.

LesB Indica | As Boas Maneiras – longa-metragem premiado mistura suspense com folclore brasileiro

Published

on

“As Boas Maneiras” é um filme que mistura suspense e folclore brasileiro. A história dá uma roupagem mais moderna, puxada para o terror, à lenda conhecida por muitos: o lobisomem.

LesB Saúde | Como o efeito da (des)feminilidade nos atinge

Clara (Isabél Zuaa), uma enfermeira em busca de emprego, topa uma oportunidade para a qual não tinha exatamente todas as qualificações, mas a patroa, Ana (Marjorie Estiano), foi com a sua cara. Ana precisava basicamente de alguém para cuidar de tudo. Logo, Ana e Clara caem no conforto de uma rotina, e conforme a gravidez avança, as duas vão criando uma amizade.

A história da gravidez é contada em certo momento por Ana: conheceu um cara em uma festa em outra cidade, levou ele para o carro, tiveram relações sexuais e ela dormiu. Quando acordou, não viu mais o rapaz, mas um bicho grande rodeando o carro. Tempos depois, ela voltou no local, já grávida, procurando por ele (o rapaz), mas não o achou, assim foi afastada da família.

Pro Mundo (Out!) | Poussey Washington – uma história para sempre recordar

Não é dito explicitamente, mas o que se pode entender é que o rapaz com quem Ana se envolveu era um lobisomem. Mesmo afastada da família, Ana não esquece das coisas que basicamente foi condicionada a aprender, como lições de porte e boas maneiras em público, e mostra a Clara tudo que aprendeu.

Clara então começa a notar comportamentos estranhos em Ana. Numa dessas noites de observação, as duas tem relações sexuais e, a partir disso, começa a surgir um relacionamento mais carinhoso entre elas. Ana e Clara se mantêm juntas até quando o bebê nasce, é neste momento que Clara percebe que não é uma criança comum e com os problemas que ocorreram no parto, Clara toma para si a responsabilidade de cuidar da criança. Há um salto temporal e a história passa a se focar em Clara e a criança, e os problemas por ele ser um lobisomem.

“As Boas Maneiras” chegou a atingir a aprovação de 96% no Rotten Tomatoes. Antes mesmo de sua estreia no Brasil, em 2018, estreou na Suíça, em 2017, e isso deu ao filme a oportunidade de ganhar várias premiações, dentre elas o de Melhor Filme no Festival do Rio.

Resenha | A construção de mim mesma: uma história de transição de gênero – uma autobiografia profunda e delicada

“As Boas Maneiras” está disponível na Reserva Imovision.

Bombando

Sair da versão mobile