romance, e com a saúde mental frágil, sendo perseguida pela depressão até o fim de sua vida. Vita era uma mulher espontânea e livre, sendo uma inspiração para Woolf e uma forma da mesma escapar de sua realidade.

Resenha | Depois daquele beijo – narrativa fluida com algumas falhas

Uma grande questão na vida da autora, que também é bastante abordada ao longo do filme, é a falta de desejo sexual. A personagem de Debick se sentia deslocada na sociedade e incapaz de amar e desejar os outros, por mais envolvida que estivesse. Dito isso, é explorado a forma como a intensidade de seus sentimentos pela outra permitiam que a mulher explorasse sensações nunca vividas antes; trazendo vida e inspiração artística para a mesma, independentemente de suas relações sexuais. Escrever sobre Vita fazia com que ela compreendesse o que sentia dentro de si e o que a mulher significava para ela.

Todos os acontecimentos são abordados de forma poética, contando com fragmentos das cartas originais trocadas por Sackville-West e Woolf e uma trilha sonora envolvente e indispensável.  Se filmes mais lentos não forem tanto sua praia, talvez o longa falhe em prender sua atenção. Apesar disso, toda a história por trás dos acontecimentos e da vida das mulheres fazem com que o longa seja um ótimo entretenimento, além de trazer mais conhecimento sobre os bastidores de clássicos da literatura inglesa.

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Crítica | Por Trás da Inocência – longa-metragem com potencial não explorado

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“Por Trás da Inocência” é um filme de 2021 que conta a história de Mary Morrison (Kristin Davis), uma famosa escritora de suspense, se preparando para embarcar em uma nova obra, a autora decide contratar uma babá para ajudar nos cuidados com as crianças.

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No entanto, a trama sinistra do livro começa a se misturar com a realidade. Mary seria vítima de uma perigosa intrusa, ou estaria imaginando as ameaças? Conforme o livro da escritora se desenvolve, a vida dos familiares é colocada em risco.

Quando assistimos a candidata a babá Grace (Greer Grammer) entrar pela porta, ela faz uma cara de psicopata à câmera. Clássico. E em uma de suas primeiras frases, a garota comportada até demais afirma: “Eu sou um pouco obsessiva”. E é neste momento que já conseguimos pensar no que vem pela frente.

O que mais incomoda nessa personagem é que ela foi fetichizada desde o início de “Por Trás da Inocência”. Ela parece ser constantemente usada para justificar a “nova” atração de Mary por mulheres, que até então nunca tinha acontecido. É como se Mary tivesse sido privada de todos os seus desejos e somente com a chegada dela tudo emergisse.

Soa familiar para vocês?

LesB Cast | Temporada 2 Episódio 02 – The Wilds e teorias para a segunda temporada

A diretora e roteirista Anna Elizabeth James tem a mão leve para a condução das cenas. Talvez ela tema que suas simbologias não sejam claras o bastante, ou duvide da capacidade de compreensão do espectador. De qualquer modo, ressalta suas intenções ao limite do absurdo: o erotismo entre as duas mulheres se confirma por uma sucessão vertiginosa de fusões, sobreposições, câmeras lentas e imagens deslizando por todos os lados, sem saber onde parar.

A escritora bebe uísque e fuma charutos o dia inteiro (é preciso colocar um objeto fálico na boca, claro), enquanto a funcionária mostra os seios, segura facas de maneira sensual e acidentalmente entra no quarto da patroa sem bater na porta. “Por trás da inocência” se torna um herdeiro direto da estética soft porn da televisão aberta por suas simplicidades e exageros. Ou seja, típico filme feito para agradar homens.

Este é o clássico filme sáfico que poderia ser muito bom, mas foi apenas mediano. Infelizmente, o longa só nos mostra mais uma vez o quanto ainda temos um longo caminho pela frente nessa indústria.

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“Por trás da inocência” está disponível para assistir na Netflix.

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LesB Cast | Temporada 2 Episódio 02 – The Wilds e teorias para a segunda temporada

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Fala LesBiCats, o LesB Cast está de volta com um novo episódio. Desta vez, vamos conversar sobre a série do Prime Video “The Wilds”, que retorna dia 6 de maio, o desenvolvimento das personagens ao longo da primeira temporada e PRINCIPALMENTE, o que esperamos do segundo ano da produção. Estão preparadas para nossas teorias?

Nesta edição contamos com a presença da nossa apresentadora Grasielly Sousa, nossa editora-chefe Karolen Passos, nossa diretora de arte Bruna Fentanes e nossa colaboradora França Louise. E aí, vamos conversar sobre “The Wilds”?

Se você gostar do nosso podcast, quiser fazer uma pergunta ou sugerir uma pauta, envie-nos uma DM em nossas redes sociais ou um e-mail para podcast@lesbout.com.br 😉

Créditos:

Lembrando que nosso podcast pode ser escutado nas principais plataformas como: Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e Google Podcasts.

Espero que gostem. Até a próxima!

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LesB Saúde | A descoberta tardia da sexualidade

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Com a evolução de se ter a cultura sáfica (sáfica aqui carrega o sentido de mulheres que se relacionam com outras mulheres) sendo representada em produções artísticas e na mídia como livros, filmes e séries, se observarmos bem, nesses espaços o tema, na maioria das vezes, vem sendo abordado com a descoberta da sexualidade durante a adolescência. E sim, é importante ter essas produções voltadas para a identificação do público juvenil, entretanto, também se faz importante discutir sobre as possibilidades dessa descoberta em outras fases da vida, esse texto tem a intenção de refletir sobre isso.

Diante das outras possibilidades da descoberta, podemos usar como exemplo o recente casal Gabilana (Gabriela e Ilana) que vem sendo bastante falado; as personagens são interpretadas por Natália Lage e Mariana Lima na novela “Um Lugar ao Sol”, da Rede Globo. Casal esse que conseguiu ficar junto na trama só depois de 20 anos após se conhecerem, depois dos desencontros da vida. Durante o desenvolvimento da história das duas podemos perceber como elas lidaram com a heterossexualidade compulsória, o medo do julgamento e de se permitirem vivenciar quem são de verdade.

Pro Mundo (Out!) | Um pouco sobre Ilana Prates de “Um Lugar ao Sol”

Devemos considerar também que, para além de toda a invisibilidade percebida na mídia, o nosso dia a dia também faz parte desse processo de reconhecimento. Estamos atentas para conhecermos e conversarmos com mulheres que vivem essa realidade depois de certa idade, sendo esta uma idade que a sociedade julga como “errada” para descobrir a sua sexualidade. Portanto, o que essas mulheres sentem depois que percebem que estão nessa situação?

A experiência de mulheres que passam por essa descoberta “tardia” não envolve só a descoberta em si, mas devemos olhar também para outras complexidades que vêm com isso, como o sentimento de invalidação da sua sexualidade, além do possível sofrimento causado depois de anos experienciando o que as impedem de viver plenamente o que sentem.

Review | Heartstopper – Primeira Temporada

A representação da mídia traz aqui um papel importante, já que provavelmente mulheres dessas vivências passam pelo questionamento “não existem pessoas como eu?” e indagações semelhantes. A sensação de reconhecimento, além da troca com outras mulheres que passam pelo mesmo, pode importar e fazer a diferença na vida de quem é atravessada por essas questões.

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Bombando