Leota Adebayo (Danielle Brooks) é uma personagem que chegou de repente, mas conseguiu conquistar de forma muito significativa o público da série “Pacificador”. Filha de Amanda Waller (Viola Davis), a personagem carrega o peso de ser, no mínimo, parecida com a mãe, mas surpreende ao demonstrar que talvez não tenha nascido para ser uma justiceira, mas… Será mesmo?
Adebayo, como assim é chamada durante toda a série, é apresentada logo no primeiro episódio da temporada. Ela é convocada por sua mãe para integrar um grupo de justiceiros em uma missão secreta, ela só não esperava que também iria ser usada pela mãe para espionar a missão e a equipe.
Durante a integração com os novos colegas de trabalho, Leota passa por grandes dificuldades. Ela é uma mulher de personalidade forte e extremamente corajosa, contudo, ser criada por Amanda Waller fez com que ela perdesse aos poucos a capacidade de enxergar isso. E, diferente da mãe, ela nutre uma grande empatia pelas pessoas com quem convive e consegue criar laços verdadeiros e longe de interesses secundários.
Só que as relações dela vão além, ela construiu uma vida. Leota Adebayo é uma mulher lésbica e casada com Keeya (Elizabeth Ludlow), uma mulher independente que sempre esteve ao lado de Leota e apoiou as escolhas dela. As duas vivem um relacionamento saudável e formam uma família junto com os cachorrinhos. Esse lado da personagem é pouco explorado, mas constantemente lembrado. Ela faz questão de falar da esposa sempre e, obviamente, faz questão de protegê-la.
Durante a missão para qual foi mandada, Adebayo precisa enfrentar alguns momentos em que a autoconfiança que possui é botada à prova. Ela sabe que consegue matar quando preciso, é uma ótima atiradora, mas é difícil para ela fazer isso em campo. Nessas situações, em que ela precisa tomar decisões rápidas e que vão machucar alguém, Pacificador (John Cena) entra como um amigo e conselheiro. Eles dois formam uma dupla de destaque durante a série, pois construíram uma amizade genuína em meio ao caos.
Leota Adebayo é uma personagem apresentada de maneira completa, sendo desenvolvido todos os aspectos da vida da personagem. Ao desconstruir as inseguranças e se desconectar das amarras que Waller impôs nela a vida toda, ela se torna a grande heroína da história. Ao ver os amigos feridos e precisando de alguém para salvá-los, e finalizar a missão, ela protagoniza um ato heroíco salvando o mundo.