“Diário de uma Futura Presidente”, estreada em 2020 no serviço de streaming da Disney+, é uma série de comédia dramática criada por Ilana Peña (“Crazy Ex-Girlfriend”).
A produção é contada através dos diários da atual Presidente dos Estados Unidos, a jovem cubano-americana Elena Cañero Reed (Gina Rodriguez – como adulta – Tess Romero – como pré-adolescente). Apesar de sabermos onde Elena chegará na carreira, a história é centrada no passado, quando ela ainda tem 12 anos. Desta forma, acompanhamos os caminhos que a protagonista seguirá para alcançar seu objetivo.
A narrativa de “Diário de uma Futura Presidente” segue também a vida da matriarca da família Gabi Cañero-Reed (Selenis Leyva), uma advogada bem sucedida que ainda sofre pela perda do marido; o irmão da protagonista chamado Bobby Cañero-Reed (Charlie Bushnell), um adolescente que está se aventurando nas delícias do primeiro amor no Ensino Médio; Sam Faber (Michael Weaver), colega de trabalho de Gabi, com quem vai desenvolver um interesse amoroso; e a colega de trabalho e melhor amiga de Gabi, Camila (Jessica Marie Garcia), uma mulher lésbica que ainda tem medo de contar aos pais sobre sua namorada.
“Diário de uma Futura Presidente” possui um elenco cativante e diversificado, tanto na questão racial quanto na orientação sexual (que, inclusive, é muito bem explorado o enredo da descoberta – aqui não cabe spoilers). Além disso, Camila é uma personagem que se destaca em suas poucas aparições e conquista com seu humor leve e crises “naturais” de um relacionamento amoroso, o que a leva a desabafar com Gabi.
Por se tratar de uma produção infanto-juvenil, “Diário de uma Futura Presidente” é uma série destinada a família e, às vezes, pode ser comparada com “One Day at a Time”, já que acerta muito bem no formato: sitcom, com dez episódios de até 30 minutos de duração, como também abusa do humor leve e acessível.
Com diálogos divertidos, leves e reais, a narrativa apresenta situações do cotidiano de adolescentes, assim como debate questões como racismo, xenofobia, homofobia, dentre outros. É válido destacar que, por ser uma série voltada para o público adolescente, os episódios não se estendem em dramas desnecessários e têm o universo escolar como foco principal.