Hoje resolvi fazer meu top 5 de personagens LGBTQ+ que vocês precisam conhecer. Talvez meu texto contenha spoilers sobre os personagens, mas nada que irá tirar o gostinho de uma boa jogatina. Decidi fazer um compilado somente dos jogos da Bioware, tanto pela empresa ouvir o público e as necessidades, quanto pelo número de personagens LGBTQ+ dentro dos jogos da empresa.
Meu foco na lista são principalmente jogos do gênero RPG, pelo qual você dá vida ao personagem e determina suas escolhas. Assim a experiência que você vive com os NPC’s se torna algo mais pessoal e os relacionamentos também. Então vamos nessa!
1 – Krem (“Dragon Age Inquisition”)
Este merece o primeiro lugar por ser o primeiro personagem trans de “Dragon Age” a ter um papel de destaque na franquia. Cremisius Aclassi é um guerreiro de Tevinter, e participa da Inquisição juntamente com Iron Bull e os Charges (um grupo de mercenários). Tudo bem que há falhas como, por exemplo, ser dublado por uma mulher cis (a rainha Jennifer Hale, voz da Comandante Shepard) e alguns comentários transfóbicos no jogo, porém continua sendo um dos melhores personagens trans realizados em uma grande franquia de jogos mainstream.
A necessidade de um personagem trans surgiu de uma conversa do público LGBTQ+ com a empresa e a mesma atendendo aos pedidos, criou até uma nota no site oficial falando sobre como o personagem foi criado e os cuidados necessários para não cometer falhas em seu arco.
“Para a Bioware seria uma mentira dizer que a criação do personagem Krem foi tão fácil quanto criar qualquer outro personagem ser humano, era um território desconhecido para todos, tanto do lado técnico quanto artístico, mas que valeu a pena o esforço extra. O mundo de Dragon Age tem espaço para pessoas de todas as origens e identidades, e foi um prazer mostrar isso em mais de uma maneira.”
2 – Dorian Pavus (“Dragon Age Inquisition”)
O mago de Tevinter tem como principal ponto em sua história a sexualidade. Ele se junta a Inquisição voluntariamente com o propósito de combater o mal que consome Thedas. Assim como milhares de histórias reais que vemos por aí, Dorian fugiu do país natal porque seu pai usou de magia de sangue (um tipo de magia negra) para tentar “reverter” sua sexualidade, já que não era bem visto pela sociedade nobre.
Rei do sarcasmo ♥
Ele só conversa sobre isso com o seu personagem se você fizer a missão pessoal, que eu juro, você vai querer fazer e conhecer ainda mais esse personagem maravilhoso, que tem um humor sarcástico capaz de conquistar a todos.
3 – Liara (“Mass Effect”)
A primeira crush a gente não esquece
Liara T’Soni é uma cientista dentro da trilogia “Mass Effect” e é um dos personagens mais queridos pelo fandom. Pertence a raça das Asari’s, que possuem a capacidade de se reproduzir com um parceiro de qualquer gênero ou espécie. Ou seja, independente se você escolhe ser male or femshep, é possível desenvolver um relacionamento com a personagem.
4 – Juhani (“Star Wars – Kotor”)
A primeira personagem lésbica da franquia é uma Jedi em “Knights of the Old Republic” e também a única personagem LGBTQ+ dentro do universo dos jogos de “Star Wars”. Inicialmente ela não era uma opção de romance, mas isso mudou logo depois de vários patches de correção, o que a tornou disponível apenas para NPC’s femininos.
5 – Leliana (“Dragon Age”)
Leliana é uma das personagens mais queridas dentro da franquia “Dragon Age”, na qual aparece em todos os jogos da série e nos quadrinhos. No primeiro ela é uma opção de romance, independente do sexo e raça do seu personagem. Leliana é bissexual, e o relacionamento com o protagonista demora bastante a acontecer comparado aos outros NPC’S do jogo, fugindo do “estereótipo promíscuo” que a bissexualidade, infelizmente, é representada dentro dos jogos.
Meu top cinco terminou! Vocês tem algum personagem que não entrou na lista? Lembrem-se que o mais importante é sempre a representação da comunidade dentro do jogo. Até breve pessoal! ♥