Para quem vive a realidade, especificamente tratando aqui de mulheres LGBTQIA+, de estarem inseridas nessa comunidade que de início e na teoria era para ser acolhedora com as suas que fazem parte, pode ser um processo difícil o de se sentir acolhida e respeitada nesse mundo. Daí surge a necessidade de se falar sobre a rede de apoio.
Resenha | O centro de todo o caos – uma narrativa sensível sobre saúde mental
Isso é algo que muitas pessoas já vivenciam em suas vidas ou que muitas outras sentem a necessidade de expandir. Este conceito basicamente significa as relações que estabelecemos ao longo da vida com outras pessoas e que acabam por gerar conexões afetivas profundas por meio dessas, de formas positivas e benéficas, sendo muito relevantes em momentos de vulnerabilidade.
Por causa de diversos fatores possíveis a vivência por si só pode ser solitária, causadora de sofrimentos, mas ao serem partilhadas, as experiências com alguém que está ali em uma relação de via de mão dupla no sentido de confiança e respeito, o efeito do apoio social e afetivo gerado disso é muito positivo, ainda mais em épocas de vulnerabilidade, o que contribui para a construção dessa rede de apoio.
Nurses: Plantão de Enfermagem – quando a representatividade é boa e tem potencial para ser melhor
Na nossa vivência atual, situada em 2021, após as pessoas terem sido praticamente induzidas a criarem vínculos pela internet devido ao isolamento social, essa situação intensificou a importância de assumir que estas relações criadas desta forma também são válidas e podem sim fazerem parte da existência desse conceito. Estar aberta a criar novos vínculos significativos por meio das tecnologias faz parte desse processo recente.
Afinal, quem pode ser nossa rede de apoio? Considerando que o sentimento de proteção e respeito tem que estar presente, a importância de se ter uma rede de apoio entre a população LGBTQIA+ em cada caso é único, assim como para estabelecer quem faz parte dessa. Além da família também devem ser consideradas as relações de amizade ou qualquer outra que faça sentido e tenha conexão intensa relacionada a isso.