Literatura

Resenha | A ascensão da rainha – premissa intrigante com potencial para mais

Published

on

Ficha Técnica
Livro: A ascensão da rainha
Autora: Monise Camille Fornasiari
Editora: Viseu
Número de Páginas: 619
Ano de lançamento: 2022


“A ascensão da rainha” é um romance da escritora Monise Camille Fornasiari, publicado pela Editora Viseu, em que pretende explorar a batalha pelo domínios de reinos, uma guerra em que a arma principal é a magia há muito deixada de lado, quase esquecida, assim como a relação entre uma Princesa e uma ladra, unidas pelo destino.

Inicialmente conhecemos a Princesa Theodore Flamejew, filha mais jovem e herdeira do trono, vive trancada no castelo, pois seu pai, o Rei Thomas, tinha um senso de proteção exacerbado em sua direção, diante do ocorrido no início da sua vida, ou seja, ter passado anos acometida por uma doença desconhecida. E por mais que nunca tenha saído do castelo, ela tinha muitas ideias de como deveria governar seu reino, contudo, seu pai só precisava que ela se casasse com quem ele escolheu.

Resenha | As Quatro Rainhas Mortas – narrativa sobre um reino governado somente por mulheres

Entretanto, um pouco antes de viajar para se casar, seu castelo é invadido, seu pai é assassinado, e a Princesa só consegue escapar graças a uma ladra que tinha escolhido o dia errado para também invadir o castelo; Maya ajuda a Princesa, que estava ferida, e a leva consigo, mesmo diante de seu claro ódio a qualquer pessoa da nobreza. É a partir deste momento que a história de “A ascensão da rainha” realmente começa: quando essas duas realidades, aparentemente tão díspares, se chocam, e uma ladra pobre e órfã se compromete em ajudar uma Princesa, que claramente, não conhece nada da realidade do mundo e lhe provoca raiva, mas também mexe com ela como nenhuma outra mulher conseguiu.

A premissa da história é até interessante, por mais que um tanto clichê, a questão é que a narrativa não consegue focar em um ponto a ser explorado, tentando contar muitas tramas, que deveriam se relacionar. Contudo, diante da quantidade de informações, faz com que o leitor se perca.

“A ascensão da rainha” tenta construir um enredo enigmático, com o objetivo de fazer o leitor questionar quais são os segredos por trás da história dessas duas personagens, assim como o motivo pelo qual o “destino” resolveu as unir. Entretanto, o que acontece é que não existe a construção do enigma, pelo contrário, assim que conhecemos Maya já imaginamos que ela seja a personagem apresentada no prólogo do livro, e que já sabemos que também é uma Princesa.

Review | Señorita 89 – Primeira Temporada

Para além disso, há o fato do leitor não conseguir se compreender o bastante sobre esse mundo fictício construído: sabe-se que existia magia há muito tempo, e que depois de grandes guerras a magia foi esquecida, mas não perdida; assim como se sabe que há vários reinos comandados por diferentes famílias, mas não é dito quantos, nem quais. Tal falta de informação faz com que aquele que lê não alcance total entendimento sobre a importância desta separação de reinos, ou sobre as famílias que os comanda.

Tais fatos faz com que a leitura de “A ascensão da rainha” prossiga sem um real contexto. O que está ao alcance do leitor é que a Princesa teve seu reino invadido e estão atrás dela, e tem a ladra que se compromete a ajudá-la por conta de uma promessa feita a um amigo bruxo, que justificou o pedido em um pressentimento a respeito do importante destino das duas. Contudo, a motivação segue um mistério devido as lacunas que a história possui.

A autora passa muito tempo aproximando as personagens, variando diálogos para convencer de que há um sentido na relação dessas personagens. As personagens só possuem um lado e uma motivação: ambas estão indignadas com a realidade de seus reinos e querem mudar as coisas, fazer a diferença – tal sentimento pode até fazer sentido para Maya, já que ela é uma jovem pobre que conhece a realidade da fome da população; mas, para a Princesa, se trata apenas de seu bom coração, sobre como ela é uma pessoa bondosa que deseja fazer o bem.

Resenha | Rainhas Geek – obra literária recheada de nerdices

“A ascensão da rainha” possui uma premissa interessante: a ideia de chocar duas realidades tão díspares, de criar uma curiosidade a respeito do passado de Maya, a tentativa de nos surpreender quando descobrirmos quem ela é, e, claro, o ponto principal, a revelação de como a magia está diretamente ligada a estas personagens, assim como a conclusão de suas tramas em relação ao governo de seus reinos. O ponto é que, por vezes, a narrativa se perde. Contudo, ainda assim, é impossível não se envolver com o casal, especialmente devido ao companheirismo criado entre elas.


Se você deseja adquirir este livro, compre pelo nosso link da Amazon, pois assim você ajuda a manter o site no ar! Só clicar na imagem abaixo 😉

LesB Nota
  • História
  • Personagens
2

Sinopse

Antigamente magos e feiticeiros reinavam por toda a Terra, mas a perversidade da guerra, as mortes, o sangue derramado e o tempo acabaram com a magia que um dia erguera aquele mundo. Com a destruição, vem o renascimento e, nesse novo mundo, reinos aparecem. No continente nascido, um reino se destaca: o dos Flamejew. Nele, o Rei Thomas tinha a difícil missão de criar suas filhas, especialmente a mais nova: a impetuosa Theodore. A princesa tinha sua própria visão de mundo. Desejava imensamente lutar por seu reino e seu povo, mesmo sendo fortemente impedida por leis ultrapassadas e pela ameaça iminente de um casamento arranjado a forças. Não muito longe do castelo dos Flamejew, na parte mais miserável do reino, vivia outra jovem, sem sobrenome ou memórias de uma vida feliz, Maya era uma jovem órfã que vivia com sua irmã pelas ruas do reino cometendo pequenos furtos para sobreviverem. Era uma pária para os nobres, mas respeitada pelos mais pobres que conheciam seu coração puro e nobre. Um acaso do destino faz a vida das duas mudarem. Dois opostos, dois mundos diferentes, colidindo. Uma morte inesperada faz uma ladra e uma nobre seguirem em uma jornada de medos e descobertas enquanto reinos desabam em guerra. Uma série de acontecimentos marcados pelo destino, que irão decidir a ascensão e queda de reinos. A jornada está apenas começando, e com ela, Sal-Rika precisará lidar com o poder que apenas mulheres possuem: a evolução.
Se ninguém quer escutar suas vozes, então elas o farão ser ouvidas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando

Sair da versão mobile