Hoje o cenário musical brasileiro tem se mostrado mais diverso, devido aos diferentes avanços que tivemos ao longo dos últimos anos. Ainda vivemos em um mundo marcado pelo preconceito e intolerância, mas temos artistas LGBTQIA+ com muita coragem em se expor, dando visibilidade e apoio de forma pública à comunidade. Hoje, muitas mulheres artistas declaram abertamente a sua sexualidade, cantam músicas sobre seus relacionamentos, inspiram e orgulham diversas outras pessoas com seus hits. Usam o alcance nas suas redes sociais, se posicionam e estão na frente da luta contra a LGBTfobia, sendo uma voz potente para os seus fãs.
No Brasil, há diversas artistas que se destacaram na música brasileira nos últimos alguns anos, como, por exemplo, Cássia Eller, Ana Carolina, Daniela Mercury e Maria Gadú. Hoje, com a internet e seus avanços, está acontecendo uma maior aderência das plataformas digitais, com cantores que dominam as paradas musicais. Muitos deles iniciaram suas carreiras nas plataformas como YouTube, TikTok, Instagram e Facebook, tornando-se veículos que impactam muito a carreira dos artistas e dão a oportunidade de alcançar multidões.
Quem se destaca nas redes é Taís Feijão, cantora e compositora carioca, que faz uma fusão de gêneros musicais brasileiros, como o samba, MPB, pop e axé. Possui uma identidade musical única e que garante uma experiência contagiante aos seus ouvintes. Recentemente, lançou o clipe de “Gostosa”, uma de suas músicas, com um ritmo super alegre e muita brasilidade. Além desse single, o som de “Fevereiro”, disponível em todas plataformas de streaming, evidencia o estilo diferenciado das canções de Taís.
Outro destaque vai para BIAB, uma artista preta, carioca, que traz consigo influências das músicas brasileiras, R&B e Soul. Em 2021, lançou seu EP “Lado B” com sete faixas, algumas delas são “Desculpa pra te ver”, “Carta ao Tempo” e “Granada”. A última canção ganhou um clipe, não oficial, com apoio de financiamento coletivo, que retrata um relacionamento entre duas mulheres de forma sensível, intimista e poética. Com o som em acústico e uma melodia apaixonante, trouxe uma sensação muito leve aos ouvintes.
Ambas as artistas são pessoas que não tem medo de demonstrar suas vivências e seus estilos nas letras de suas canções. Em “Carta ao Tempo”, por exemplo, um dos versos da canção de BIAB se refere a uma experiência amorosa entre mulheres de forma muito natural: “Passa devagar quando estiver com ela. Dura mais um pouco e faz ela ficar”. Entre outros versos, de outras canções, que falam a respeito de amor, relacionamentos e conflitos, que são muito importantes para que as pessoas da comunidade se sintam representadas e conectadas com a música.
Taís Feijão, por sua vez, traz a sua identidade nas músicas e clipes. Aposta em um estilo muito singular, com a mistura de ritmos, leveza e experiências pessoais. Sua presença no cenário musical brasileiro carrega muita história, representatividade, valorização da cultura preta e brasileira. Vale muito a pena conferir o trabalho de ambas as cantoras, que encantam milhares de ouvintes diariamente com suas melodias.
E aí, já conheciam BIAB e Taís Feijão? Conta para a gente o que achou do trabalho delas!
Você sabia que o LesB Out! tem uma revista digital?! Confira clicando aqui!