O filme “Llévame Contigo” é uma história adolescente com descobertas e primeiro amor, e traz como protagonista Sara (Juliana Rangel), uma menina de dezessete anos que vive os anos da escola sendo quieta e sozinha, sem muitos amigos. A menina vai à escola, faz o que precisa ser feito, mas sempre tentando não se destacar e não receber muita atenção. Até que a chegada de uma nova menina na classe, Andrea (Samantha Caicedo), rouba toda a sua atenção e desperta sua vontade de ir à escola todos os dias.
Trazendo aspectos de um romance dramático, é um longa equatorial que aborda a aproximação das duas meninas, que acabaram de se conhecer, mais focada nas imagens do que nos diálogos. O que faz com que o público perceba que elas estão se apaixonando aos poucos é a troca de olhares, os momentos em que estão perto uma da outra, os gestos e caretas, tornando a troca de palavras dispensável em muitos momentos.
Apesar da conexão que criam, quase que instantânea, o momento e a cidade em que as meninas vivem impedem que elas possam expressar seu romance em público. “Llévame Contigo” mostra uma sociedade conservadora e perigosa, que torna a diversidade sexual socialmente punível. Compartilhar dessa situação e dos perigos que as cercam, é o que faz com que elas se tornem cúmplices, além de namoradas.
Escrito e dirigido por Micaela Rueda, o longa é ambientado em uma cidade aparentemente entediante, o que faz com que a vida fique mais agitada e até mais colorida é o desenvolvimento das duas personagens juntas. O que antes era monótono, com a chegada de Andrea fica mais alegre, os dias nas escolas mais toleráveis e por determinado tempo, até as relações familiares melhoram.
“Llévame Contigo” vale a pena ser visto como uma forma de revisitar sentimentos como o do primeiro amor e o sentimento de finalmente estar se entendendo e encontrando o seu lugar no mundo. Além disso, por ser uma produção da América Latina, traz uma visão dessa história de descoberta e aceitação diferenciada em relação aos filmes Hollywoodianos. O longa está disponível no Brasil pelo canal de streaming Prime Vídeo.