“Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa” é um filme que compõe o Universo da DC no cinema e traz Arlequina (Margot Robbie) como protagonista. A história gira em torno da vilã desvinculando sua imagem de seu ex-namorado Coringa. Para isso, ela embarca em uma aventura a princípio solo, só que no meio do caminho seus planos mudam um pouco.
Durante a trama, Arlequina se vê obrigada a se unir com a Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Caçadora (Mary Elizabeth Winstead) e Rene Montoya (Rosie Perez), para proteger Cassandra Cain (Ella Jay Basco) das mãos do vilão Máscara Negra (Ewan McGregor). A menina roubou algo valioso demais e agora está prestes a ser morta pelo vilão.
Dirigido por Cathy Yan (“Succession”) e com a própria Margot Robbie fazendo parte da equipe de produção, “Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa” promete ser um filme de superaventura diferenciado. Com uma fotografia bem colorida, personagens femininas sem roupas justas e extravagantes, essa produção demonstra uma forma de fazer filmes de super-heróis com grande representatividade.
Narrado pelo ponto de vista da Arlequina, o longa-metragem é uma mistura de comédia e ação, representando muito bem a forma como os pensamentos da personagem funcionam. Um outro ponto de vista da história, que se contrasta com a comédia, é o núcleo da Renne Montoya. Ela acabou de terminar o relacionamento com a sua namorada, perder o emprego e desenvolver um problema com álcool. A união com as outras meninas e a luta por justiça, fazem com que Renne comece a se recuperar.
“Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa” vale a pena ser conferido pela narrativa diferenciada utilizando os pensamentos da Arlequina como forma de narração e por trazer uma personagem assumidamente lésbica para o Universo da DC no cinema. Apesar de pouco explorada, por ser um longa sobre uma equipe, Renne Montoya foi e continua sendo uma grande representatividade no universo dos super-heróis.
O longa está disponível no canal de streaming da HBO Max e do Prime Vídeo.