.

Humans: relembre as duas primeiras temporadas

Published

on

[Este texto contém spoilers]

“Humans”, escrita pela dupla britânica Sam Vincent e Jonathan Brackley, é baseada na série sueca chamada “Real Humans”. A produção se passa em um presente alternativo onde o homem conseguiu criar uma nova tecnologia capaz de mudar as relações da sociedade. Os synths (sintéticos) são serventes automatizados desenvolvidos com a mais moderna e sofisticada tecnologia de inteligência artificial. Criados para servir ao homem, os mesmos são a invenção que toda família precisa ter.

A primeira temporada é divida em quatro arcos e introduz ao espectador como os synths são utilizados pela sociedade. No primeiro arco, Joe Hawkins (Tom Goodman-Hill) adquire uma sintética doméstica para tentar solucionar os problemas familiares que tornam a convivência na casa dos Hawkins incômoda. Porém, Anita (Gemma Chan) começa a apresentar comportamentos estranhos que fazem a família suspeitar da procedência dela (Anita). Ao longo da temporada, eles descobrem que a inteligência, na verdade, se chama Mia e que a mesma possui uma família.

O segundo, conta a história do Dr. Millican (William Hurt), um engenheiro aposentado que esteve envolvido na criação dos synths, que sofre pela perda da esposa Mary e que luta para que o Estado não substitua seu sintético Odi (Will Tudor), já que o doutor o vê como um filho. O terceiro arco, acompanha os policiais Pete Drummond (Neil Maskell) e Karen Voss (Ruth Bradley), que lidam com casos pequenos de roubo e alteração de synths. Porém, se veem envolvidos numa trama perigosa ao investigar um acidente suspeito envolvendo Niska (Emily Berrington), uma inteligência utilizada como sex worker, e o cliente da mesma. Tal fatalidade faz com que os detetives questionem se o acidente foi apenas um defeito de programação ou se há outros desdobramentos por trás da tal morte.

Supergirl terá personagem trans na quarta temporada

O quarto arco, é apresentado para justificar os comportamentos estranhos dos synths como Anita e Niska. Elas, assim como Fred (Sope Dirisu) e Max (Ivanno Jeremiah), são sintéticos que possuem consciência e que foram criados por David Elster (Stephen Boxer), pai de Leo Elster (Colin Morgan). Leo, juntamente a Max, tenta localizar Fred, Mia e Niska, que foram sequestrados. Através de flashbacks, é contado como e qual o propósito por trás da criação dos três sintéticos citados mais o Max. Criados para pensar e sentir, os synths com consciência seriam o próximo passo da evolução, e por isso são perseguidos pelo Professor Hobb (Danny Webb) que deseja compreender como o personagem de Boxer conseguiu criar tal tecnologia, para assim fabricar mais como esses.

Ao longo da primeira temporada os arcos se entrelaçam e começam a revelar ao espectador os segredos que envolvem a criação dos sintéticos com consciência. Além disso, a série inicia debates interessantes, como a substituição de pessoas por máquinas em postos de trabalhos, as relações homem-synth, e os vários significados de humanidade. Ao fim desta primeira parte, Niska decide seguir sozinha e tentar ter uma vida normal entre os humanos, enquanto Max, Mia e Leo escondem a verdadeira natureza. Niska, torna-se uma das peças principais do enredo da segunda temporada, porque ela copia o código capaz de tornar os synths conscientes e o ativa. Porém, a mesma não obtém o resultado esperado. Ao invés de dar consciência para todos os sintéticos, apenas alguns começam a adquiri-la.

Max, Mia e Leo, descobrem que alguns synths adquiriram consciência e começam a localizá-los para ajudá-los. No entanto, eles não são os únicos em busca dos sintéticos. Na segunda temporada, novos personagens são introduzidos, entre eles a Dra. Athena Morrow (Carrie-Anne Moss), que dedica a carreira a V, um software de inteligência artificial, que é inspirada na filha da mesma. A doutora é contratada por Milo Khoury (Marshall Allman), dono da empresa Qualia, que almeja assim como o Professor Hobb, criar synths com consciência. Enquanto Leo tenta resgatar os novos sintéticos, Qualia passa a persegui-los para estudá-los.

Desobediência: divulgados trailer e cartaz nacional

Longe de toda essa trama, a família Hawkins viva tranquila no subúrbio londrino, porém a paz é interrompida quando Niska vai até Laura Hawkins (Katherine Parkinson) pedir ajuda ao perceber que há synths com consciência que precisam de alguém para orientá-los. A ideia da inteligência é se entregar as autoridades e finalmente ser julgada pelo acidente/homicídio que cometeu na primeira temporada. A intenção da mesma é mostrar aos sintéticos que existem outros como eles e revelar a sociedade que os que possuem consciência existem e possuem direitos tais como os humanos.

Antes do julgamento, Niska precisa provar que possui consciência, que ela, assim como os seres humanos, tem pensamentos e sentimentos. Durante a avaliação, ela não apresenta nenhuma reação aos estimuladores e Laura começa a ficar preocupada com o destino da mesma, até que ela percebe que a IA (inteligência artificial) apresenta alguns hábitos, então ela decide investigar a fundo tais comportamentos e encontra algo, ou melhor alguém capaz de mostrar a humanidade de Niska. Laura coloca-a frente a frente com o seu amor, Astrid (Bella Dayne). Através desse reencontro Laura consegue provar que a sintética é capaz de se apaixonar e ter outros sentimentos humanos. Apesar de todas as provas que confirmam a consciência dos synths, Niska percebe que a sociedade nunca irá aceitá-los como indivíduos iguais, portanto, ela decide fugir.

Entre a avaliação e a fuga, Niska, Leo e Max continuam a resgatar e proteger synths. Mattie Hawkins (Lucy Carless) começa a dedicar-se a programação de sintéticos. Toby Hawkins (Theo Stevenson) faz uma nova amizade, Renie (Letitia Wright), uma adolescente que se comporta como um synth. Drummond e Karen investigam um novo caso que envolve um recente projeto da Qualia. Mia se apaixona, tem o coração partido e retorna aos Hawkins como Anita, e ao ter os sistemas reiniciados decide que humanos não são confiáveis.

Five Points: série do Facebook Watch estrelada por Hayley Kiyoko ganha trailer legendado

Leo, Max e Hester (Sonya Cassidy) descobrem que Qualia possui um laboratório onde mantém os sintéticos capturados e elaboraram um plano junto com Mia e Mattie para resgatá-los, porém falha e diversos synths morrem. Dra. Athena Morrow começa a questionar o trabalho e decide destruir a pesquisa. Niska está prestes a fugir com Astrid, mas é incentivada pela amada a retornar para a família já que eles precisam de ajuda. Hester invade a casa do Hawkins e ameça a vida de Laura. Mia, Mattie e Leo buscam formas de detê-la. Mia se sacrifica na tentativa de salvar o personagem de Morgan. Para reiniciar os sistema de Mia, todos decidem rodar o código que dá consciência aos synths. Mas ao invés de apenas acordá-la, eles criam um exército de sintéticos com consciência. A temporada termina e deixa o expectador se perguntando: como a sociedade irá reagir a esse novo avanço tecnológico?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando

Sair da versão mobile