Review

Primeiras Impressões | Xeque-Mate – Primeira Temporada

Published

on

A Ponto Ação, produtora independente conhecida pelos sucessos Stupid Wife e “A Melhor Amiga da Noiva”, investiu na adaptação de mais um sucesso do wattpad “Xeque-Mate”. Baseada livremente na obra de Evelin Sousa, a série aposta em uma narrativa repleta de suspense, romance e ação.

Com direção de Natalie Smith e Priscilla Pugliese, a produção acompanha a história da delegada Giovanna Torres (Sofia Starling), uma policial de Itaipava (RJ) que tem a oportunidade de trabalhar na capital do Rio de Janeiro. Em um momento de celebração pela chance de crescimento na carreira, ela vai para um bar com as amigas, onde conhece Maya (Natália Rosa), por quem se sente atraída. Na nova cidade, Giovanna assume um caso de furtos milionários na empresa Enterprise, onde conhece o empresário Christopher Collins (Lucca Pougy) e sua esposa, Maya Manoela Collins. A partir desse momento, um jogo perigoso se inicia.

“Xeque-Mate” apresenta protagonistas intrigantes e controversas. A personagem de Natália Rosa é sedutora e enigmática, mas, infelizmente, as suas ações inconsequentes ainda não transmitem credibilidade. As cenas do casal, seja no elevador, no jantar ou no escritório, onde qualquer pessoa poderia flagrá-las, sugere incômodo e não ousadia da personagem. Maya ainda precisa protagonizar cenas solo para conquistar o público e justificar suas motivações questionáveis.

Em contrapartida, a personagem de Sofia Starling apresenta uma narrativa mais consistente. É óbvia sua atração física por Maya, ao mesmo tempo, seu desconforto pela situação em que se encontra e sua necessidade de provar que é capaz de ser uma profissional qualificada para desvendar o caso policial.

A Ponto Ação, com tantas produções de sucesso, possui um potencial gigantesco de transformar a websérie “Xeque-Mate” em mais um estouro, a única coisa que parece estar faltando na produção é a aposta em mais cenas de desenvolvimento de personagens e menos foco em cenas de sexo. As cenas de sexo devem complementar a história e não se tornar o foco principal, e no episódio piloto foi justamente o contrário que aconteceu, o que, infelizmente, causa desconforto. Por outro lado, o segundo episódio parece seguir um caminho mais coeso, trazendo mais cenas da Maya fora da necessidade de seduzir a Giovanna.

É momento da produtora reconhecer que alcançou um crescimento significativo e construiu uma base de público fiel. Este público é capaz de diferenciar uma série que genuinamente busca representar a comunidade sáfica de maneira positiva, em vez de simplesmente buscar cliques.

A websérie ganha um capítulo novo todas as quintas-feiras, às 20h, no canal do Youtube da produtora. Vamos acompanhar a história da Maya e Giovanna e ver o que o destino das duas reserva. Ademais, a produção celebra o retorno de Natalie Smith às telas como atriz e não apenas como diretora da série.

*Essa crítica considera a produção “Xeque-Mate” como uma adaptação audiovisual independente, sem considerar a história da fanfic. Além disso, só foram considerados os dois primeiros episódios lançados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando

Sair da versão mobile