Literatura

Resenha | O medo é feito de gelo – um romance que merece sua atenção

“O medo é feito de gelo” é um romance da escritora L. S Englantine, publicado pela Amazon, e conta a história de Nicola Wolf, uma jovem que após um grave incidente não pode mais competir na patinação artística, seu grande sonho de infância.

Published

on

Ficha Técnica
Livro: O medo é feito de gelo
Autora: L. S. Englantine
Número de Páginas: 392
Ano de lançamento: 2021


“O medo é feito de gelo” é um romance da escritora L. S Englantine, publicado pela Amazon, e conta a história de Nicola Wolf, uma jovem que após um grave incidente não pode mais competir na patinação artística, seu grande sonho de infância. A culpa que sentia pela sua tragédia ter afetado tanto a vida de seu parceiro e melhor amigo Harvey Bird, acaba obrigando a mesma a conviver diariamente com sua vizinha insuportável Aster Campbell, uma jogadora de hóquei com quem Nicola faz um acordo para ajudar seu amigo a ter uma nova parceira de dança.

LesB Indica | A Jovem Rainha – longa-metragem histórico sobre luta e liberdade

Esse livro é um desses clichês em que as personagens se detestam por motivo algum, e depois acabam se apaixonando. Mas o clichê acaba aqui, pois a história aborda assuntos sérios e até levemente pesados, como por exemplo relações abusivas e famílias desestruturadas, o que não penaliza com o tom leve da história, só gera um pouco mais de seriedade a um romance um pouco clichê.

Por mais que tenha gostado de “O medo é feito de gelo”, é preciso fazer uma ressalva para um problema que encontrei ao longo da narrativa, afinal, algumas vezes parece que um pensamento da autora ou a construção de algumas frases não foram bem formuladas, o que faz com que a ideia que se queira passar acabe se perdendo. Contudo, é um detalhe que acontece poucas vezes ao longo da trama, e que não gera nenhum desafio em se entender o contexto da história.

Fora isso, é maravilhoso conhecer as personagens, e entender suas motivações. Inicialmente parece que Nicola não tem muita impulso para existir, e com o passar dos primeiros capítulos você vai entendendo que é basicamente isso mesmo. Após o acidente, ela perde o brilho em relação a vida, ou o resto de brilho que tinha, e passa a se preocupar apenas em manter seu irmão mais novo seguro e recompensar seu melhor amigo por não ter mais uma parceira.

Review | Tampa Baes – Primeira Temporada

Por mais que tenha levado alguns capítulos para a história engatar e o leitor entender o que estava acontecendo com esses personagens, “O medo é feito de gelo” consegue lhe aproximar de Nicola, mesmo ela parecendo tão apática a quase tudo. Ao longo da história é compreensível o porquê dela ter se tornado tão fria em relação a cidade em que vive, as pessoas, e principalmente, a sua família.

Por mais que seja um romance, é também uma narrativa sobre o crescimento dessa personagem, ao explorar a relação com sua família problemática, os sentimentos mais presentes são o acalanto de ver seu amor pelo irmão mais novo que tenta proteger a todo custo, e a agonia de perceber como seus pais a tratam com indiferença e até covardia, gerando uma reflexão sobre como essa ideia de amor materno e paterno não é algo natural.

Sem esquecer de Aster Campbell, sua vizinha, a quem ela detesta por ser seu completo oposto. A jogadora de hóquei causa certo incômodo durante a trama, é descrita como alguém que se conhece e sabe o que quer ser, mas, ao mesmo tempo, vive uma relação problemática com uma garota hétero que namora o babaca da escola e que por anos só a tratou mal. Tal fato provoca uma incongruência na narrativa de “O medo é feito de gelo”, porque não fica claro o real motivo desse envolvimento, a não ser amaciar seu próprio ego.

A construção do envolvimento e a aproximação das personagens, Nicola e Aster, é muito bem trabalhado, pois o leitor se envolve juntamente a elas, na verdade, percebe até antes delas que as mesmas são o par ideal. Contudo, este não é o ponto mais alto da narrativa, por mais que seja ótimo. O melhor é como a relação entre as personagens, o apoio e amizade, ajuda Nicola a lidar com todas as questões que está vivendo.

Crítica | Benedetta – longa-metragem polêmico, incômodo e questionador

Não que Aster esteja lá para resolver os problemas da Nicola, mas, ao se permitir conhecer outras pessoas, entender a motivação daquela, suas camadas, a personagem cresce, cria coragem para enfrentar sua família, seu ex, seu medo de voltar a patinar. É instigante acompanhar Nicola lidando com todas essas feridas abertas, e se permitindo apaixonar por alguém que ela só detestava porque ela não entendia, afinal, o caos que a outra parecia representar lhe causava medo, pois isto lhe tirava o controle.

“O medo é feito de gelo” tem uma excelente história de romance, e explora muito bem a questão das relações abusivas, tanto com namorados como com a família. Mas, às vezes, na construção dos personagens, os poucos defeitos apresentados são superados tão facilmente, que geram a impressão de que essas pessoas não são reais, a não ser por Nicola, já que todos os outros parecem superficiais. Isso também gera um grande contraste entre os personagens que foram feitos para serem odiados e que tem muitos defeitos, e os protagonistas, que quase não possuem defeitos algum, e quando um (defeito) é apresentado, logo é reconhecido e superado.

Apesar dessas ressalvas, é maravilhoso acompanhar o crescimento de Nicola Wolf, se reconhecendo, autoafirmando, enfrentando seus medos, e se envolvendo em um romance tão calmo e pacífico, como quando você se apaixona pela sua melhor amiga, só que nesse caso, é sua vizinha detestável.

Bombando

Sair da versão mobile