O ano de 2023 finalmente começou (pós-Carnaval) e a gente traz alguns filmes que, provavelmente, passou fora do seu radar e você precisa conferir antes de abril.
Aqui no LesB Out! amamos filmes, por isso, separamos essas cinco dicas para você curtir durante este mês!
Rent – Os Boêmios (2005)
Um dos meus filmes musicais favoritos, “Rent” é um clássico!
O musical conta a história de um grupo de amigos que moram no bairro East Village, em Nova York. O longa-metragem mostra o percurso dessas vidas através de um considerável período em que há encontros, desencontros, perdas e vitórias. Uma das melhores partes desse musical esta em como o diretor Chris Columbus conta os dramas relacionados à homossexualidade e como a comunidade LGBTQIA+ convivia com a epidemia de HIV/AIDS da época.
“Rent” não é uma trama de mocinhos de vilões, é um retrato da vida comum. Mas que se torna incrível por isso. O filme está disponível para alugar na Apple Tv e no Prime Video.
“Filho da Mãe” é um documentário que conta a trajetória de Paulo Gustavo, ator que morreu em 2021, vítima da Covid-19.
O filme/documentário mostra os bastidores da turnê de Paulo Gustavo ao lado de sua mãe, Déa Lúcia. Os dois apresentavam um musical de mesmo nome, que rodou em turnê pelo Brasil. A produção é uma reunião dos últimos passos de Paulo Gustavo, e ainda conta com filmagens da sua rotina e da sua vida pessoal.
“Filho da Mãe” está disponível no Prime Video e tem direção de Jú Amaral e Susana Garcia.
Paloma (2022)
Paloma (Kika Sena) é uma agricultora de mamão, negra, nordestina, analfabeta e transexual que tem apenas um desejo na vida: se casar na Igreja com seu namorado Zé.
Quando a protagonista chega para pedir que o padre a case com seu namorado, recebe uma resposta nada agradável. Por conta de sua transexualidade, Paloma é negada de entrar na igreja ou ao menos celebrar a união que tanto queria.
A negação do padre e a exposição que sofreu a obrigará a enfrentar a sociedade rural em que vive. Ela sofre violência, traição, preconceito e injustiça, mas nada disso faz com que Paloma se abale. A história tem uma mensagem lindíssima sobre como nossos sonhos são maiores do que os obstáculos que a sociedade nos impõe.
Um dos melhores filmes brasileiros que já pisou neste país!
“Marte Um” conta a história da família Martins, que vive nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente de extrema-direita.
A grande beleza desse filme é que ele não se apoia em grandes reviravoltas e nem em dramas novelescos, mas sim na potência dos personagens, tudo acontece com tanta naturalidade entre eles que a sensação de estar acompanhando pessoas de verdade é magnética.
O desejo que Deivinho tem de se tornar um astrofísico conecta a história de toda família a algo muito maior. “Marte Um” é uma produção sobre a persistência da esperança.
O longa-metragem está disponível para locação nas plataformas de stream: Apple TV, Google Play e Youtube.
Senior Year (2022)
Rebel Wilson interpreta uma mulher que, após ficar em coma durante 20 anos por causa de uma acrobacia que correu mal, acorda e acha que a sua vida ainda continua a mesma. Mas, ao perceber que teria que começar sua vida do zero, tudo muda.
As referências aos filmes da década de 90 é a chave de ouro desse filme. Aqui, temos, por exemplo, com a presença de Alicia Silverstone, um marco do gênero e protagonista em “As Patricinhas de Beverly Hills”.
O longa é divertido e cheio de lições, ideal para assistir com a família. “Senior Year” está disponível na Netflix!