Ficha Técnica
Livro: O suave tom do abismo (absorção)
Autor: Diedra Roiz
Editora: Vira Letra
Número de Páginas: 270
Ano de Lançamento: 2015
O livro “O suave tom do abismo (Absorção)” é a primeira parte de uma história que traz em suas páginas um triste e escuro futuro fictício, e conta a vida de duas garotas vivendo em realidades sociais completamente opostas. A autora nos apresenta Alexandra, uma menina de família humilde que mora na parte baixa da cidade e sobrevive com o básico. Alex, como é chamada carinhosamente por todos que a amam, é uma pessoa misteriosa, repleta de anseios, medos, inseguranças e traumas, e por isso ela se fecha como o quanto pode para qualquer tipo de afeto.
Resenha | Boa noite – um livro voltado para você mulher
Por outro lado, temos Sofia, uma jovem de família rica, nunca ousou tocar em um prato para lavar ou em uma vassoura para varrer a casa, mas atreveu-se em ter objetos proibidos consigo: livros. Naquela sociedade, livros como fonte de conhecimento e distração eram restritos, mas ela possuía uma coleção deles todos muito bem escondidos e muito bem aproveitados. A moça aprendeu sobre coisas do mundo que a faziam diferente dos outros e queria mostrar para todos a maravilha que era poder ler um livro.
Apesar de separadas por mundos opostos, as moças carregam algo em comum: uma dor tão profunda que a impressão que dá é que jamais será curada. Alex perdeu alguém, de uma maneira brutal e traumatizante. Sofia também. E é na perda da segunda que as jovens se encontram. A moça da cidade alta está jogada no chão com um corpo sem vida em suas mãos quando Alex, em um ato repentino de empatia, resolver ajudá-la e a partir daí as vidas delas se cruzam para sempre.
LesB Indica | Girltrash: All Night Long – longa-metragem trash LGBTQIA+ para divertir
A autora descreve com intensidade o primeiro encontro delas, como se fossem alma gêmeas atravessadas pelo drama. E a intensidade só aumenta a cada dia que elas precisam conviver lado a lado. As duas se encantam, mas construíram tantos muros ao redor de seus sentimentos que qualquer tipo de ligação mais intensa sinaliza perigo, que é bem maior para Alexandra.
Diedra traz no enredo da história, além de amor, drama e tentação, os segredos mais profundos que Alex carrega que podem ser gatilhos para muita gente. Ela descreve o estupro coletivo em que a menina foi submetida ao ter sua orientação sexual exposta para a cidade inteira. Além de ter passado pela mais cruel situação imaginável, Alexandra se torna uma vergonha para a família por ter se deitado com outra mulher.
Dominique Provost-Chalkley escreve lindo texto ao se assumir Queer
Aos poucos as jovens vão cedendo a tentação de se relacionarem de alguma forma. Alexandra tenta, pouco a pouco, se tornar gentil com Sofia que por outro lado começa a gostar da situação em que se encontra. Só que aquela sociedade em que viviam jamais permitiriam que o que sentem uma pela outra seja de fato real, então antes mesmo de se machucarem ou de Alex ter que passar por tudo de novo, Sofia toma uma decisão drástica e muda o rumo dela e daquela família. E assim, a autora termina a primeira parte de sua história.