“A Jovem Rainha” é um drama que acompanha a Rainha Cristina da Suécia (Malin Buska), desde a sua criação até a sua queda. O filme leva o espectador em uma viagem histórica no meio da Guerra dos Trinta Anos, em que a Rainha recém-chegada ao trono pensa e tenta impor modernidades, e um importante acordo de paz, algo que enfurece o restante da Corte.
A trama conta que a Rainha Cristina foi adotada por seu tio, após seu pai falecer e sua mãe estar sem condições para lhe dar uma boa criação. Assim sendo, Cristina cresce para ser um príncipe, já que assumirá o trono que seu pai deixou vazio. Criada em meio a muitos privilégios e oportunidades de estudos filosóficos, a Rainha se encanta pelos escritos e ideias de René Descartes, o que a torna uma rebelde na visão da Corte e da religião.
O longa “A Jovem Rainha” tem uma narrativa agitada, ambientada por volta de 1600, mostrando Cristina lutando pelo seu direito de ser livre, após ter passado todos os anos de sua vida sendo observada e avaliada por homens, e presa as regras deles. No momento em que assume o trono, se apaixona pela sua dama, a Condessa Ebba Sparre (Sarah Gadon), e além de lutar pela sua própria liberdade, precisa começar a lutar pela liberdade de seu novo e proibido interesse amoroso.
Com direção de Mika Kaurismäki e roteiro de Michel Marc Bouchard, a produção não é uma história de amor com um final feliz. Trata-se mais de uma história de luta e a retratação de marcos históricos, pois, enquanto precisa obedecer às suas obrigações de rainha, Cristina se sente tentada à ceder a uma vida em que ela possa ser verdadeiramente ela.
“A Jovem Rainha” estreou no cinema em 2017, e vale a pena ser conferido por sua carga histórica e por trazer como protagonista uma mulher de personalidade forte e questionadora. O filme está disponível no serviço de streaming Looke, através do canal VideoClub.