Colunas

LesB Saúde | O significado de uma comunidade LGBTQIA+

Published

on

Em outubro de 2021, o Lesb Saúde discutiu um pouco sobre os vínculos entre a população LGBTQIA+, e a importância da formação de uma rede de apoio dentro desta população, por ser onde podemos encontrar pessoas que passam por situações parecidas, ocorrendo assim uma maior identificação. Mas por que estamos falando disso novamente?

LesB Saúde | Rede de Apoio – vínculos entre a população LGBTQIA+

Junho, o mês do Orgulho, gera diversas discussões da necessidade, e importância, de se separar um período de “comemoração”, ou ao menos de maior visibilidade, para a população LGBTQIA+. As respostas para isso acabam sendo sobre como essa população ainda está lutando por seus direitos, e ainda é vítima de muitas violências, mostrando que mesmo com tantas vitórias as batalhas ainda não acabaram. Isso se relaciona diretamente ao porque, nesse mês, também é importante pensar em como um espaço e relação de comunidade entre essa população é positivo, e como essa (comunidade) pode ser formadora de uma forte rede de apoio, especialmente importante para momentos de vulnerabilidade.

Essa ideia de comunidade LGBTQIA+ vem de uma perspectiva de um grupo de pessoas, diversas nas suas características, não apenas de expressão de gênero e sexualidade, unidas pela criação de espaços seguros para poder ser quem cada um é, com respeito e sem preconceitos, buscando se apoiar nas situações da vida que já são difíceis. Hoje essa situação não está próxima da realidade, mas não deixa de ser um caminho legal de se ter.

Review | First Kill (Primeira Morte) – Primeira Temporada

Claro, esse texto não sai de um lugar de inocência, que não leva em conta que as dificuldades de união dentro da própria comunidade LGBTQIA+ vem não só das diferenças individuais de cada um, mas também dos espaços de privilégios e até mesmo disputas por poder, problemáticas muito mais complexas socialmente. Isso não exclui, no entanto, as possibilidades de luta conjunta e busca de espaços cada vez mais seguros.

Vamos usar esse mês de junho para refletir, o quanto, hoje, nos sentimos seguros e bem recebidos dentro dos espaços LGBTQIA+, e o quanto estamos sendo receptivos com os outros, e o que podemos fazer para que esse seja um fator de fortalecimento das nossas vulnerabilidades. A partir disso podemos pensar em o que realmente é ser uma comunidade e o que podemos fazer para chegar lá.


Você sabia que o LesB Out! tem uma revista digital?! Confira clicando aqui!

Bombando

Sair da versão mobile