.

LesB Indica | Leah fora de sintonia: a representatividade da bissexualidade na literatura

Published

on

Sabe aquele sentimento que “Com amor, Simon” trouxe a quem leu ou assistiu? De representatividade, da possibilidade de poder acontecer clichês românticos com pessoas LGBTQ+, além de trazer questões importantes que precisam de mais espaços para debates e reflexões? Em “Leah fora de sintonia”, Becky Albertalli traz representatividade para mulheres bissexuais e com um romance entre duas garotas.

Review | The Bold Type – Segunda Temporada

O livro faz parte do universo de “Com amor, Simon”, e é focado na melhor amiga dele: Leah Burke. A história se passa após os eventos do livro do Simon e, desta forma, todos os personagens estão presentes. Não é necessário, contudo, ter lido anterior. A autora faz referências aos fatos que aconteceram, dando base aos leitores e tornando possível o entendimento do que está se passando. Isso dá a possibilidade das pessoas lerem um ou outro ou ambos sem que estrague algo.

Leah toca bateria, gosta “Harry Potter”, fanfics e de desenhar. Detesta clichês adolescentes e demonstrações de afeto em público, na verdade, ela odeia muitas coisas, isso a faz se sentir estranha e a leva a questionar que: ou o mundo está muito errado ou ela está! A jovem mora com sua mãe, está no último ano do ensino médio, é bissexual e gorda. Todo esse contexto de despedida – dos amigos, de sua banda, da sua mãe e de sua zona de conforto – junto da paixão secreta que ela nutre por alguém que odeia a fazem ficar fora de sintonia.

Assim como o livro do Simon, este também aborda importantes temas como sexualidade, gênero, racismo, bullying, insegurança e aceitação. Um dos pontos positivos do livro é mostrar uma protagonista gorda que está feliz com sua aparência, ela continua atraente, divertia, talentosa e cativante. Outro que vale ressaltar é como a autora mostra a hipersexualização de casais lésbicos, em como os homens não parecem encarar como um relacionamento de verdade. E também sobre as garotas LGBTQ+ se sentirem usadas por garotas héteros.

LesB Indica | Julie Anne Peters – para ler e se apaixonar

Trata-se de um livro sobre amadurecimento e relacionamentos, tanto de amizade quanto amorosos. A narrativa é feita com muito humor, leveza e com uma facilidade em se identificar nas situações pelas quais as personagens estão passando. Tem conflitos na medida, mostra a dificuldade em se assumir, e muitas referências de cultura pop, o que torna a leitura irresistível e com o poder de aquecer o coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando

Sair da versão mobile