Literatura

Resenha | A jogada do amor – um livro que te prenderá do início ao fim

Published

on

Ficha Técnica
Livro: A jogada do amor
Autora: Kelly Quindlen
Editora: Alt
Número de Páginas: 288
Ano de lançamento: 2022


A história de “A jogada do amor” nos faz lembrar de clichês clássicos como “Namorada de Aluguel”, “Amor de Aluguel” e muitos outros que exploram a premissa do namoro de aluguel. Neste caso, Scottie Zajac sente que perdeu tudo: sua namorada se mudou e terminou com ela; para piorar, ainda foi humilhada ao perder de lavada em um jogo de basquete para o time arquirrival, e atual escola de sua ex; e como cereja do bolo de tragédias, a garota que ela mais odeia, Irene Abraham, a mais popular e capitã das líderes de torcida, bate em seu carro.

LesB Indica | Uma Mulher Fantástica – vencedor do Oscar que merece sua atenção

Mas é aquela história, quando se está no fundo do poço, a única forma de escapar é para cima, e é nesse problema com Irene que ela acredita ter achado um jeito para dar a volta por cima, se vingar de sua ex, e ainda trazer a glória para seu time de basquete. A oportunidade surge quando ela descobre que Irene precisa de dinheiro para pagar o conserto de seu carro, então, tem a maravilhosa ideia de lhe oferecer um acordo: Scottie paga o conserto do seu próprio carro, e Irene finge ser sua namorada até o fim do campeonato, o que traria visibilidade para seu time de basquete, e ainda faria ciúmes na ex.

E sim, são muitos pontos problemáticos: primeiro que Scottie odeia Irene, pois a líder de torcida mandou guinchar seu carro sem motivo durante uma de suas festas; segundo que o acordo tem como dano colateral a saída do armário de Irene para toda a escola; terceiro que Scottie tem um grande problema mal resolvido com a ex; enfim, são muitos pontos sensíveis que fazem parecer que vai dar tudo errado, contudo, o enredo trata com cuidado, no seu devido tempo, em “A jogada do amor”.

Honestamente, o melhor nesta história é Irene Abraham, que nos faz passar pano para ela desde o início. Por mais que Scottie a odeie, mesmo com a história do guincho, desde o princípio ela nos causa dúvida, nos mantendo interessadas nela até o fim. Irene é uma dessas personagens bem resolvidas, ela ama ser líder de torcida – o que leva muito a sério -, sabe que é bonita, que é inteligente, e uma atleta. Ela sabe exatamente o que quer e está disposta a qualquer coisa para chegar lá, por isso aceita o acordo com Scottie.

Resenha | Romance real – obra representativa com potencial para mais

Sem contar que a autora segura muitas respostas, e nos apresenta no momento certo, de modo que, por mais que a gente goste ou não de um personagem, na hora ideal, o enredo sempre lhe dá a oportunidade de ser humanizado, e é muito bom ler uma narrativa em que não há, simplesmente, heróis e vilões, todos tem uma motivação. A exemplo de Irene, nos apaixonamos por ela logo de cara, mas até muito perto do fim fica uma pergunta sem resposta: por que ela mandou guinchar o carro de Scottie? E quando a resposta aparece, causa um alivio.

No decorrer de todo o livro é possível perceber Irene se apaixonando por Scottie, tal fato é confortável de acompanhar, ela vai se deixando envolver, e se permite viver aquele relacionamento falso, entra no jogo. Em contra partida, Scottie é difícil, não por não ser uma boa personagem; o que acontece é que ela está tão confusa, tão perdida com todas as cicatrizes deixadas por seu último relacionamento, que torna difícil de entendê-la, já que ela mesma não se entende. E talvez isso seja uma das melhores coisas de “A jogada do amor”, as situações acontecem em seu devido tempo, e por mais difícil que seja, Scottie vai se achando ao longo da trama, e nós vamos criando empatia por ela, a entendendo na medida em que ela se entende.

Mas claro que, como todo clichê, chegará um momento em que parece que tudo vai dar errado, e que você torce para que a personagem escolha quem você acha que é a pessoa certa para ela. A autora constrói esse clímax tão bem, nos faz se apaixonar por Irene assim como Scottie, mas também nos faz entender o quanto ela está confusa por causa de Tally, sua ex, ao ponto de só termos certeza de com quem ela fica no final.

Review | Tudo Igual… SQN – Primeira Temporada

“A jogada do amor” é um livro gostoso de ler, que nos prende até o fim, nos fazendo respirar apenas no final, quando descobrimos a escolha da personagem, que pode não ser o ideal para alguns, mas que foi muito satisfatório na minha percepção. Mas a melhor parte, definitivamente, foi me apaixonar por Irene Abraham.


Obs.: livro cedido pelo Globo Livros para resenha.


Se você deseja adquirir este livro, compre pelo nosso link da Amazon, pois assim você ajuda a manter o site no ar! Só clicar na imagem abaixo 😉

LesB Nota
  • História
  • Personagens
4.5

Sinopse

Scottie Zajac tem amigos maravilhosos, uma carreira promissora no basquete da escola e o apoio da família. Mas perdeu Tally, sua ex-namorada, que se mudou para a cidade vizinha em busca de mais visibilidade no esporte e a deixou com um buraco no peito. Para completar, o time de Scottie perde de lavada no jogo pré-temporada para a equipe de Tally, que não parece disposta a manter uma relação amigável.

Quando Scottie sente que as coisas não podem piorar, um acidente faz com que ela mande para a oficina o carro da última pessoa com quem ela gostaria de se meter: Irene Abraham, a popular e linda capitã das líderes de torcida, responsável por uma das piores experiências da vida de Scottie. Agora, a garota terá que dar carona para sua inimiga… por semanas.

No entanto, com tanta atenção sobre ela, Scottie acaba vendo nisso uma oportunidade. É a chance perfeita de fazer ciúmes em Tally e ainda conquistar popularidade na escola ―e torcida para o time feminino de basquete. Ela então arrisca tudo ao sugerir a Irene um acordo: dinheiro para consertar o carro em troca de um namoro falso. Para sua surpresa, Irene aceita a proposta e agora as duas são namoradas aos olhos de todos e inimigas na realidade ―mas a linha entre ódio e amor pode ser muito tênue.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando

Sair da versão mobile