“O Verão de Sangaile” tem como protagonista Sangaile (Julija Steponaityte), uma jovem que está a procura de aproveitar seu tempo à sua maneira. Ela é apaixonada por aviação, em especial a aviação acrobática e logo no começo a vemos ganhar um passeio em um avião de acrobacias, mas por alguma razão, ela acaba desistindo do passeio.
Nesse mesmo passeio, Sangaile conhece Auste (Aiste Dirziute), uma jovem garçonete cheia de sonhos e que vive coisas de uma maneira completamente diferente do que a primeira está habituada. Durante o filme, vemos que ela (Sangaile) passa por dilemas pessoais, é muito retraída e construiu barreiras ao seu redor. Auste aparece e começa a derrubar esses muros. Uma das primeiras a ser quebrada é a da timidez e ela (Auste) transforma a outra em sua modelo pessoal.
Durante seus encontros, que começa com passeios com um grupo de amigos e depois passam a ser somente as duas, elas começam a desenvolver sentimentos uma pela outra. A maior das conquistas de Auste para Sangaile é ajudá-la a perder um grande medo que a impede de seguir a sua paixão pela aviação e Sangaile se apoia em Auste para conseguir superar isso.
Há momentos no longa-metragem em que aparecem situações que usam de certa “licença poética” para coisas que podem representar gatilhos.
“O Verão de Sangaile” é uma produção que pega toda a ideia de uma jovem tentando sobreviver ao final de sua adolescência e início da vida adulta com todos seus sonhos e temores. O filme foi lançado em 2015 e ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival Sundance, em 2015, além de ter sido indicado para representar a Lituânia na premiação do Oscar, em 2016.