“Órfãos da Terra” é uma novela ambientada entre o Oriente Médio e o Brasil. Com diversas culturas, crenças, sotaques e pessoas em uma só nação. Trama de Thelma Guedes e Duca Richard, dirigida por André Câmera, com 154 capítulos e transmitida em 2019, a temática central é a história de dois sírios que precisam deixar sua terra natal para reconstruir sua vida e conseguirem ficar juntos. Lembrando que a produção foi ganhadora do Emmy, de 2020, como “Melhor Novela Internacional”.
Deparamos-nos com a história de Valéria Augusta (Bia Arantes) e Camila Nasser (Anajú Dorigon), duas mulheres com relacionamentos complicados e que se encontram pela vida.
Camila é uma jovem de família muçulmana, refém de uma relação fadada ao fracasso com Paul (Carmo Dalla Vecchia) que a usa a mando de Basma/Dalila (Alice Wegmann), em prol de uma vingança para destruir sua família, através do vício de seu pai em jogos.
Já Valéria é uma mulher livre e leve, que vive em uma relação de puro interesse com Norberto (Guilherme Fontes), um noivado e posteriormente um casamento infeliz, que deu andamento apenas por dinheiro, por uma estabilidade financeira devido a sua história de vida de miséria e solidão.
Valéria encontra em Camila uma relação de companheirismo, conexão sincera, amor e carinho que, ao longo dos episódios, vai sendo moldada até transformar-se em um amor genuíno. São duas mulheres dentro dos padrões estéticos com interesses financeiros em comum, mas que juntas encontram o porto seguro uma da outra.
É incrível ver como a construção desta relação de amizade, e posteriormente amor, sendo colocada em um horário que costuma ter um grande público, de forma tão simples, sem chegar denominando as duas como algo já taxado pela sexualidade, ainda mais levando em consideração a temática da produção que retrata a cultura muçulmana.
Essas duas mulheres criam uma conexão única, estando uma sempre disponível para a outra. O amor é transmitido no olhar, na dedicação e cuidado, tudo isso nos mais profundos detalhes. Muitas vezes um casal pode ter mais química por olhares, toques e conexão do que por ações físicas, e isto, definitivamente, fica nítido na construção dessas personagens.
A cada diálogo, a forma com que Valéria sempre demonstra o respeito pelas origens e família da Camila, como a protege, o que é mútuo e acaba trazendo uma redenção na história de cada uma delas de forma humanizada e natural.
Aconselho vocês a assistirem “Órfãos da Terra”, afinal, é uma novela espetacular e que a cada núcleo vai trazer sensações e reações inesperadas com uma verdadeira reflexão sobre nós como nação. Além de termos esse casal bem desenvolvido.