.

Resenha | Blackout: o amor também brilha no escuro – coletânea de contos que entrega protagonismo negro e muito amor

Published

on

Ficha Técnica
Livro: Blackout: o amor também brilha no escuro
Autoras: Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon
Tradução: Karine Ribeiro
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2021


“É isso que acontece quando encontramos a pessoa certa para amar. Quando alguém te ama, nenhum problema importa tanto. Porque amar é uma escolha que a gente precisa fazer todos os dias, mesmo quando o dia não sai como o planejado.” – Tiffany D. Jackson

“Blackout: o amor também brilha no escuro” é um livro de contos escrito por seis autoras, publicado pela Editora Seguinte. O romance é composto por seis histórias envolventes de adolescentes negros que se interligam em algum momento na noite de um apagão, em Nova York.

LesB Indica | Feliz Natal e Tal – série para embarcar no clima natalino

Por volta das 17h e alguns minutos, Tammi e Kareem se encontram no lugar que apenas um deveria trabalhar. Em uma confusão de departamento, os dois acabam levando seus documentos para admissão do novo emprego. No meio desse desentendimento e situação constrangedora, uma onda de calor causa um apagão em Nova York e o que Tammi menos esperava era ter que passar horas ao lado do seu ex-namorado gato e nada confiável. “A longa caminhada”, história de Tiffany D. Jackson, é o ponto condutor de todo livro, já que seu conto é dividido, portanto, ela abre o caminho para as outras autoras contarem suas histórias.

À medida que Tammi e Kareem vão caminhando até em casa, cada ponto em que eles param, assunto que conversam ou evento que acontece, uma história de amor nova está acontecendo. O próximo conto “Sem máscara”, da autora Nic Stone, conta a história de Jacorey “JJ” Harding Jr. e Tremaine Wright, antigos amigos de escola que podem ou não ter sentimentos mais profundos um pelo outro. A autora trata sobre um romance de dois garotos escondidos “sob máscaras”, porque JJ é um jovem jogador de basquete, que vive em um mundo esportivo tóxico que não aceita facilmente a sexualidade dos jogadores.

“Feitas para se encaixar” de Ashley Woodfolk, terceiro da lista, acompanha duas garotas presas em um lar de idosos. Nella está visitando o avô na Althea House e salvando os velhinhos de pequenos incêndios quando Joss e seu pitbull aparecem para ajudar. Com direito a drama, corações partidos, paixonite à primeira vista, cachorrinho encantador e idosos adoráveis, a autora apresenta uma história adorável sobre duas garotas destinadas a se conhecerem, mas será que elas vão se arriscar em um novo amor?

Review | Legacies – Terceira Temporada

Em seguida é “Todas as grandes histórias de amor… e pó”, de Dhonielle Clayton, que traz dois melhores amigos de longa data como personagens principais, Lana e Tristán. Lana guarda palavras não ditas há muito tempo e agora que está a caminho da faculdade decide que é o momento perfeito para confessar seus sentimentos, a única coisa que ela precisa é de coragem. A história de Clayton é um clichê com direto a fugas escondidas em uma biblioteca e declarações inesperadas.

O quinto conto, “Sem dormir até o Brooklyn”, de Angie Thomas, apresenta uma proposta diferente das outras. A narrativa acompanha Kayla, que namora Tre’Shawan, mas parece estar desenvolvendo sentimentos por Micah. Para piorar, Kayla está presa em um ônibus com os dois e não consegue decidir quem deve escolher. A autora discute sobre amor próprio, acomodações amorosas e descobertas de forma exemplar.

“Seymour & Grace” é a história que fecha o livro. Nicola Yoon encerra com um encontro inesperado entre um motorista de aplicativo e uma garota que está a caminho de uma festa para encontrar seu ex-namorado, e mostrá-lo como está bem sem ele. Com direto a debates filosóficos e músicas de fundo, Grace e Seymour conquistam e deixam o gostinho de quero mais.

Resenha | Agora que ele se foi – uma história sobre mentira, ausência, saudade e luto

“Blackout: o amor também brilha no escuro” é um livro com histórias exemplares e envolventes. De início, a leitura pode parecer arrastada, porém, depois que você entende a proposta das autoras, consegue perceber como é uma obra espetacular. A forma como o tempo passa e que cada personagem aparece, e como aparece, é incrível.

Ps: caso se interesse apenas por um conto, não é necessário ler o livro todo para entender a história.


Obs.: livro cedido pelo Grupo Companhia das Letras para resenha.


Se você deseja adquirir este livro, compre pelo nosso link da Amazon, pois assim você ajuda a manter o site no ar! Só clicar na imagem abaixo 😉

Livro físico

E-book


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando

Sair da versão mobile