.

Resenha | Camille & Camila: amor entre meninas – você vai querer saber mais

Published

on

Ficha Técnica
Livro: Camille & Camila: amor entre meninas
Autora: Bella Prudencio
Editora: Independente
Número de Páginas: 139
Ano de Lançamento: 2021


“É a falsa ideia de que a gente tem que se encaixar em caixinhas inexistentes e que não podemos ser simplesmente nós.”

“Camille & Camila: amor entre meninas”, escrito por Bella Prudencio, é um livro que mescla o romance e o drama, lançado pela própria autora na plataforma da Amazon Kindle.

LesB Saúde | A vivência de quem foge da normatividade na infância

Ambientada na cidade de Campos dos Goytacazes, a história se divide entre duas personagens com nomes semelhantes: Camille e Camila. A primeira é uma jovem lésbica de 20 e poucos anos, órfã dos pais e que tem seu irmão como porto seguro. A garota está em uma busca incessante por encontrar seu lugar no mundo, ao mesmo tempo que luta contra a depressão, além de tentar a qualquer custo esquecer da sua ex-namorada, Carina.

Camila, no entanto, é uma jovem de 18 anos que acabou de se formar no Ensino Médio e decide cursar Letras no IFF. Completamente oposta de Camille, Camila sente prazer nas pequenas coisas da vida, sempre escutando músicas animadas e lendo bons livros. Só tem um problema: decidiu nunca se apaixonar depois do divórcio dos seus pais.

Advindas de mundos diferentes, a vida das duas garotas muda no momento em que se veem a primeira vez em uma cafeteria. Mesmo não acreditando em amor à primeira vista, Camille se encanta com a beleza de Camila, contudo, sua percepção é que a garota seja hétero. Do outro lado, Camila também se vê hipnotizada pela vibe Joan Jett que a jovem passa.

LesB Indica | Nuclear Family – produção com reflexões sobre o que é ser uma família

“Camille & Camila: amor entre meninas” apresenta personagens carismáticas, e a evolução do relacionamento das duas é muito sutil e agradável de acompanhar. Entretanto, existem coisas que incomodam ao longo da narrativa, a perspectiva da história através de Camille se torna, por muitas vezes, arrastada e cansativa, enquanto Camila tem um desenvolvimento mais consistente.

“A gente acredita que nunca vai se apaixonar e que nunca vai se envolver com ninguém, mas quando dá por si, quebra a cara perfeitamente.”

A relação de Camille com seu irmão, no qual é retratado no início do livro como sólida e amorosa, é apagada na história, além de que a situação da personagem com a ex-namorada é muito raso. A ideia que dá é que Camille só se resume a escolhas ruins e a luta contra a depressão, o que também não é explorada de forma eficaz.

No que diz respeito a Camila, a história da jovem é mais interessante de acompanhar. Apesar de narrativas de descobertas da sexualidade já estarem saturadas, a abordagem da autora consegue convencer e fazer você torcer pela personagem. Seu processo de autoconhecimento, no qual Camila começa a se entender como bissexual, é divertido e ao mesmo tempo fofo.

Cinco curtas-metragens com protagonismo feminino LGBTQIA+

Um ponto a destacar, que me incomodou no livro, foi a reviravolta no relacionamento de Camila e Tarcísio. A relação dos dois, que estava se desenvolvendo de forma sutil e respeitosa, do nada se tornou em agressão e masculinidade frágil, porque a garota escolheu a outra garota. Essa parte da narrativa não convence e preocupa, pois deixa a entender que toda experiência com um homem é perigosa e talvez, ser bissexual (considerando a Camila que está em processo de descoberta), te traga situações traumáticas. A narrativa teria funcionado melhor se o conflito da história fosse outro.

De modo geral, Bella Prudencio tem uma escrita que flui muito bem e faz com que o leitor se sinta imerso na história. Ela faz isso de forma tão prazerosa que até mesmo alguns erros de coesão no texto passam despercebidos e te fazem querer saber mais sobre o destino de Camille e Camila.


Observação: 1. a autora deveria inserir um alerta de gatilho para lgbtfobia, depressão, agressão, alcoolismo etc, pois algumas cenas são difíceis de ler. Ter um aviso tornaria a experiência mais agradável.

2. Cada inicio de capítulo é acompanhado de uma citação e apesar de serem passagens ótimas, senti falta de uma sinalização de quem é o autor da frase.


Obs: livro cedido pela autora para resenha.


Se você deseja adquirir este livro, compre pelo nosso link da Amazon, pois assim você ajuda a manter o site no ar! Só clicar na imagem abaixo 😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando

Sair da versão mobile