Colunas

LesB Indica | Rent: Os Boêmios – um filme para ver e rever

Published

on

“Rent: Os Boêmios” nos apresenta a um grupo de amigos vivendo em Nova York no começo dos anos 90.

Mark (Anthony Rapp), um documentarista, e Roger (Adam Pascal), um músico, vivem juntos em um prédio que está em um quarteirão onde todos pertencem ao mesmo dono, porém todos estavam devendo o aluguel (daí o nome do filme, rent é aluguel em inglês). No natal de 1989, conhecemos Collins (Jesse L. Martin), um amigo dos dois que retorna à cidade, porém é assaltado e foi ajudado por Angel (Wilson Jermaine Heredia), uma artista de rua.

Conhecemos também Benny (Taye Diggs), um ex amigo do grupo que volta para cobrar os aluguéis, já que o senhorio é seu sogro e ele também aparece para pedir que o protesto que Maureen (Idina Menzel), mais uma integrante do grupo, e sua namorada Joanne (Tracie Thoms) estavam promovendo contra o desalojamento das pessoas daquele quarteirão. No mesmo prédio de Mark e Roger, também vive Mimi (Rosario Dawson), uma jovem dançarina que se apaixona por Roger.

“Rent: Os Boêmios” é a adaptação de um musical da Broadway e em diversas passagens há músicas interpretadas pelos personagens. Os temas variam entre amizade, amor e também sobre doença, dinheiro, já que era a realidade em que estavam vivendo. A Nova York do final dos anos 80 passava pelo auge do que ficou conhecida como a epidemia de HIV/Aids. Ainda existiam poucos recursos para tratamento e era considerado basicamente uma sentença de morte caso fosse infectado.

Crítica | Pânico VI

O núcleo sáfico fica por conta de Joanne e Maureen. A primeira, uma advogada negra e bem de vida, e Maureen é uma atriz branca mega performática. Apesar das diferenças entre si e da desconfiança de Joanne, que foi basicamente engatilhada pelo ex de Maureen, Mark, as duas são muito unidas e entregam uma das melhores performances do longa-metragem, com a música “Take me or Leave me”.

O filme foi lançado em 2005 e teve a maioria do elenco que atuava na peça da Broadway nas telas, como roteirista da adaptação quem assina é Stephen Chbosky, o autor de “As vantagens de ser invisível”.

“Rent: Os Boêmios” está disponível na HBO Max.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando

Sair da versão mobile