O universo das histórias em quadrinhos é um universo recheado de conteúdos diversos: desde tramas sobre super-heróis até narrativas do dia a dia sobre relacionamentos amorosos, amizade, família etc. De certa forma, os super-heróis também exploram esse conteúdo. Entretanto, o ponto aqui é que os quadrinhos não são somente sobre heróis com poderes, afinal, é uma literatura popular rica com diferentes tipos de enredos capazes de prender seus leitores por horas afinco.
Para além disso, muitos leitores começaram nos gibis e nas histórias em quadrinhos. A minha própria experiência teve início ainda na infância, por volta dos cinco, seis anos de idade, em que lia compulsivamente a “Turma da Mônica”. Os mangás também foram fortes influenciadores no meu gosto por leitura – assim como é na vida de muitas pessoas.
Pensando nisso, e sobre como essas narrativas que envolvem imagem e texto costumam ser pioneiras em apresentar personagens que fazem parte dos grupos que chamamos de minorias, que separamos cinco histórias em quadrinhos (com personagens femininas LGBTQIA+) que você precisa conhecer. Confira a lista:
Quando o assunto são histórias em quadrinhos e mulheres LGBTQIA+ é impossível não citar a prima do Bruce Wayne. No ano de 2006, a personagem foi confirmada como lésbica pelos autores Greg Rucka e J.H. Williams e fez sua primeira aparição – nesta sua versão moderna, como é chamada – em “Detective Comics”.
Além disso, a personagem teve seus próprios quadrinhos intitulados “Batwoman” – tanto em Os Novos 52 quanto em Renascimento – em que sua sexualidade não é velada, mas simplesmente parte de quem ela é. Kate tem relacionamentos com outras mulheres e a narrativa vale cada minuto do seu tempo.
2. Fugitivos
Eu sei que você pensou na série! E sim, estamos falando dos quadrinhos em que a produção do Hulu, que está disponível no Brasil pela Disney+, foi baseada. “Fugitivos” conta a história de um grupo de adolescentes que descobrem que seus pais compõem o grupo de piores supervilões do planeta.
Após a descoberta, eles decidem se rebelar contra seus pais e formam seu próprio grupo de super-heróis. Entre eles está Karolina Dean, também conhecida como Lucy in the Sky, que é abertamente lésbica. Somente nas HQs recentes que o romance com Nico Minoru acontece, entretanto, essas edições ainda não foram lançadas em terras tupiniquins.
“Melaço” é um projeto de quadrinhos brasileiro que conta com sete histórias curtas e fechadas de amor entre mulheres. O livro é uma colaboração entre Aline Lemos, Bruna Morgan, Dani Franck, Dika Araújo, Jujuqui, Cita Hayata, Manu Negri, mtika e Talita Régis.
As narrativas são um deleite para o leitor recheadas de uma sensibilidade ímpar, momentos de descontração e conquistas, desses quadrinhos que a gente sempre retorna depois de um tempo para ler de novo.
4. Laura Dean vive terminando comigo
Esta não é uma HQ de romance com final feliz! “Laura Dean vive terminando comigo” mostra que na vida, infelizmente, nem tudo são flores. A trama conta a história de Freddy Riley, uma adolescente, que vive um relacionamento conturbado com Laura Dean, que vive terminando com ela e tudo decide na relação.
A trama retrata um relacionamento abusivo entre mulheres LGBTQIA+, assunto ainda pouco discutido dentro da comunidade e que merece nossa atenção.
Da mesma criadora de “She-Ra e as Princesas do Poder”, ND Stevenson, “Lumberjanes” é uma série de HQs que conta a história de cinco amigas passando as férias de verão no acampamento Lumberjane. Lá elas enfrentam criaturas sobrenaturais como yetis, lobos de três olhos e falcões gigantes.
A narrativa é recheada de representatividade e conta com duas personagens sáficas que estão em um relacionamento: Molly e Mal Yoo; e uma personagens que se revela transexual durante a edição #17 que ainda não foi lançada no Brasil.
E vocês, gostam de histórias em quadrinhos? Tem alguma personagem favorita desse universo de quadrinhos com personagens LGBTQIA+? Conta para gente nos comentários!
Você sabia que o LesB Out! tem uma revista digital?! Confira clicando aqui!